Água indisponível

No Dia Mundial da Água vale a pena ler e refletir:

“Cerca de dois terços do planeta são cobertos por água. Entretanto, a água doce, utilizada pelo homem para consumo e a agricultura, representam apenas 2,5% do total. Dessa porcentagem, grande parte está congelada ou se encontra debaixo da terra. No fim das contas, a quantidade de água doce imediatamente acessível equivale a 0,01% do total de água da Terra.” National Geographic

àgua doceO Brasil possui 11% de toda a água doce disponível na Terra, mas é o país que mais administra mal seu recursos hídricos. Um dos graves problemas é a poluição urbana, que torna a água indisponível para o consumo humano.

A maioria das nossas cidades estão localizadas nas margens de rios e poucas, bem pouquinhas mesmo, dispõe de sistema de tratamento de esgotos. Recebemos a água limpa dentro de nossas casas e a devolvemos à natureza contaminada com produtos químicos altamente tóxicos, proveniente de diversos produtos de uso domésticos como xampus, tingimento para cabelos, água sanitária, saponáceos, etc. O que fazer? Deixar de usar os produtos que contaminam as águas?

Como tenho certeza que você já é dependente deles, sei que Isso você não vai fazer. Para não morrer de remorsos por estragar um bem tão precioso, tem uma saída, exigir que os governantes construam estações de tratamento de esgotos, limpando a água que você involuntariamente sujou, antes de devolve-la a natureza. Não é uma boa idéia?

Coloque este item no rol das suas exigências para escolher os candidatos a prefeito e vereadores em quem vai votar e construa a paz entre você e natureza salvando os 0,01% de água doce disponível que nos resta para o consumo humano.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB