Presidente Barack Obama foi embora

Despediu-se do Brasil e do Rio de Janeiro o presidente americano Barack Obama. Acompanhei até o final a visita presidencial do homem mais importante do Planeta. Depois que ele embarcou, fiz as seguintes observações:

1. Como seria a recepção de Obama no Rio de Janeiro se o prefeito fosse o meu verde preferido Fernando Gabeira? Gabeira lutou pela democratização do Brasil que Obama tanto elogiou, então por que não conceder-lhe um visto de entrada nos EUA? Seria um gesto de expresivo apoio a luta dos civis contra o autoritarismo.

2. Quando eu soube que da comitiva presidencial participavam a sogra e a madrinha de uma das filhas do presidente Barack, corri para consultar os jornais Americanos na certeza que os Republicanos estavam protestando, ou que imprensa local teria feito deste fato um escândalo nacional. Sim, porque aqui seria com certeza. Mas nada. Os americanos acham normal que o presidente do seu País tenha uma vida familiar e que isto seja bancado pelo tesouro local.

Um amigo, depois de ler minhas observações, comentou que os políticos brasileiros são culpados, pois sempre exageram no uso da máquina pública em proveito próprio. É, pode ser. Mas não deixa de ser uma boa oportunidade para refletirmos.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB