Lixo nas Ilhas de Belém

Os moradores das Ilhas de Belém, 39, recebem todos os dias, levados pela maré, grande quantidade de lixo que vem do continente.

São garrafas pets, sacolas plásticas, papelão, lâmpadas, vidros, resto de móveis, bicho morto. Tudo atirado, pelos moradores do continente e passageiros de barcos, nas águas barrentas do Rio Guamá e da Baia do Guajará.

As pessoas que moram as margens do Rio Guamá e Baia do Guajará todos os dias atiram seus restos nas águas sem se dá conta do mal que estão causando aos belemenses que moram do outro lado, nas diversas ilhas da nossa cidade.

Para agravar a situação, não existe naquela área sistema público de coleta de lixo. Os ribeirinhos recolhem o que podem e depois são obrigados a trazerem até aqui no continente para ser recolhido pelos carros da Prefeitura.

Outro problema ocasionado pelo lixo de Belém que vão para as ilhas é relacionado a  pesca. Os dejetos, em grande quantidade, acumulam-se nas redes e espinhel prejudicando a atividade pesqueira.

Os lideres locais resolveram fazer um dossiê com fotos e entregar a OAB no dia 01 de junho por ocasião da Semana de Meio Ambiente. O assunto também será debatido num painel sobre lixo no auditório da Ordem.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB