Círio Fluvial de Oriximiná

cartaz2011

Minhas homenagens ao povo de Oriximiná que hoje, 06.08, realiza o Círio Fluvial mais bonito do Pará. Com uma técnica própria da região de várzea amazônica, os oriximinaenses iluminam o rio Trombetas, na passagem da procissão, com velas postas em cima de plantas aquáticas.

O rio fica iluminado e cheiroso. Nesta época do ano o taxizeiro, árvore, segundo Houaiss, (Tachigali macrostachya) nativa da Amazônia, mirmecófila, de grande porte, copa simétrica, folhas penadas com pecíolo oco e flores amareladas ou brancas. As flores brancas ficam vermelhas e o taxizeiros as solta no rio, exalando o seu odor perfumado no caminho da procissão refrescando o olfato dos promesseiros.

DSC08161

Nesta época do ano os rios estão baixando e na várzea a terra vai se descobrindo e a vida surge numa explosão maravilhosa de cores e diversidade. Os animais descem da maromba e a fazendeira-varjeira ainda campeia em seu casco, conferindo o rebanho.

DSC08128

O rio iluminado e cheiroso recebe os barcos enfeitados em louvor a Santo Antônio. Na cidade, que de tão bonita e tão bem cuidada que é, foi apelidada por um visitante de “A sala de visita”, as comilanças e a alegria do encontro toma conta deste povo festeiro, de uma das regiões mais belas do Estado do Pará.

Parabéns ao prefeito Luiz Gonzaga que faz uma das melhores administrações do Estado. Parabéns ao presidente do PV, Rubson, secretário de agricultura do Município. Parabéns ao deputado Gabriel, a Izaura Marinho e a enorme família Guerreiro. Parabéns aos vereadores Louro Móveis, Ludgero Júnior e Rafinha. Parabéns ao mestre Dan e sua Maria. Parabéns a todos os filiados do Partido Verde. Mando um abraço ao povo do Kuka e do Hotel Castanheira. Ah, meus agradecimentos finais vão para o Jurica, grande piloto destes rios amazônicos.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB