Vende-se a memória de Belém

IMG01499-20111218-0954

A Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos ou Capela Pombo, que fica ali na Campos Sales, entre a 13 de Maio e Manoel Barata, está com uma enorme placa de vende-se. Falei pelo Twitter com o amigo Flávio Nassar do Fórum Landi sobre o fato, sugerindo-lhe, já que não temos autoridades interessadas na memória paraense, que nós da sociedade civil façamos uma campanha para resgatar este monumento. Nassar prometeu que no Fórum uma iniciativa está sendo pensada para breve.

“Naqueles anos de 1790 a Travessa Campos Sales, na zona hoje comercial, tinha o nome de Travessa do Passinho, porque se acabara de construir, ali, a Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos. Liricamente, Travessa do Passinho. O povo ia, por sua conta, emprestando denominação aos logradouros públicos. Os nomes eram tão bons que todo mundo os aprovava. Inclusive as autoridades governamentais.

O Coronel Ambrósio Henriques da Silva Pombo, abastado senhor de engenho, ao construir sua residência em Belém, dotou-a de uma capela oferecida ao Senhor dos Passos, onde ele, sua família, seus amigos, seus escravos, assistiam o Santo Sacrifício da Missa e a outros ofícios da Religião.”

“a sagração da Capela aconteceu no ano de 1790, ano da morte de Landi.” (Leandro Tocantins)

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB