Jader Barbalho está na lista do Diap

O Diap divulgou a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso, nela consta o nome de dois paraense apenas, o deputado federal Jader Barbalho e o senador José Nery. Da bancada do Pará ficaram de fora dezesseis deputados federais e dois senadores.

É de se estranhar, por exemplo, a ausência nesta lista de históricos sindicalistas como Paulo Rocha e Beto da Fetragri (hoje Beto Faro), pois o Diap é um órgão especifico criado para assessorar as entidades sindicais no relacionamento institucional junto aos poderes federais.

É o próprio Departamento que se defini assim: “DIAP é o DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ASSESSORIA PARLAMENTAR, fundado em 19 de dezembro de 1983 para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional e, excepcionalmente, junto às assembléias legislativas e câmaras de vereadores, no sentido da institucionalização, da transformação em normas legais das reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais da classe trabalhadora.”

Para considerar um parlamentar influente o DIAP elenca atributos como a “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.”

Nos critérios do Diap é perfeitamente previsível a ausência do nome de Flexa Ribeiro, uma vez que o Senador foi dirigente máximo da FIEPA, ligado aos setores empresariais, mas não dá para explicar a não citação de Zé Geraldo, ligado aos movimentos sindicais e sociais na Transamazônica.

Outro ausência inexplicável é a do deputado Geovani Queiroz, pois ele é do PDT, partido que hoje dirige o Ministério do Trabalho e que tanto ajudou os sindicalistas no acesso a distribuição de verbas do Fundo de Amparo aos Trabalhadores e do Imposto Sindical.

Os critérios do DIAP não leva em consideração as ausências do parlamentar em plenário ou nas comissões, a ficha se suja ou limpa, sua atuação em defesa do Estado que o elegeu, etc. A consideração é objetiva: ajudou ou atrapalhou os interesses das 900 entidades sindicais que são associadas ao Departamento? Respondido este quesito o Parlamentar pode estar dentro ou fora da lista dos mais influentes.

Sendo assim, a lista é apenas uma referência para pressão dos sindicalistas na aprovação de suas matérias, e não tem outra finalidade, entende!

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB