Ciclovias Já!

Dia 22 de setembro é o “Dia Mundial Sem Carro”. A SEMMA na busca por tornar Belém uma cidade mais verde, busca dialogar com outras secretarias e órgãos municipais, com objetivo de implementar equipamentos que facilite o uso da bicicleta, como um veículo ambientalmente correto. Nesta quinta feira reunimos com a Companhia de Transporte e apresentamos as seguintes propostas:

  1. Sinalização: Belém possui alguns quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, temos as ciclovias da Almirante Barroso, Marques e Augusto Montenegro; as ciclofaixas da Avenida João Paulo Segunda, Júlio Cezar, Doca de Souza Franco; no então, estas vias, estão com a sinalização horizontal e vertical completamente desgastada pelo tempo em que foram implementadas. Solicitamos a completa revitalização dessas sinalizações;

  2. Conectar as vias para ciclistas: implantar um sistema de conexão entre ciclovias e ciclofaixas já existentes. Propomos o seguinte roteiro: implantar um ciclofaixas na Nove de Janeiro, iniciando na Magalhães Barata, para liga-la a ciclovia da Marques de Herval. Implantar uma ciclofaixas na Dr. Freitas no trecho da Marques de Herval até a Protásio Lopes de Oliveira. Fazer a ligação através da Dr. Freitas até a ciclovia da Júlio Cezar, implantando uma ciclofaixa na Protásio Lopes de Oliveira. Com a construção da nova Independência, que terá ciclovia, esta ligação permitirá que o ciclista chegue até Icoaraci, sem precisar se deslocar pela Almirante Barroso.

  3. Cumprimento do Código de Trânsito: A CTBEL deve orientar os guardas a proibição de estacionamento de veículos nas ciclofaixas já existentes. Também deve ser exigido o cumprimento de todos os artigos do CNT que dizem respeito a proteção do ciclista, principalmente o art. 201 que fala do afastamento lateral de um metro e cinqüenta centímetros na passagem ou ultrapassagem.

  4. Campanha Educativa: implementar campanhas de educação, tanto para motoristas quanto para ciclistas, esclarecendo direitos e deveres de acordo com o código nacional de trânsito, dando ênfase para uso da bicicleta como um veículo ambientalmente importante no combate as emissões de dióxido de carbono, vilão mundial do aquecimento global.

  5. Implantação de novas ciclovias e ciclofaixas: Contração de empresa de consultoria para subsidiar a implantação de um corredor cicloviário, ligando toda a Cidade de Belém, conforme determina o Plano Diretor Urbano, cujo prazo de implantação está em vias de expirar.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB