Pesquisas eleitorais tem o dom de iludir

No dia das eleições é você quem leva o número do seu candidato ou lembra na hora, espontaneamente, em quem votar, certo? Baseado nesta premissa, escolhi dois resultados de pesquisas espontâneas, um publicado dia 25 e outro no dia 26, sobre as eleições de Belém.

A primeira pesquisa é de responsabilidade de Edir Veiga e está publicada no Blog Bilhetim.

 

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A segunda pesquisa é da Vox populi e foi publicada em O Liberal, deste domingo, por coincidência, dois dias após a visita de Zenaldo Coutinho, grande beneficiado com a publicação, a diretoria do Jornal. Veja primeiro a foto da visita e depois o quadro da pesquisa.

Zenaldo em O Liberal

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As duas pesquisas trazem números diferentes, embora tenham sido feitas em períodos próximos. Na primeira pesquisa, aquela feita por Edir Veiga, o segundo lugar aponta um empate técnico entre Priante, Zenaldo e Arnaldo Jordy, mas coloca Priante, o italiano, ligeiramente na frente dos demais.

A da Vox Populi, nitidamente embala Zenaldo Coutinho, que aparece em segundo lugar com três pontos de diferença do terceiro colocado, Priante. Jordy é o grande prejudicado, retiraram-lhe quase quatro por cento. Na Vox Populi, o primeiro colocado, Edmilson Rodrigues, perde um por cento. Nas duas pesquisas os indecisos estão acima de 30%.

Sei que não se deve comparar pesquisas de institutos diferentes, feitas em datas diferentes, mas utilizei a mesma metodologia da capa de O Liberal deste domingo que resolveu comparar a pesquisa Vox Populi com a do IBOPE.

A comparação foi feita para mostrar uma tendência de queda de Edmilson Rodrigues, conforme já havíamos previsto aqui no Blog. Edmilson caiu 5%, descendo de 42% para 37%. O outro objetivo da pesquisa foi derrubar os percentuais de Priante. O candidato italiano do Jornal Diário do Pará e de Jader Barbalho caiu 11%, descendo de 22% para 11%. Os cientistas políticos de plantão devem vir a público e explicar quedas tão vertiginosas. Vamos aguardar as manifestações.

Zenaldo Coutinho recebeu de presente da pesquisa um foguete do tipo Valéria Pires Franco e subiu inacreditáveis 3%. O candidato tucano começou com estratosféricos e inacreditáveis 12%  e agora está na marca de 15%. Claro que os empresários financiadores de campanha não acreditam nesta conversa fiada, sei que os empresários estão acompanhando as eleições com pesquisas qualificada e quantificada.

O que O Liberal quis com a pesquisa foi acabar com a festa de 30 anos do Diário do Pará, jogando água na champanhe dos Barbalhos e de seu candidato italiano. O Diário do Pará deve reagir com alguma outra pesquisa.

Quem não tem jornal para entrar na guerra, como é o caso de Arnaldo Jordy, mesmo sentido o peso da injustiça, vai ter que aguardar as urnas falarem a verdadeira intenção do eleitor belemense.

 

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