Vitória da democracia

Concluímos mais uma eleição no Pará com uma bela demonstração de civilidade por parte dos candidatos e uma lição de democracia dos nossos eleitores. Foram mais de três meses de campanha num Estado gigantesco como é o nosso. São 144 municípios a percorrer, fazendo reuniões, carreatas, comícios e caminhadas.

Para atingir todos os municípios a propaganda eleitoral tem que ser entregue em 135 emissoras de televisão e o dobro de estações de rádios, isto quase que diariamente. Os candidatos utilizam-se de todo o tipo de transporte para dar conta da agenda, pesadíssimas mesmo. As estruturas partidárias dos candidatos e de seus aliados se desdobram em mobilizações. Os marqueteiros, com muita criatividade, produzem modelos de mídia impressa, de programa eleitoral, de banner e cartazes, tudo para comunicar bem e fazer a diferença. Os jingles foram todos de boa qualidade. Gaby, Calypso, Pinduca e Edilson Moreno proporcionaram um show à parte. Mas é o eleitor o responsável pela decisão e pela verdadeira festa, a festa da democracia.

Corre paixão, sentimento, amor e uma chuva passional que desaba sobre todos, contagiando quem passa ou observa, mesmo que silenciosamente. Dá para ver pelas roupas, carros e casas enfeitadas, cada uma de uma cor, a cor da preferência eleitoral. O eleitor acredita nas propostas e escolhe em quem votar, depois é esperar que a vida melhore. Assim é a vitória da democracia. Dá muito trabalho, mas é o melhor sistema de decisão já inventada pela humanidade.

Ana Julia lutou bravamente, mas foi Jatene quem conquistou o coração de mais de 50% dos paraenses. Agora é esperar e desejar boa sorte, pois o que todos querem, é o melhor para o povo do Pará, principalmente a camada mais carente e desprotegida dos paraenses.

Dilma derrota Serra e a tentativa de envolver temas religiosos, próprios da fé, consolidando a liderança do presidente Lula. E com apoio e o voto de 55 milhões de eleitores brasileiros, Dilma será a primeira presidenta ou presidente mulher do Brasil.

Vítima das torturas do golpe militar de 1964, Dilma será responsável por encerrar o período da redemocratização do país e levar o Brasil definitivamente ao século XXI, consolidando a estabilização e o crescimento econômico, os programas sociais e as metas voluntárias de redução de emissão de gases de efeito estufa. Por tudo isto é que estou otimista com o futuro político iniciado com esta grande festa democrática que foram as eleições gerais de 2010. Parabéns a todos os partidos, de todas as siglas.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB