Caso Sefer e a nova versão, seria armação?

Está ficando cada vez mais difícil se informar no Pará. Quem não tem abito de leitura, pode sair desinformado ao ler jornais.

Na capa de O Liberal de hoje (28), por exemplo, sob o título, “Caso Sefer tem nova versão na justiça”, está publicado o texto a seguir:“Irmã da menina que teria sofrido abuso sexual do ex-deputado Luiz Sefer acusa o pai de ter feito uma armação para extorquir o acusado.” .

Se o leitor não for até o caderno policial para ler o teor da matéria, como é de praxe entre locutores de programa FM e também o popular, que apenas lê as manchetes exposta no exemplares estendidos nas calçadas. Ficará com a versão de que o culpado é a vítima. Na página 5 do caderno Polícia, porém a notícia é bem outra.

Os fatos estão todos narrados no Jornal, mas de uma tal maneira que requer muito treino para extrair-se o verdadeiro, a notícia.

Primeiro fato. O Deputado deixou de comparecer audiência realizada ontem (27), utilizando-se do argumento de que não recebeu, oficialmente, a cópia do depoimento da vítima.

Segundo fato. Na audiência, foram ouvidas várias testemunhas, mas a matéria dá destaque apenas para o depoimento da testemunha arrolada pela defesa do Deputado. O depoimento da irmã da vítima. Nele, a Irmã da vítima, valendo-se de suposições, insinua que seu pai pode ter armado para extorquir o Deputado. Lei o trecho principal do depoimento destacado pelo Jornal: “Só pode ter sido meu pai. ele bem capaz disso”.

Terceiro fato. A defesa, com base nas suposições da Irmão da vítima, pediu para arrolar o pai da vítima ao processo. O pedido foi negado. A Juíza afirma que a Justiça irá investigar as suposições, mas em outro processo, pois no processo em debate, investiga-se o Deputado Sefer e não o pai da vítima.

O Jornal não dá uma linha sobre os outros depoimentos, será que não interessa a defesa?

O Deputado e seu advogado estão amparado para ir buscar todas as formas de defesa possível, o Jornal, porém, é que não pode servir aos seus propósitos, induzindo o leitor de boa fé ao erro.

Proponho então outras manchetes: Que tal essa: “Fracassa estratégia da defesa de Sefer” . Ou essa outra: “Defesa de Sefer tenta tumultuar o processo”.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB