Palocci caiu

O ministro Palocci entregou sua carta de demissão, satisfazendo o desejo da oposição em afasta-lo da Casa Civil. Nós sabemos que os opositores estão pouco interessados na moralização e na ética, o que não sabemos qual a razão da queda do Ministro. Talvez, nós nunca saberemos.

Quem sabe foram as mesmas forças ocultas que apearam do governo, Jânio Quadros e jogaram o país nos porões fétidos de uma cruenta ditadura, da qual demoramos muito a sair.

As mesmas forças também permitiram a posse do vice-presidente José Sarney, sem que o presidente eleito tenha sido empossado. A morte de Tancredo Neves gerou incertezas jurídicas, resolvidas com o aval das forças ocultas.

Estas forças apoiaram a derrubada de Collor, acusado de corrupção, mas que apenas foi provado a compra de um Elba. As mesmas forças fizeram Itamar assumir sem crise institucional, mas com o compromisso de nomear Fernando Henrique Cardoso para, no Ministério da Fazenda, dar continuidade a abertura da nosso economia ao capital financeiro e com  privatizações de setores fundamentais da nossa economia.

As mesmas forças, tempos depois, obrigaram Lula a se livrar de Zé Dirceu e ceder a continuidade da política economica de mercado, em troca de alguns programas sociais e da salvação de sua biografia.

Ao derrubar o Ministro Palocci em mais uma crise artificial, as forças ocultas vencerão novamente, alcançarão seus objetivos de novo. O povo, titular do poder, nunca saberá o que foi negociado, apenas sentirá os efeitos na sua qualidade de vida, nas ausência de serviço público, nos baixos IDH, na violência urbana…

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB