Dia do Advogado é comemorado com medalhas e palestra

Na noite de ontem (10) o casarão de memoráveis histórias, que por sinal está passando por reformas com recurso próprio, uma vez que o Conselho Federal, dirigido por uma paraenses, vejam só, impôs um boicote a OAB do Pará, por não aceitar que ela seja dirigida pelos advogados militantes, foi a abertura do "Mês do Advogado" com uma brilhante palestra sobre o novo código civil, proferida pelo eminente jurista, paraense para o nosso orgulho, Zeno Veloso.

Após a palestra do professor Zeno Augusto de Bastos Veloso, que alias contou uma bela história, pasada em Havana, onde eu fui um dos protagonistas, foram concedidas medalhas do Mérito Advocatício a diversas autoridades. O Conselho Seccional decidiu homenagear as associações de advogados, os advogados públicos e os cursos de direito. 

Ficou curioso sobre a história? Fomos a Cuba na condição de observadores eleitorais da OEA. Lá, Zeno quis conhecer a professora de direito de família, um das mais influentes nas Américas, Olga Mesa Castillo. Fomos recebido na Universidade e a professora convidou Zeno para assistir a aula magna.

Zeno Veloso

No meio da palestra, porém, a Professora Mesa chamou Zeno para falar de improviso sobre o direito de familia no Brasil. Eu que estava na platéia fiquei encarregado de registrar o momento histórico. Um professor paraenses proferindo palestra de improviso na Faculdade de Direito de Havana, no mesmo auditório onde estudou Fidel Castro, era um fato histórico que merecia ser fotografado para a memória nacional. Fiz as fotos com uma máquina nova que acabará de comprar, mas quando fomos revelar o filme, qual foi a nossa supressa, o filme engatou e não registrou nada, ficando eu com a missão de ser o único paraense a testemunhar o fato importante da carreira do nosso maior jurista das terras do Grão Pará, coisa que faço com enorme prazer.

Osvaldo Coêlho

Doutor Osvaldo Coêlho, ouvidor da OAB Pará, um dos homenageados com o Mérito Advogatício.

José weyl

Dr. José Maria Weyl, presidente da ATEP, representante legítimo dos advogados trabalhistas, foi homenageado duas vezes, recebeu a medalha do Mérito Advogatício e a chave da Casa do Advogado Trabalhista.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB