Biodiesel é apenas alternativa

IMG_0036

O Biodiesel é uma importante fonte alternativa de energia, embora não se preste como substituto total dos combustíveis fósseis. O biodiesel é, na verdade, um complemento, uma alternativa.

Aliado ao estímulo de fontes alternativas de energia devemos buscar mudanças no atual padrão de consumo da humanidade. Com sete bilhões e meio de pessoas consumindo combustível da forma atual esgotaremos todas as fontes e ainda contribuiremos decisivamente para o aumento de temperatura do Planeta.

A iniciativa do Governo Federal em estimular plantio de palma para uso de combustível, como fará Lula hoje (06) em Tomé Açu, deve ser louvado, mas, concomitantemente, podemos adotar os cuidados devidos para não espalhar em nosso território a monocultura e, o que é mais grave, abrir mão das nossas terras agricultável próprias para o plantio de alimento, necessário a economia e a vida da população paraense, para usá-las nesta nova modalidade.

O Governo Federal deve estimular o plantio de dendê e a produção de combustível dito ecológico, mas precisa apoiar fortemente a agricultura familiar e a produção de alimento, esta é uma maneira de equilíbrio que impedirá a venda de terras para este novo uso.

Temo pelo futuro do Pará. Se cuidados não forem adotados o campo paraense se transformará em latifúndios do gado e latifúndios da monocultura do dendê. Essa política engolirá as pequenas e necessárias propriedades, onde se produz a farinha, a macaxeira, o feijão caupi, o cupuaçu, o açaí e tantas outra culturas idéias para a nossa alimentação.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB