São Benedito e a Marujada de Bragança

São Benedito que vem no andor é portentoso, milagroso e reúne, há 213 anos, uma tradição de festejos que contamina Bragança e região. As marujas dançam de vermelho, teremos cavalhada, o leilão, o almoço do dr. Helder Aranha, juiz da Festa, e a tarde a grande procissão que reúne os humildes fieis.

Hoje, 26.12, um dia após o Natal, Bragança se encontra para encerrar a festa em homenagem ao "Santo Preto", São Benedito. A Festa começou em maio com as comitivas indo a casa dos promesseiros fazer as ladainhas. Em dezembro, dia 08.12, o Santo chega em uma romaria fluvial para receber as homenagens na Cidade. Já pensou o que é manter uma tradição por 213 anos?

A Irmandade não move uma só virgula do cerimonial. Neste ano, por exemplo, um fato poderia ter imposto uma mudança, mas não fez. A Capitoa, figura importante da Festa, posta no cargo por tradição hereditária, segundo o ritual secular, nos dias de festa, as marujas amanheçam na casa dela, para de lá sair em procissão. Acontece que a atual capitoa vive em uma cadeira de rodas e mora muito afastado do centro de Bragança, onde ocorre os festejos, para buscá-la, as marujas precisam acordam muito cedo e andar uma longa distância, isto se torna um sacrifício a mais. Para facilitar, foi dada uma solução, alugar uma casa por temporada para que a capitoa viesse um pouco mais para perto de onde ocorre as cerimonias, a capitoa não aceitou sair de sua casa e se recusou quebrar as regras. As marujas não questionaram a autoridade dela e mantiveram a tradição, foram buscá-la, não importando a distância, pois tradição, é tradição.

No evento tem as disputas veladas entre aqueles que são chamados de "os donos do santo", uns que se arvoram em conhecedores exclusivos das tradições e, por isto, ditam regras.

Outros disputam apenas arrematar donativos nos leilões como forma de pagar suas promessas, mas tem uma grande disputa, um lugar para carregar o andor. Políticos locais querem pegar no pau do andor e não largar mais, principalmente nos pontos mais importante do trajeto, eles acham que esta atitude os deixara com uma boa imagem perante o eleitor.

São Benedito, carregando Nosso Senhor Jesus Cristo no colo, sabe o que vai no coração dos verdadeiros fieis, mas só aceita um arrependimento quando sincero.

Vamos então louva-lo:

"Que Santo é aquele que vai no andor; é São Benedito e Nosso Senhor. São Benedito sua manga cheira; a cravos e rosas, flor de laranjeira..."

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB