Ruas de Belém

A Rua escolhida é a João Diogo, onde fica? A João Diogo é aquela que começa na Padre Eutíquio, com a Praça da Bandeira, passa em frente ao Quartel General do Exercito, ao lado do Colégio Paes de Carvalho, pela frente da Academia Brasileira de Letras, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Praça Felipe Patroni e Largo de São João. Localizou?

Agora, quem foi mesmo João Diogo? Ah, vou aproveitar e além de falar de João Diogo, falo também de Felipe Patroni. Hoje Será dois em um. Sempre nas palavras de Ernesto Cruz.

João Diogo

João Diogo Clemente Malcher, filho de Félix Antônio Clemente Malcher, que foi o primeiro presidente Cabano do Pará.

Exerceu por várias vezes o elevado cargo de presidente da Câmara Municipal de Belém.

A primeira denominação da atual João Diogo foi rua de São João, por passar em frente à capela do santo daquele nome, construída no século XVIII, na Cidade Velha. É traço de Landi.

Felipe Patroni

Felipe Alberto Patroni Martins Maciel Parente, valoroso constitucionalista, cujas idéias trouxe de Portugal, conseguindo implantá-las no Pará. Vitorioso, regressou a Lisboa, como representante de sua província natal. Trabalhando, animado com o fervor do seu patriotismo, pela independência da Pátria querida, montou e redigiu o primeiro jornal impressos em oficinas montadas em belém, e que circulou nesta capital, denominado “O Paraense”. Eleito deputado geral, seguiu para o Rio de Janeiro, percorrendo por terra longa distância que separava a sua Província da Corte. Gastou nessa travessa cerca de um ano.

Publicou vários trabalhos, tendo merecido a aprovação de uns e críticas de outros.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB