Eleições de 2010, cada dia uma lição

Estou aprendendo muito com a movimentação e opinião das pessoas no processo eleitoral paraense, nesta etapa de 2010.

A lição agora é a seguinte: Existem pessoas do PT defendendo que o Partido não deve fazer aliança cedendo a segunda vaga do Senado para Valéria, pois isso dificultaria a eleição de Jader Barbalho e um possível acordo de segundo turno. Pode?

Ser contra a aliança com o DEM por outros motivos até que entendo, Os dois partidos tem candidato a presidente diferente e nunca estiveram juntos, mas não entendo este argumento de agradar ou de não provocar o PMDB e Jader por serem eles aliados necessários do segundo turno.

Digo que não é o medo do que Jader e o PMDB podem achar, mas sim o desmonte de uma tática que permitiu Jader lançar um laranja e tentar eleger-se Senador pela vaga da oposição.

Jader e Paulo Rocha podem ser o futuros senadores, tem chance, nome e base eleitoral para isso, mas e o Flexa Ribeiro vocês não contam? A própria Valéria na segunda vaga ou outro candidato de outro partido aliado.

Agora é primeiro turno. A estratégia do primeiro turno é para vencer ou passa para segunda fase. Passando para segunda fase, veremos. O ruim é achar que já está no segundo turno e nem chegar lá. Não desejo isso, mas já vi esse filme antes.

Vou  levantar uma outra lebre. Nas eleições em que tem dois turnos a tendência é passar o candidato governista e o da oposição. Sabemos que, pela postura, hoje o PMDB parece muito mais com a oposição que o PSDB. Por isso, não é coisa do outro mundo pensar em Ana contra Juvenil no segundo turno. Se isso acontecer e Jader estiver eleito Senador será muito mais difícil vence-lo, não acham?

É importante trata o primeiro turno separado do segundo turno, claro, sem fechar nem uma porta, mas sem dá sorte ao azar

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB