Entrevista de Almir Gabriel

No Diário do Pará desse domingo (19) estava publicada a entrevista que o ex-governador Almir Gabriel concedeu a jornalista Rita Soares falando sobre eleições 2010 e da decisão de apoiar o candidato Domingos Juvenil.

Um destaque para entrevistadora, belo trabalho jornalístico da Rita, o texto está maravilhoso e, como sei que Dr. Almir é exigente, deve ter reproduzido integralmente a vontade do ex-governador.

De tudo que foi dito é essencial responder a seguinte pergunta: Almir Gabriel ao lado de Domingos Juvenil altera o quadro eleitoral paraense?

Com certeza o ex-governador ainda tem força eleitoral e política capaz de influenciar no quadro eleitoral, mas para conseguir isso terá que apresentar Juvenil e dizer porque ele é uma alternativa a Simão Jatene e Ana Júlia.

Almir está centrando seu debate na construção de uma modelo econômico que retire do Pará a condição de Estado fornecedor de matéria prima, e para alcançar resultado, na visão de Almir, é necessário o enfrentamento à Companhia Vale do Rio Doce.

Almir diz que Ana Júlia é subserviente e Jatene é empregado da  Vale. Resta agora Almir provar que tanto Juvenil como Jader ou o PMDB tem alguma isenção em relação a Mineradora.

Na eleição de 2006, por exemplo, Jader Barbalho declarou uma arrecadação oficial de campanha de R$ 1.880.162,00, dos quais cinquenta por cento doados por empresas mineradoras (Às Claras), incluindo a Companhia Vale do Rio Doce, que doou através do Comitê Financeiro do PMDB.

Este fato por si só não prova a vinculação ou submissão do PMDB à Vale, mas para não deixar qualquer dúvidas bem que podia ser explicado. Eu acho!

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB