25 de Setembro vai mudar de nome

A Avenida 25 de Setembro vai mudar de nome para Rômulo Maiorana. O Projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal de Belém e agora segue para sanção do Prefeito Duciomar Costa.

Apenas para registro histórico lembro que a data 25 de Setembro de 1897, segundo Ernesto Cruz, comemorava-se a vitória da força policial paraense em Canudos.

A homenagem a Rômulo Maiorana, líder do grupo de comunicação ORM, é bastante justa, pois homenageia uma grande e visionário empreendedor, mas suscitará o desejo dos herdeiros do grupo RBA de homenagear também o seu fundador Laércio Barbalho, político bastante influente em determinado período da nossa história.

Para homenagear Laércio Barbalho dou como sugestão a rua da Municipalidade, que passa as imediações da antiga sede do jornal O Diário do Pará. A Municipalidade guarda o nome original e tem por proposito homenagear o próprio município de Belém, por tanto se for trocada, prestará a justa homenagem sem desagravar ninguém. Fica a sugestão.

Aproveito o momento para propor ao vereador Carlos Augusto, presidente da Câmara em exercício, que crie uma comissão de estudos, com apoio do departamento de história da Universidade Federal do Pará, para levantar e construir um catálogo sobre os nomes das ruas, travessas, avenidas e praças e o significado de cada homenagem.

O catálogo serviria para corrigir erros, omissões e orientar novas mudanças, além dar conhecimento a sociedade das homenagens que ela presta. A única publicação que temos neste sentido é a de Ernesto Cruz e atinge apenas a primeira légua patrimonial de Belém.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB