Tá difícil uma boa informação em Belém

Os dois maiores Jornais do Estado, O Liberal e Diário do Pará, estão exagerando na falta de compromisso com a notícia.

Sexta-feira(27) foi O Liberal que desprezou o bom jornalismo na cobertura da audiência do caso Sefer. Domingo foi o Diário do Pará.

O Jornal do PMDB, querendo pressionar o PT e o Governo, abriu na capa, a seguinte manchete: “Compra de votos agita eleições no PT”, chamando o caso de um possível Watergate paraense.

Quem se deu ao trabalho de ir até a página A3, onde está publicada a matéria, verificou que era uma notícia sobre um suposto assalto a sede da tendência interna DS, de onde os ladrões levaram 18 mil reais.

A partir daí, começam as especulações: Foi uma parada dada para quebrar o caixa da DS, frustrando uma operação para compra de votos? A DS não arrecada dinheiro, como poderia ter este dinheiro ali? O dinheiro seria usado nas eleições internas do PT para quitar filiados, alugar carros ou outros procedimentos proibidos no regimento eleitoral do PT? Tudo dito sem uma única prova, nada, mas nada mesmo.

Ah, sim! A matéria conseguiu uma declaração de um dirigente do PT, João Cláudio Arroyo, que se retirou do pleito e não concorreu. Cita as reclamações externadas por um outro petista, Almir Trindade. Mas nada de prova, tudo especulação.

Um assalto a sede de um célula de uma organização partidária é uma notícia, sem dúvida. O que acredito não ser notícia a especulação para manchar um belo processo democrático.

Os partidos políticos são livres para adotar procedimento internos para escolha de seus dirigentes. Dentre os partidos brasileiros, o único que faz eleição direta para essa escolha é o Partido dos Trabalhadores. Parabéns ao PT pela ousadia.

O jornal Diário do Pará, órgão informativo a serviço do PMDB, que é presidido por Jader Barbalho há muito tempo, nunca fez matéria sobre as escolhas de dirigentes dos partidos, tai uma boa pauta. Quem sabe depois de fazer um matéria assim, voltaria a traz e elogiaria o PT. Não focem a barra, gente!!!

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB