Uma nova era no Brasil, uma nova Belém

Gabeira em BH

Fernando Gabeira estará em Belém, hoje (31), no Hotel Regente, falando de cidades verdes e eleições limpas, dois desejos do Partido Verde, assinados em carta compromisso para o Brasil nas eleições de 2012.

Gabeira resume o momento em que estamos vivendo no Brasil da seguinte forma: os eleitores, em outras eleições, desconfiaram dos políticos, mas buscavam qualidades para destinguí-los dos demais; agora, depois da decepção com quem não podia ter decepcionado, os eleitores buscam defeitos para afirmar que todos são iguais.

Para o Ex-deputado, a única forma de reconquistar a confiança do eleitor nacional é adotar a completa transparência na gestão da coisa pública. Político precisa ser servidor da sociedade e não servir-se, quem não for transparente, não terá o voto de qualidade, pode até comprar o apoio, mas exercerá um mandato ilegítimo.

As grandes cidades acumulam problemas maiores que a nossa capacidade individual de resolvê-los. Um candidato que vem para televisão apresentar soluções milagrosas mente, porque não terá, sozinho, como implementar o programa prometido. A saída será cada vez mais coletiva. Devemos utilizar toda a tecnologia, principalmente das redes sociais para estimular as pessoas a pensarem e apresentarem propostas para os graves problemas das cidades. Principalmente das regiões metropolitanas, onde transporte, lixo, saúde, educação, geração de emprego e renda não podem ser separadas e tratadas por cada prefeitura. Veja o caso do BRT, que pode até fracassar, colocando em risco um investimento de mais 400 milhões, por deixar de considerar os municípios vizinhos, integrantes da região metropolitana de Belém.

Fernando Gabeira, do alto dos seus muitos anos dedicados as causas coletivas, falará de transporte público, de saúde, saneamento, dizendo que os ecologistas precisam ampliar sua pauta para se preocupar com as cidades e com as pessoas.  Falar ainda da economia criativa e da vocação das cidades para gerar riqueza e distribuir rendas. 

Belém já foi uma cidade industrial no período da borracha, mas depois disso foi mudando seu perfil econômico e hoje é uma cidade de serviços, abriga 49% de todas as instituições de pesquisas da Amazônia, tem uma gastronomia respeitada mundialmente, está estruturada para receber eventos, atrativos turísticos inigualáveis e um forte comércio de produtos locais, sendo ainda uma distribuidora de produtos para uma vasta região do país. Uma cidade propicia para abrigar a economia criativa. Os nossos governos municipais, porém, estão de costas para estes fatos econômicos e fazem a cidade perder muito dinheiro e muitos postos de trabalho. 

Eu não vou falar mais nada. Quem estiver curioso e disposto a conversar em alto nível sobre "eleições limpas e cidades verdes" vá até o Hotel Regente, as 19 horas. Não quer ou não pode sair de casa? Então assista a palestra de Fernando Gabeira em tempo real pela web: www.fvhd.org.br

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB