Jatene reconhece a importância do Navegapará

“Acho o (sic) Navegapará é uma bela ferramenta”. De cara não acreditei quando li na entrevista que o Governador eleito concedeu hoje a O Liberal, mas estava lá sim, com todas as letras.

Para marcar posição, Jatene completou com uma frase aparentemente sem força e significado “mas que precisa ter conceito”. O que é ter conceito para um programa cuja a principal proposta foi a universalização do acesso a informática.

Jatene mesmo explica em três pilares: transparência com o governo, comunicação do governo com a sociedade e difusão de políticas públicas.

Sei que, de certa forma, os três pontos já estão sendo atendidos no sistema.  Mas considero que será um avanço para a sociedade se Jatene aprofundar a transparência com o governo, colocando no Navegapará todas as contas, incluindo a execução das despesas públicas.

Já pensou! O Pará inovará se a população, quando quiser saber os gastos de cada secretaria ou órgão público, tiver a oportunidade de se dirigir a um infocentro e acessar pelo sistema do Navegapará. Se isto for o que ele chama de conceito, vou aplaudir.

Despartidarizar, foi outra observação feita, mas cá para nós, se muito fizerem vai ser tirar um infocentro de uma associação controlada por determinado grupo, para colocar noutra de um grupo político aliado, isto não é tão importante assim.

O importante mesmo é avançar na transparência entre o contribuinte que paga conta e o governo que gasta. Vou torcer para dar certo.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB