Lixão do Aurá, audiência pública

Lixão do Aurá

A Prefeitura de Belém realiza hoje pela manhã na Aldeia Amazônica uma audiência pública para discutir os destinos do Lixão do Aurá. A audiência será completamente esvaziada, pois é uma segunda-feria, no horário do expediente e sem uma propaganda na televisão ou no rádio para chamar a população. Vão está lá alguns vereadores de oposição, meia dúzia de ONGs, as empresas e os funcionários da Prefeitura, recrutados para dar quórum. Será uma audiência para cumprir tabela e constar do processo com um gesto democrático de ouvir o povo. Quando, no futuro, questionarem os contrato do lixo de Belém, eles dirão: ouvimos o povo. Tá!

Eu apenas fico bastante triste que um problema tão grave, que diz respeito ao futuro ambiental, significando a garantia da qualidade de vida de quase dois milhões de pessoas seja tratada apenas como um negócio entre o poder público e alguns empresários, todos havidos pelo dinheiro dos nossos impostos.

A Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município de Belém garantem a participação popular nas decisões mais importantes do Município. A Prefeitura dispõe de verbas para publicidade institucional para convocar a população. Nada impede que a Prefeitura realize a audiência num dia, horário e local em que todas as pessoas possam comparecer e conhecer a proposta, por que não fazem tudo as claras e preferem as artimanhas? Fica aqui o registro de uma pequeno cidadão inconformado com seus políticos.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB