Último final de semana

Este é o último final de semana inteiro para filiar pessoas que desejam ser candidatos a eleição em 2010. Estas filiações devem estar concluídas até dia 03 de outubro. Logo após, as direções municipais enviarão eletronicamente as listas atualizadas a Justiça Eleitoral.

Essa parte do processo eleitoral brasileiro, aliás de grande importância, acontece sem a interferência do povo. Aqui são os caciques políticos usando seu poder de sedução para atrair filiados. Poucos são os partidos que jogam com a completa transparência.

Escondem a lista de candidatos quando tem nomes fortes que podem assustar os novos pretendentes. Mas escondem também quando tem nomes fracos que é para não perder os poucos fortes que conseguiram atrair.

O grande dilema da maioria dos partidos está em conseguir mulheres que se filiem para disputar vaga de deputados. É que cada partido, por força da lei eleitoral, deve reservar 30% de vagas para o outro sexo, como a maioria das chapas geralmente é composta por homens, os 30% deve ser preenchido por mulheres. Ai é que começa a agonia, pois os partidos só lembram disso na hora “h”.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB