22 DE SETEMBRO – DIA MUNDIAL SEM CARROS

           Para chamar mais uma vez a atenção da população de Belém sobre meio ambiente e sustentabilidade, ambientalistas locais irão promover, nos dias 21 e 22 de setembro, que é comemorado, o Dia Mundial Sem Carro. Quatro ações que prometem marcar e movimentar este acontecimento.  As atividades estão sendo organizadas por um coletivo, proposto pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Companhia de Transportes de Belém (CTBEL), Fundação Verde Herbert Daniel e do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, Federação Paraense de Ciclismo (FPC), EART (Equipe de Aventura Ratos de Trilha) e centenas de pessoas que já se engajaram na campanha.
           As atividades para o Dia Mundial Sem Carro 2009 começarão dia 21 de setembro, na Estação Gasômetro – Parque da Residência, com início programado para as nove horas da manhã, com palestra e debate sobre a criação e regulamentação do Plano Cicloviário de Belém; Realização do Primeiro Encontro da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém; Lançamento do livro “Gestão Sócio-ambiental de Belém: O Desafio Político da Sustentabilidade", que é uma realização da Fundação Verde Herbert Daniel, Núcleo de Meio Ambiente da UFPA (NUMA) com apoio da PMB/SEMMA.
           Para palestrar e debater o Plano Cicloviário de Belém, A SEMMA  e a CTBEL trazem como convidado especial, Alfredo Sirkis, vereador,  ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e criador do projéto das ciclovias da cidade do Rio de Janeiro.
           No dia 22 de setembro, além dos debates, farão parte da programação geral do Dia Mundial sem Carro, às atividades de Educação Ambiental, que estarão presentes nas ruas de Belém com campanha educativa por um trânsito mais humano na cidade, com “blitz” nos principais cruzamentos e vias, com a participação da Rede de Voluntários de Educação Ambiental de Belém e grupo de arte-educadores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA (Galera Jogo Limpo).
          Encerrado a programação, Passeio Ciclístico Noturno – “Bicicletada”, que pretende reunir diversos grupos de cicloativístas e amantes deste esporte. Esta ação, objetiva manifestar apoio a regulamentação do Plano Cicloviário de Belém, bem como, incentivar e promover às atividades físicas em grupo a cultura do bem estar e da vida saudável e as questões ambientais. A concentração será em frente ao Mercado de São Braz, às 19 horas, o passeio percorrerá os bairros centrais de Belém. 
        Mais do que estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa durante um só dia, a idéia da campanha é marcar a luta por um transporte público de qualidade, por menos poluição do ar, por respeito ao pedestre, por mais ciclovias, enfim, pela mobilidade urbana. Qualquer cidadão pode participar das atividades propostas, maiores informações: www.belem.pa.gov.br / fone: 3039-8120/3039-8100.
PROGRAMAÇÂO DO DIA MUNDIAL SEM CARRO
Dia 21/09/2009 (segunda-feira) –  Manhã - Abertura Oficial
Local: Estação Gasômetro – Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830)
Horário: Das 9hs. as 12hs.
Palestra Inaugural: “Ciclovias: Alternativa de Transporte para uma Belém Mais Verde”.
Com Alfredo Sirkis, vereador,  ex-secretário de Desenvolvimento Urbano e criador do projéto das ciclovias da cidade do Rio de Janeiro.
Horário: Das 12hs. às 13hs.
Lançamento do Livro: “Gestão Sócio-ambiental de Belém: O Desafio Político da Sustentabilidade".
Intervalo Para Almoço
Dia 21/09/2009 –  Tarde – Encontro e Lançamento.
Local: Estação Gasômetro – Parque da Residência (Av. Magalhães Barata, 830)
Horário: Das 14hs. às 18hs.
- Primeiro Encontro da Rede Voluntária de Educação Ambiental de Belém;
- Lançamento do Programa de Agentes Ambientáis Voluntários;
- Edital de Pequenos Projetos de Apoio as Iniciativas Locais de Educação Ambiental.
Dia 22/09/2009 (terça-feira) - DIA MUNDIAL SEM CARRO.
“Dia de Deixar Seu Carro em Casa, Por Uma Belém Mais Verde”.
- Atividades de Educação Ambiental durante o dia;
- Passeio Ciclístico: Concentração as 19 horas em frente ao Mercado de São Braz.
Roteiro: saída de São Braz pela José Bonifácio até a Governador José Malcher, seguindo até a Nove de Janeiro;descendo a Nove de Janeiro no sentido Marques de Herval; Marques de Herval até a Dr. Freitas; Dr. Freitas até a Protásio de Oliveira seguindo pela Júlio Cesar no sentido Almirante Barroso, contornando a Praça São Cristóvão e seguindo em direção ao entrocamento, dobrando a esquerda na Tavares Bastos (Conjunto do Basa) até a João Paulo Segundo sentido São Braz. Encerrando o Passeio no Mercado de São Braz.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB