Tecnologia indígena

No Bom Dia Pará de hoje o entrevistado era um representante da comunidade japonesa. Salomão Mendes, o entrevistador, fez o que todos fariam em condições normais, perguntou ao representante da comunidade se os japoneses que migraram para a Amazônia trouxeram novas tecnologias. O Japonês relatou o inédito, para um entrevistador assustado; os imigrantes vieram praticar monocultura da pimenta, a pimenta foi atacada por praga e morreu; passaram então para sistemas agroflorestal, consorciando a pimenta com cacau, cupuaçu e outras frutíferas, deu certo; Salomão insistiu para que o entrevistado declarasse que isto era a nova tecnologia trazida do Japão; foi quando o Japonês, singelamente, revelou que a tecnologia foi apreendida dos índios da Amazônia. Salomão incrédulo disse: – eu mesmo não sabia disso. Não é só você Salomão, muita gente não sabe disso.

A ciência que o nosso caboclo e o nosso índio pratica na convivência com a floresta é resultado de anos de história de ocupação da Amazônia, que os de fora teimam em desrespeitar.

Tirar floresta para plantar capim, por exemplo, não é lucrativo. Muitos fazendeiros que conheço, enfrentam problemas com solo, clima, praga, assoreamento dos rios e igarapés, voçoroca tudo por falta de tecnologia apropriada para conviver com a floresta amazônica. Falem com os índios, sem preconceitos.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB