Cadê as ciclovias?

Do ciclo amigo Marcelo da Bike recebo a matéria abaixo que foi publicada em O Liberal, em boa hora, cobrando o projeto de Ciclovias. A matéria tem razão e não entendo porque a CTBEL ainda não anunciou o projeto que ficou acertado com a Semma quando eu ainda estava secretário.

Projeto de ciclovia continua engavetado

FILIPE SANCHES
Da Redação
Nove meses depois de ser apresentado pela primeira vez, o Projeto Cicloviário do Município de Belém ainda não saiu do papel. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) planejam reapresentar o estudo de interligação das ciclovias no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O texto não avançou para além dos pontos que já estavam definidos em 2009, a não ser pela definição dos trechos que sofrerão mudanças para a criação de ciclovias e ciclofaixas. O objetivo principal do projeto é interligar os limitados quilômetros disponíveis para ciclistas e atualizar a sinalização de rua para a criação de corredores para bicicletas. Atualmente existem apenas 33,5 quilômetros de vias adaptadas para ciclistas, dos quais somente sete são ciclovias, na avenida Almirante Barroso.
Nos quatro meses seguintes ao lançamento do Projeto Cicloviário do Município de Belém foram registrados nada menos do que 219 acidentes de trânsito envolvendo ciclistas. Destes, pelo menos três resultaram em mortes. Os dados, que deixam de fora as outras ocorrências registradas neste ano, são os últimos atualizados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Em 1991, ano da elaboração do primeiro Plano de Desenvolvimento dos Transportes Urbanos (PDTU) de Belém, estimava-se que 1% de todos os deslocamentos dentro da cidade era feito em bicicletas. Em 2000, quando os números do PDTU foram atualizados, a estimativa de deslocamentos em bicicletas se elevou para 7,5% do total.

Um ciclo abraço.

Marcelo biker

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB