Deputado legisla

O deputado é um mandatário que tem como responsabilidade fazer duas coisas em defesa do Povo, legislar e fiscalizar.

Legislar significa fazer leis que aperfeiçoe as relações sociais e econômicas entre os cidadãos, as forças econômicas e entre o Estado e seu povo. As leis podem ser poucas, mas devem ser boas, eficientes.

Já a fiscalização é diária e permanente. Fiscalizar para saber se os serviços públicos estão funcionando e atendendo a população, e não é só o Poder Executivo deve ser acompanhado, todos os outros, incluindo os Tribunais de Contas.

Para essa atividade os deputados recebem subsidio, dispõe de assessores e condições materiais adequadas.

Na atual legislatura os deputados diminuíram as atividades legislativas e aumentaram os gastos.

Os 41 deputados paraenses dispõe de uma orçamento anual de duzentos e vinte é um milhões e cada parlamentar custa cinco milhões de reais por ano. É! Boa parte dos nossos parlamentares são tão improdutivos que posso dizer tranquilamente, são muitos cinco milhões jogados pelo ralo. Para conferir esses e outros dados basta acessar o site Transparência Brasil.

Quando assumi em 1991, meu primeiro mandato de deputado, cada parlamentar dispunha de três assessores, não tinha carro, não recebi extraordinária e o número de ligações telefônicas, cópias xerox e cartas eram controladas. Hoje não sei como é. Nesta época, nós do PT, combatíamos fervorosamente as mordomias do legislativo. 

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB