João Batista, candidato apoiado pelas forças majoritárias e a Governadora, foi reeleito com 68% dos votos no domingo, durante o processo eleitoral direto. Três chapas concorreram ao Diretório Estadual. A mais votada foi a chapa “O Partido que Muda o Brasil e o Pará”, com 67,6% dos votos. Em seguida, a chapa “Mensagem ao Partido”, que obteve 27,9%. Em terceiro, a chapa “Esquerda Democrática e Socialista”, com um percentual de 4,5%.
Para o Diretório Nacional ganhou o candidato oficial José Eduardo Dutra. A eleição para as chapas, que irão preencher as 81 vagas do Diretório Nacional, mostrava, até aquele momento, o seguinte resultado:
O Partido que Muda o Brasil - 55,8%
Mensagem ao Partido - 16,9%
Esquerda Socialista - 11%
Movimento: Partido Para Todos - 9,1%
Partido Para Todos - 3,9%
Contraponto - 1,2%
Terra, Trabalho e Soberania - 1,2%
Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo - 0,8%
Isto quer dizer que nada muda no rumo do PT. Nacionalmente LULA continuará dando o rumo, agora com Zé Dirceu saindo da clandestinidade político, colocada pelo escândalo do mensalão, para assumir um posto na nova direção. Quem conhece a geografia interna sabe que Zé é quem manda, esteja no posto que estiver.
Aqui no Pará, resultado significa a força de Paulo Rocha e Ganzer, estes dois líderes políticos históricos do Partido dos Trabalhadores continuarão a dar as cartas nos rumos do PT.