O problema do abastecimento de água

Nestes dias estamos acompanhando a polêmica sobre a concessão do serviço de abastecimento de água da Cidade.

Belém é muito mal servida deste líquido, chamado por alguns de precioso, e o é mesmo!

Nos bairros do centro, as residências que não tem poço artesiano, cisterna ou grande caixas d’água sofrem com as constantes falta do produto.

Nos bairros afastados, e mesmo em alguns aqui do centro, quando a água chega nas torneiras é pouca e suja, por causa das velhas tubulações.

A COSANPA, concessionária do serviço, é uma empresa com muitos problemas administrativos e financeiros, acumulando dívidas e sem recursos para investir na modernização do sistema. O que fazer?

O Prefeito, responsável pela administração da capital, outorgante da concessão, resolveu agir e buscar soluções. Alguns vereadores passaram a acusa-lo de privatistas ou coisa parecida.

Fizeram, então, uma correlação com a venda da CELPA e perderam o debate, pois até eu que fui contra a venda da Empresa reconheço os avanços depois de privatizada.

Sei que a REDE CELPA passa por enormes problemas financeiros, sendo cogitada até a venda da empresa para outro grupo, mas, no que tange aos serviços, estes melhoraram bastante.

Ao debater o caso da água aconselho meus amigos vereadores se fixarem numa só meta: atender os interesses da população. Deixem de lado essa coisa de neoliberalismo, privatização, estatismos e outros ismos, essas teorias não enchem a caixa d’água e nem pingam no chuveiro. Façam o que é melhor para o povo.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB