Canais de Belém estão sendo retificados

Canais de Belém

Belém é uma cidade cortada por canais que recebem esgoto, lixo e entulhos. Alguns são antigos igarapés, como aquele onde o caboclo Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e virou o canal da Quatorze.

O canal da Quatorze desce até a Pariquis e de lá segue pela Quintino, que após receber as águas do canal da Dr. Moraes, vai direto para o Rio Guamá.

Estes canais foram ocupados por palafitas e obstruídos por muito lixo, acumulado ao longo de décadas. Com o tempo, o leito dos canais estreitou, dificultando o esgotamento das água e causando inundações e alagamentos constantes. 

A Prefeitura de Belém contratou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – PROMABEM, cujo contrato foi assinado em 02 de abril de 2009 e a data prevista para o último desembolso será em Abril de 2014.

O PROMABEN possui quatro componentes: Melhoria Ambiental e Habitacional; Infra-Estrutura Viária; Infra-Estrutura Sanitária;
e Sustentabilidade Social e Institucional. Os serviços e obras de engenharia que constituem o objeto desta solicitação de manifestação de interesse estão estruturados entre os três componentes descritos a seguir:
*Melhoria Ambiental e Habitacional – Este componente é constituído por: (i) obras de macro- e micro-drenagem que consistem na recuperação de 1,62 km de canais de drenagem; implantação de bacia de detenção de cheias com capacidade de armazenamento de 85.000 m³; 0,3 km de canais de descarga; sistema de comportas
para controle; recuperação de 7 km e execução de mais 13 km de rede de microdrenagem; e, (ii) reordenamento urbano e reassentamento, onde se inclui a implantação de soluções habitacionais para as famílias e pequenos negócios diretamente afetados pela construção das obras do programa.
*Infra-estrutura Viária – Este componente contempla a pavimentação/recuperação de aproximadamente 45.000 m de vias.
*Infra-estrutura Sanitária – Este componente contempla a implantação de 1,32 km de rede de abastecimento d’água e 5.009 ligações de ramais prediais; implantação de 36 km de rede coletora de esgoto, 5,28 km de interceptores, 10.300 ligações domiciliares, 1,72 km de linhas de recalque, três estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgotos.

Canais final 

Hoje toda a sujeira produzida pelas mais de 400 mil pessoas ao longo deste canais é levada direto para dentro do rio Guamá. Será que ele suporta?

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB