Largo da Palmeira

Igreja de Santana Largo da Palmeira

Neste sábado a Prefeitura Municipal de Belém entrega á população o Largo da Palmeira. A simples retirada dos ambulantes da Rua Manuel Barata ressaltou a beleza arquitetônica da Igreja de Santana, quando retirarem os ambulantes que ocupam a praça em frente poderemos apreciar o prédio da Cosmorama. O conjunto é uma beleza deixada pelos nossos antepassados, principalmente pelo arquiteto de Belém, Antônio Landi.

Apenas como uma das curiosidades e nossa rica, bela e maltratada Cidade, a travessa que passa ao lado do Largo da Palmeira, denominada de Padre Prudêncio, anteriormente era chamada de travessa da Misericórdia e depois de Landi.

Para colaborar com o entendimento histórico das ruas e travessa de nossa Cidade passarei a publicar o seus históricos. Vejamos o que diz Ernesto Cruz sobre esta travessa Padre Prudêncio:

Prudêncio José das Mercês Tavares. Foi deputado provincial, juiz de paz, e comandante geral das tropas legalistas em ação contra os cabanos. Nessa função, coube-lhe dirigir a defesa de Cametá, que compreendia os postos militares de Tocantins, Oeiras, Portel e Melgaço. Desincumbiu-se de modo satisfatório dessa missão, evitando que os rebeldes invadissem a sua terra natal e dela se apossassem.

Nasceu em 1810, e faleceu  a 14 de fevereiro de 1861, sendo filho do bandeirante paulista Filipe de Santiago Pereira Tavares. A travessa Padre Prudêncio foi chamada, antes, de travessa da Misericórdia, e depois de Landi, por ter residido ali o famoso arquiteto italiano Antônio José Landi, que desenhou a planta (e ajudou a construção) do Palácio do Governo, antes denominado Palácio da Residência; e também da igreja de N. S. do Carmo (a 3ª), das Mercês (atual), de Santana e do Rosário.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB