Jader Barbalho será um senador paraense?

Jader Barbalho tomou posse no dia de ontem, 28.12, como senador da República, representando o Estado do Pará. A nossa representação no Senado agora é Flexa Ribeiro, Mário Couto e Jader Barbalho, dois do PSDB e um do PMDB, todos homens, de classe rica e de cor clara e eleitores do Pará remanescente, o que, democraticamente, não representa o universo eleitoral paraenses, pois temos mais de duas forças políticas por aqui, somos mais da metade de eleitores mulher, pardos, índios, negros, de classe pobre e com a população distribuída em três áreas, mas pelo menos respeitou-se o resultado das urnas.

Quem roubou a cena da posse foi o filho caçula do Senador, Daniel Barbalho, que aprontou umas peraltices de criança, mostrando talvez a indignação familiar pelo tratamento dispensado pela imprensa nacional ao político paraense. Jader levou para cerimonia mais importante da sua vida apenas os dois filhos do segundo casamento com Marcia Centeno.

Barbalho terá sete anos de um novo e disputadíssimo mandato para resgatar a enorme divida que acumula com o eleitorado paraense que sempre correspondeu aos seus pedidos por votos, lhe conferindo mandatos, prestígios e uma fortuna pessoal incalculável.

Terá dois caminhos pela frente, pensar nos seus e cuidar dos interesses particulares ou pensar no povo, no Pará e lutar pelos interesses coletivos do Estado.

Precisamos derrotar a Lei Kandir; concluir as eclusas de Tucurui, fazer a Norte Energia e Vale respeitarem os nossos direitos; exigir o cumprimento das condicionantes de Belo Monte; tirar o Marajó do atraso civilizatório; resgatar o déficit socioambiental que se avolumou ao longo de décadas de história de exploração do Sul sobre o Norte; cuidar da industrialização da nossa matéria-prima, trazendo novas empresas para se instalarem aqui; ajudar, com a experiência e influencia nacional do PMDB, o governador Jatene a ampliar a pequena Agenda Mínima do seu Governo e dar respostas ao povo do Carajas e Tapajós.

O povo, com sua grande sabedoria, deu a Jader a oportunidade de passar para historia como um grande líder ou consolidar a imagem de "Ficha Suja", que quase o tirou definitivamente da vida pública. Tempo, mandato e experiência não lhe faltam para optar pelo caminho correto.

Vou torcer para que ele eleja o Pará como alvo principal do mandato de senador que o povo lhe conferiu e até me disponho, embora sabendo que não necessite, a colaborar na área ambiental e do desenvolvimento sustentável. Se quiser construir um Pará forte e ambientalmente correto, sem pedir nada em troca, conte com o Partido Verde, senador Jader Barbalho.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB