A qualidade das manchetes

Quando a jornalista Fátima Bernardes deixou o Jornal Nacional e a companhia do marido Wiliam Bonner para estrelar o seu próprio programa na Rede Globo, um jornal carioca deu a informação com a seguinte manchete: “Fátima Bernardes deixa marido para fazer programa”. Ridículo o título que degrada a profissional e desinforma o leitor.

Foi com a mesma sensação que fiquei quando li a manchete de O Liberal: “Índio vende terras para estrangeiros na Amazônia” para anunciar um acordo de seqüestro de carbono feito entre os índio Mundurucus e uma empresa estrangeira. Não conheço o contrato, nem me interessa conhecer, mas conheço o mecanismo internacional de redução de emissão de dióxido de carbono e a legislação brasileiro sobre terras indígenas. As duas desautorizam a manchete.

Creio que não houve má-fé do profissional que optou pela manchete, apenas falta de conhecimento técnico. Índios não tem propriedades de terras no Brasil e são tuelados jurídicamente. O mercado de carbono no mundo se divide em dois grupos. Os que assinaram o tratado de Kyoto e os que não assinaram o tratado de redução obrigatória de emissão de gases de efeito estufa. Isto por sí só basta para dar outro rumo para o caso. Apenas uma observação, se fosse consultada uma consultoria especializada em questões indigenas e ambientais seria suficiente para evitar o erro.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB