O Brasil tem uma carga tributária elevada

Ouço comentários que o Brasil tem uma carga tributária elevada e tem. Pois retira do setor produtivo 40% de tudo que produz. Mas o país ainda tem uma divida social enorme, estamos muito longe de cumprir o que está escrito na Constituição, quanto a saúde, educação, assistência social e segurança pública.

Será que arrecadamos muito e gastamos mal? É um caminho para ser investigado. Do contrário devemos pensar que a carga tributária é alta, mas poucos pagam e uma parte sonega.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a distribuição dos recursos arrecadados, pois a maior parte fica concentrado nas mãos da União e Estado que exportam, como é caso do Pará, ficam de pires na  mão, dependendo de uma compensação injusta por conta da Lei Kandir.

O episódio tributário mais recente é o retorno da CPMF com o nome diferente. Em vez de criar a contribuição da saúde, por que o Governo Federal não aproveita a força obtida nas urnas para fazer a reforma tributária? Quero saber sua opinião: você é a favor da CPMF ou da Reforma Tributária? Vote ao lado.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB