Domingos Juvenil é o candidato do PMDB

Alguns políticos parecem surpresos com o anúncio  da candidatura própria do PMDB e o nome de Domingos Juvenil (não sei até quando). A candidatura própria para mim não é novidade, sempre defendi aqui essa hipótese. O anuncio do nome de Juvenil me frustra, pois torci muito para que fosse o Jader. Era hora desse ajuste de contas com o Estado. Afinal ele não se intitula o maior líder político do Pará, então por que o medo de concorrer ao maior posto político em disputa?

Paulo Rocha, as forças majoritárias do PT e a professora Edilza devem estar tristes há essa hora, seus planos falharam e não podem acusar Ana Júlia de intransigência, uma vez que a Governadora, é sabido por todos, fez as vontades do PT para facilitar o acordo, até entregou a Casa Civil para um indicado do grupo majoritário petistas.

Ana Júlia, ao contrário, foi à grande beneficiada com o desembarque tardio peemedebista. Vai para a campanha livre das crises diárias que o PMDB armava por dentro da aliança. A militância petista irritada com tamanha traição vão com mais garra para a disputa. De quebra Ana ganha o direito de dirigir livremente sua própria campanha, deixando de lado os petistas que defendiam aliança com Jader.

O PSDB é o maior prejudicado com esse novo nome na disputa. O PSDB se deixou usar como base parlamentar manobrada pelo PMDB na Assembléia Legislativa para fazer o jogo de pressão contra Ana Júlia, esperando obter como retorno o apoio político nas eleições, o que não terá. Nem no primeiro e dificilmente no segundo turno, uma vez que Domingos Juvenil é adversário histórico de Jatene. Juvenil ainda dividirá os votos da oposição em prejuízo da candidatura tucana.

A movimentação política ainda continuará produzindo novos fatos, afinal os times e os interesses estão muito misturados, confundindo o cenário da política paraense, historicamente sempre muito bem definida: paraenses cabanos x paraenses lusitanos; lauristas x lemistas; baratistas x não baratistas; jarbistas x alacidistas; jaderistas x helistas... Claro que hoje não cabe mais apenas dois times, pois até o campeonato paraense cansou de Remo x Paissandu.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB