Apinajés em pé de guerra. Bordunas nos vereadores de Belém

Os vereadores de Belém, sem nada para fazer, parece até que a Cidade não tem problemas, estão mudando o nome da Rua Apinajés, desta vez para homenagear o dono do supermercado Líder.

Para inicio de conversa é bom saber quem são os índios Apinajés. Para isso consulte Índios Apinajés.

Também é de bom alvitre que se diga que o trecho da Batista Campos onde fica localizada a Rua Apinajés foi escolhido pelos homens de vergonha na cara e de moral, que antigamente governavam Belém, para homenagear os primeiros habitantes da Amazônia, mortos ou expulsos pelos portugueses colonizadores. Era o mínimo que se podia fazer por eles após tanta barbaridade.

Ali naquela região da Cidade ficam localizadas as Ruas Tamoios, Tupinambás, Pariquis, Caripunas, Mundurucus. Tirando a Apinajés, a área perde a lógica pensada pelos nossos administradores e legisladores antigos e mais inteligentes. Depois das nações indígenas, as outras homenagens são muito nobres, incluindo o próprio Batista Campos e o Padre Eutíquio.

Como explicar que no meio de tantos significados históricos - sem querer ofender ninguém - os vereadores queiram colocar o nome de um vendedor de secos e molhados de Igarapé Miri?

Tá na hora da Cidade se mobilizar e acabar com essa farra. Temo que se não barramos essa pouca vergonha, os vereadores chinfrins acabem querendo mudar o nome de Belém para homenagear um desses financiadores de suas campanhas com nome esquisito.

zecarlosdopv@gmail.com
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB