Faleceu o professor e ambientalista Aziz Ab'Saber

Francisco Emolo/Jornal da USP

Faleceu, aos 87 anos, nesta sexta-feira (16), o geógrafo, presidente de honra e conselheiro da SBPC, o professor Aziz Ab'Saber.

"Ab´Saber defendia causas ambientalistas e era um dos críticos do texto do novo Código Florestal, em atual discussão no Congresso. Ele dizia que o texto não considerava as diferenças físicas e ecológicas nas diversas regiões brasileiras." Noticiou o site Exame Info.

Eu tive a honra de conhecer o professor Aziz na "Caravanas das Águas" organizado por Lula para percorrer a Amazônia na década de noventa. A expedição constituída de lideres políticos e cientistas saiu de Manaus em direção a Belém, parando nas diversas cidades as margens dos grandes rios. Em cada parada, conversávamos com os lideres locais, ouvindo seus problemas e suas propostas.

Uma lição guardei desta viagem. Um certa tarde, quando o nosso barco singrava o Rio Amazonas, no território do município de Monte Alegre, partilhei de um longo e agradável papo com o Professor A'Saber. Ele mais falava e eu apenas me admirava com tamanho conhecimento, vez por outra cortado por uma boba indagação, apenas para reforça aquilo que estava sendo falado.

O professor Aziz, com seu saber magistral, descrevia a formação geológica das terras de Monte Alegre, que ensinamentos! Minha primeira aula de ecologia. Em dado momento o Mestre virou-se para mim e disse:

- Se Lula chegar a presidência da República precisará fazer um forte programa de esporte para essa juventude amazônica.

- Por que professor, indaguei?

Ele prontamente respondeu:

- Será uma forma de controlar a violência e a gravidez precoce, pois o povo aqui tem muita energia acumulada que recebe diretamente do sol por estar na faixa do Equador, aqui o sol incide a noventa graus.

O mestre morreu hoje, Lula foi presidente e deixou de ouvi-lo, mas a lição ainda ecoa nos meus ouvidos cada vez que tomo conhecimento das estatísticas envolvendo os jovens amazônicos.

Creio que Aziz Ab'Saber de onde estiver ficará feliz se a presidenta Dilma e o Governador Simão Jatene, juntos ou separado, atenderem o seu conselho e lançarem programas de esporte e cultura para jovens, alcançando principalmente as regiões metropolitanas.

Mestre, vá com Deus e está dado o seu recado novamente.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB