Por que Duciomar quer atrapalhar o BRT Via Metrópole?

Dois BRTs, o do programa Via Metrópole e o da Prefeitura de Belém. Um foi concebido por técnicos e discutido com a população; tem financiamento a juros baixos e atende a toda região metropolitana. O outro, não se conhece o projeto e o pouco que se sabe é inviável; não tem financiamento garantido e abrange apenas Belém. Por que o Prefeito Duciomar insiste em começá-lo, colocando em risco toda a mobilidade urbana da Região Metropolitana? De certo não é por pura pirraça!

Sete partidos políticos, dentre eles o PV, PPS, DEM e PTdoB, associados a ONG No Olhar e a Revolea, estão preocupados com o BRT, mas também em encontrar soluções para alcançar uma Belém saudável. Por isso, ontem se reuniram para debater a mobilidade urbana, em seminário no auditório do TRT, ali na Praça Brasil. A Mobilidade trata de como as pessoas se deslocam dentro de uma cidade, que meios utilizam para o esses deslocamentos, os impactos que os deslocamentos causam ao meio ambiente e a vida das pessoas.

Os técnicos Paulo Ribeiro e Patricia Gonçalves, da UFPa, apresentaram os estudos e alternativas para um sistema integrado e intermodal de transportes na Região Metropolitana de Belém. Patricia enfatizou os aspectos positivos da Lei Federal de Mobilidade Urbana e da importância de integração entre as diversas formas de transporte, ressaltando a importância do transporte fluvial integrado.

Paulo Ribeiro destacou as vantagens do uso da bicicleta, viável, principalmente, na primeira légua patrimonial, um raio de 6,6 quilômetros a partir do Forte do Castelo. Paulo mostrou a diferença entre os dois BRTs, com vantagens insofismável para o projeto Via Metrópole. Ribeiro se disse preocupado com o prejuízo para o povo de Belém a atitude do Prefeito Duciomar em atrapalhar a implantação de uma projeto consistente, que tem mais de doze anos de estudos e debates, como é o Via Metrópole.

O evento contou com nossa participação, dos vereadores Cobrador Pregador e Carlos Augusto, do deputado federal Arnaldo Jordy, do presidente do PTdoB, Zezinho Lima e do PV de Belém, Evandro Ladislau. Lideranças do Mercado de São Braz, dos Rodoviários, Mototaxistas e dos movimentos sociais usaram da palavra para protestar contra a atitude de Duciomar Costa e indagar os palestrantes.

Os debates sobre Belém Cidade Sustentáveis prosseguirá no mês de abril com o debate de saúde, afinal participar das eleições é escolher um projeto de cidade e não apenas os candidatos.



 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB