Para bem governar

Peço desculpas pelo atraso nas postagem hoje e amanhã, pois estou participando de muitas programações em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente e reuniões do Partido Verde. E para compensar meu atraso, também aproveitando que estamos próximo de escolher novos dirigentes para o Brasil deixo aqui a lição de Confúcio. Muita gente gosta de ler O Príncipe, mas o Mestre Chinês tem lições importantes.

Perguntado o que era preciso para bem governar. O Mestre respondeu: Basta honrar as Cinco Qualidades e banir os Quatro Defeitos.

O que chamais de Cinco Qualidades?

- O homem de bem é capaz de ser generoso sem esbanjamento, de fazer trabalhar o povo sem suscitar-lhe rancor, de ter aspirações se concupiscência, de ser grão-senhor sem se dar grandes ares, de ser imponente sem ser intimidador.

Que entendeis por Quatro Defeitos?

- Punir de morte em lugar de instruir, isso é tirania; esperar que um trabalho seja feito sem aviso prévio: isso é opressão; ser lento no emitir ordens e pronto no exigir-lhes a execução, isso é arbitrário; dar a alguém o que lhe é devido, fazendo-o com absoluta parcimônia, isso é mesquinhez do pequeno emprego.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB