Prédios no centro histórico não!

Prossegue a luta pela rejeição e veto ao projeto de lei de autoria do vereador Raimundo Castro autorizando a construção de prédios de até 40 andares no Centro Histórico de Belém.

No dia de hoje os vereadores se debruçarão sobre o artigo segundo e terceiro do projeto de lei, e o que todos queremos é que o bom senso possa valer e eles votem contra, preservando assim o nosso patrimônio imaterial, pelo qual se pode contar a bela e contraditória história de ocupação da Amazônia. Caso a teimosia em atender os gananciosos prevaleça, nos resta apelar pelo Veto do Prefeito Duciomar.

Esta é uma luta que não tem cor partidária, muito embora vários partidos e seguimentos das sociedade estejam apoiando, e quem quiser participar assinando o abaixo-assinado pedindo o VETO TOTAL, basta passar na sede do PV, Travessa Castelo Branco entre Magalhães Barata e Gentil ou ir até site Petição Pública - Em defesa do Centro Histórico.



O Pará depois das eleições: Jatene é o vencedor

Eleger prefeito é um passo para eleger bancadas fortes, tanto na Assembléia Legislativa quanto no Congresso Nacional. O quadro eleitoral que emergiu das urnas aponta um grande  vencedor das eleições de 2012, o governador Simão Jatene. O Governador ganhou em número de prefeituras e em votos atribuídos aos candidatos que concorreram por partidos integrantes de sua base aliada. Agora tem toda a tranquilidade do mundo para eleger muitos deputados e se reeleger. 

NewImage

Depois de olhar os números, a oposição deve esfriar a cabeça, desarmar os palanques e bolar uma estratégia de sobrevivência para os próximos anos. Ainda mais se os prefeitos da Região Metropolitana e de Santarém governarem resgatando os compromissos de suas campanhas. Não esqueçam de um pequeno detalhe, Jatene está com os cofres abarrotados para investir pesado nos próximos dois anos.

Fogos de vista matam periquitos no CAN

TIO ZECA
Os fogos de vista, era assim que meus pais chamavam o espetáculo pirotécnico que acontece no encerramento da Festividade de Nossa Senhora e que faz parte da programação oficial e da cultura popular.

Periquitos, milhares deles, escolheram as samaumeiras do Centro Arquitetônico de Nazaré para dormir, e todas noites fazem acrobacias pelos céus de Belém, até pousarem numa gostosa e barulhenta algaza
rra para passar a noite.

O espetáculo se repete por muitas noites, inclusive durante. "Quinzena Nazarena".

Na noite dos fogos, porém, os periquitos, espantados pelo barulho, voam desesperados, alguns são abatidos e outros feridos pelos morteiros luminosos. Neste ano foram 16 aves feridas e 4 mortas.

Fogos e periquitos são parte da nossa tradição, mas nossa consciência ambiental mudou e hoje não aceitamos as mortes e ferimentos destas aves.

A polêmica está instalada. Contribua com soluções, é um bom exercício de sustentabilidade, mas sem radicalismo, viu, mano.

Zenaldo Coutinho derrotou a esquerda e o estatismo?

Boca de urna da FSP

A campanha eleitoral para prefeitura municipal de Belém ganhou ares de enfrentamento ideológico entre a esquerda x direita e estatismos x privatizações. Edmilson Rodrigues, calcado no passado de Zenaldo Coutinho que havia começado sua carreira política no PDS, partido de apoio a ditadura militar, cometeu o erro de ideologizar a campanha eleitoral, insistindo no debate esquerda x direita e no fato do PSDB ter privatizado a CELPA. No final da campanha, Edmilson Rodrigues ainda tentou levar a eleição para o debate nacional entre Lula, Dilma e o PT contra o FHC. Fracassou em tudo e foi derrotado.

O eleitor não quis saber deste debate e preferiu avaliar os candidatos pela possibilidade de resolver seus problemas imediatos e locais. Zenaldo Coutinho elegeu três prioridades: saneamento, saúde e segurança, mostrou disposição para buscar apoio através da união com prefeitos da região metropolitana, com o governador do estado e  com o governo federal. Isto foi a chave do sucesso e da conquista dos eleitores. O único ataque que ainda balançou a fórmula da campanha do PSDB feita por Edmilson Rodrigues foi a entrada da presidente Dilma na sua campanha, mas que Edmilson Rodrigues não soube aproveitar como precisava.

Edmilson Rodrigues errou ao ideologizar a disputa. Para ganhar, precisava explicar seus oito anos à frente da prefeitura como mais competência; precisava apresentar soluções para os problemas de hoje, precisava mostrar disposição para união com os governo federal e estadual e com os prefeitos da região metropolitana; superar a desconfiança de que iria ser um prefeito de luta, aqui como sinônimo de briga, confusão, desentendimentos, que resultariam em obras paradas e prejuízos à comunidade.

O eleitor mostrou-se preocupado com os problemas locais e optou por novidades, embora com segurança, claro. Zenaldo Coutinho vestiu o uniforme certo e por isto é o vencedor. 

Para Edmilson Rodrigues sobraram alguns problemas depois da campanha. Como explicar o apoio de última hora que recebeu de Jader Barbalho explicitado na manipulação da pesquisa Ipesp? Como explicar a fraude na capa de O Liberal com números falsos de pesquisa mostrando que os fins justificam os meios? Como explicar a divulgação de uma pesquisa de boca de urna da Folha de Sã Paulo que não houve?  Como explicar certos financiadores de sua campanha? Como unir as correntes do PSOL e a própria bancada eleita? Como conviver com divergências internas que apontam para a saída e construção de uma nova legenda para onde iriam Heloisa Helena, o senador Randolfe e Marina Silva?

O PT, o PCB e o PSTU trilharão caminhos próprios com vista a 2014. Cada um com estratégia autônoma, dificilmente se editará, pelo menos no primeiro turno, a frente formada para apoiar Edmilson Rodrigues.

Zenaldo Coutinho venceu e venceu com legitimidade, espera-se agora que os palanques sejam desfeitos e todos, vencedores e perdedores, tenham espirito público para ajudar a resolver os graves problemas da população de Belém. Quem preferir o caminho da radicalidade e da oposição pela oposição, da luta de classes, até pode, desde que seja em favor dos problemas que afetam o povo, pois saibam que a população não tem perdoado a falta de compromisso com as suas dores.

Zenaldo Coutinho é o novo prefeito de Belém

IMG 1329
Zenaldo Coutinho é o novo prefeito de Belém com 13% de diferença dos votos. Na guerra de pesquisas, quem mais se aproximou do resultado foi o IBOPE e Edir Veiga. Uma nota triste para a tentativa derradeira do Jornal O Diário do Pará influenciar nas eleições com números completamente fora da realidade, dando Edmilson Rodrigues na frente do candidato vencedor de hoje. O episódio serviu para mostrar que Jader Barbalho e seu grupo de comunicação estavam ao lado do PSOL e de Edmilson Rodrigues e contra o candidato do governador, espero que Jatene tenha percebido a intenção do PMDB.
Parabéns ao povo de Belém, as equipes de campanha, aos partidos e aos candidatos. Tivemos um belo momento democrático onde o povo cabano trocou suas armas pelo título de eleitor e foi as urnas com consciência.
O Partido Verde contribuiu para compor o discurso ambiental do candidato vencedor e nos sentimos participes desta vitória. A presença de Marina Silva apoiando Edmilson Rodrigues efez , também ajudou, fazendo o PSOL pintar de verde suas cores vermelhas.
Encerro aqui destacando o belo trabalho das agências Griffo e Vanguarda, mostrando que em termos de marqueting político o Pará tem os melhores publicitários do Brasil, Orly Bezerra e Chiquinho Cavalcante. Foi um belo enfrentamento.

O povo de Belém está de parabéns

Belém é uma cidade de gosta muito de política, da boa política e dos grandes debates. Mais uma vez isto ficou patente nestas eleições. Zenaldo Coutinho e Edmilson Rodrigues protagonizaram um bom momento para democracia. Elegeram temas condizentes com as carências da Cidade e passaram a debater, apresentar soluções segundo a ótica de cada um e de cada partido que representam. Foram dias mágicos da velha e boa democracia conquistada com muita luta e sacrifício de brasileiros engajados, comprometidos com o futuro da nossa sociedade.

Os eleitores irão as urnas sabendo quem é Zenaldo Coutinho e quem é Edmilson Rodrigues e com quem estão aliados, inclusive os problemas que cada aliança pode enfrente durante a gestão da nossa cidade. Agora é escolher livremente e eleger o futuro gestor da nossa quatrocentona cidade morena, porta de entrada da civilização amazônica, Belém do Grão Pará.

A campanha envolveu a todos e de forma positiva. Os jovens, como os meus filhos, entraram de cabeça na campanha eleitoral. João Pedro, por exemplo, criou um video no Youtube para ajudar seus colegas a pensarem politicamente e depois veio mostrar-me todo satisfeito: Vídeo do JP.

Os verdes de Belém, por exemplo, passaram meses se preparando paras as eleições e construíram um programa cujo o título era "Belém, ecópole da Amazônia". Um declaração de vontade para que nossa cidade caminha para ser a capital ecológica de toda esta região vasta e de poderosa riqueza biodiversa. Nossas teses acabaram sendo assumidas pelo candidato Zenaldo Coutinho. Edmilson Rodrigues também foi tocada pelas temas ambientais com a presença de Marina Silva no rol de seus apoiadores. O PV de Belém não elegeu vereador, ainda não foi dessa vez, mas fez uma bela e significativa participação política influenciando nos debates eleitorais.

O sangue correu nas veias de cada belemense nesta eleição. Todos tinham posição e fizeram questão de mostrar com bandeiras, adesivos, placas. No palanque virtual a participação foi intensa. Parabéns ao povo cabano pela sua maravilhosa consciência política. Uma boa escolha para todos.

Zenaldo Coutinho é a melhor opção para Belém

O Partido Verde de Belém está apoiando Zenaldo Coutinho por causa de seu compromisso com a ética, com a transparência e com as bandeiras verdes. Não somos uma partido que tenha tido sucesso nas urnas, sequer elegemos vereador em Belém, mas somos uma partido comprometido com o futuro da nossa cidade e queremos transformar Belém na capital ecológica da Amazônia. Estudamos os problemas urbanos e ambientais de Belém e apontamos soluções para que nossa cidade seja verde e cuide das pessoas. Encontramos em Zenaldo Coutinho um parceiro honesto e empenhado em construir estas soluções.

As eleições municipais não é uma palco de uma guerra entre a esquerda e a direita, como se fosso possível, na administração municipal, ter sucesso através do estímulo à luta de classes. Os bairros, a saúde, a educação, a segurança, o meio ambiente, o trânsito e transportes não se guiam pela esquerda ou pela direita, apenas reclamam soluções urgentes para frente, apostando no futuro melhor para às pessoas. 

Zenaldo Coutinho reúne todas as condições para fazer o que Belém reclama à muito tempo. A união dele com os municípios da região metropolitana. A união com o governo do Estado. A união com técnicos competentes capazes de elaborar bons projetos e apresentá-los ao Governo Federal. A união com vereadores, que lhe dará a tranquilidade para governar. A união com a parcela pobres da sociedade através de compromissos com a solução dos seus problemas. São condições que o fazem a melhor opção para o futuro de Belém.

O PV não é de esquerda e nem de direita, somos um partido de olho no futuro, um futuro comum, onde as soluções saíram do equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação e da solidariedade universal.

Belém tem vocação para economia criativa e vamos lutar por isto. Belém tem cara, cheiro e dna amazônico e não pode perder sua identidade regional importando soluções urbanísticas de outros biomas. Metrópole é um termo do Século XIX para dizer que uma determinada área do planeta era desenvolvida, hoje o termo metrópole está vinculada a poluição, trânsito caótico, péssima qualidade de vida. O desafio que Zenaldo Coutinho topou junto com os verdes é o de construir "Belém como Ecópole da Amazônia".

Vote 45, Zenaldo Coutinho prefeito e vamos construir uma capital ecológica no centro da Amazônia que cuide do seu povo e do meio ambiente. Uma cidade boa de viver, criar filhos e netos.   

Crimes são crimes, falsificar pesquisa é um deles

A Ministra Carmem Lúcia, presidente do TSE e membro do STF, durante o julgamento do mensalão, mostrou sua completa indignação com a atitude do advogado de Delúbio Soares, que da Tribuna da Suprema Corte admitiu, sem pestanejar, que seu cliente havia cometido o crime eleitoral de "caixa dois". Isto espantou a Ministra e a todos no país. Um confissão assim, a luz do dia, e perante a mais alta corte de justiça, nunca antes no Brasil tinha sido presenciada. 

O episódio da confissão de um crime na tribuna do STF durante o julgamento do mensalão carrega uma filosofia presente ainda em setores da esquerda brasileira de que "os fins justificam os meios" adquirido no período de ilegalidade, durante os combates a ditadura militar. Esta filosofia justificou assaltos, seqüestros, execuções… Setores da ditadura também usaram a mesma filosofia para justificar crimes hediondo como explosões, mortes violentas, massacres, desaparecimentos de presos, torturas, prisões de inocentes… Viramos esta "página infeliz da nossa história", que alguns insistem reviver. 

Meios escusos para alcançar um fins determinado foram empregados novamente no dia de ontem. Pessoas ligadas a campanha de Edmilson Rodrigues, de forma arquitetada, divulgaram pelas redes sociais uma versão falsa da primeira página de O Liberal, contendo o resultado de uma pesquisa falsa dando Edmilson Rodrigues na frente de Zenaldo Coutinho. Os carros-som do candidato repetiram estes números durante o dia toda pela cidade de Belém. A mentira foi logo detectada e acredito quem teve a infeliz idéia e a falta de freio moral, acabou dando um tiro no pé da campanha e prejudicando o próprio candidato, pois até eleitores de Edmilson, ao descobrir a fraude, aventaram a possibilidade de repensar o voto como forma de repúdio aos métodos.

Quem contratou o instituto Vox Populi foi O Liberal, então leia agora o desmentido do Jornal publicado no dia de hoje e tire suas próprias conclusões

Pesquisa mentira

Manipulação das pesquisas em Belém

Os apoiadores de Edmilson Rodrigues, com ou sem aval do candidato, passaram, as vésperas das eleições, a usar as redes sociais para divulgar números falsos de uma pesquisas falsa. Por estes números, Edmilson teria ultrapassado Zenaldo Coutinho. Oficialmente, parecendo algo orquestrado, a propaganda do candidato passou a falar em virada. Eu já tinha visto de tudo quando se fala em pesquisa, mas divulgar números de uma pesquisas que ainda nem foi concluída é algo inédito. 

O Vox pediu registro de pesquisa, como outros institutos também pediram o mesmo registro. Pelo sistema do TSE, temos quatro pesquisas em curso, mas nem uma concluída, conforme pode ser visto abaixo. No pedido de registro a Vox indica como data provável da divulgação o dia 24.10, como nesta data não houve divulgação, pois a divulgação fica a cargo da empresa contratante, no caso o Jornal Liberal, os integrantes da candidatura de Edmilson passaram a dizer que não houve divulgação porque Edmilson havia passado na frente de Zenaldo e criaram, ao seu bel prazer, um resultado e passaram a divulgar como se fosse verdadeiro.

Pesquisas eleitorais

Os números que o PSOL ou seus filiados estão divulgando, inclusive através de carro de som, foram fabricados por eles e visa criar um clima para favorecer o candidato Edmilson Rodrigues em prejuízo da vontade do eleitor. Eu nuca pensei que iria viver para ver acontecer de um partido que sempre se disse vítima de manipulação criminosas de pesquisas usar de um expediente pior ainda. 

As pequisas Doxa é para o consumo interno. As do IBOPE e VOX serão publicadas em O Liberal. A do IPESP será publicada em O Diário do Pará. Com certeza no sábado. Eles, na verdade, de posse da informação que as pesquisas estavam na fase de coleta de dados, ou seja, entrevistando as pessoas, criaram o clima para influenciar de fora para dentro o resultado final.

Um grupo de amigos que tomaram conhecimento dos números manipulados pelos integrantes do PSOL até chegaram a creditar esta inusitada subida de Edmilson à presença de Lula na propaganda, no que foram contrariados por um outro grupo, que disse: "Lula... Fiquem calmos. Zenaldo está é 12% na frente. O ex-presidente Lula, aqui no Pará, é um tremendo pé frio. Duciomar veio de Brasília com a palavra do presidente de que a Copa seria em Belém, mandou armar até festa para comemorar, e quem levou? Manaus. Em outras campanhas eleitorais paraense Lula já foi derrotado. 

O povo quando quer um candidato, não adianta manipulação. O conselho que deixo é ter muita calma e esperar os resultados oficiais das urnas, este sim, a vontade soberana dos eleitores. Um velho adágio fica aqui para os afoitos: "Eleição e mineração, só depois da apuração".

 

 

Zenaldo ou Edmilson, quem administrará Belém?

Belém vive um momento especial proporcionado pela melhor campanha eleitoral desde 1985, quando recobramos o direito de escolher o Prefeito da nossa quatrocentona. Estou maravilhado com os dois candidatos e com a qualidade imprimida pelos seus marqueteiros.

Zenaldo e Edmilson são dois experientes políticos, com posições ideológicas claras e visão de mundo bastante definida. A opção da cidade por um ou por outro não será uma simples escolha de nomes, mas de projeto político. 

Zenaldo Coutinho conseguiu ampliar o seu leque de apoios para o segundo turno. Além do Governador do Estado e dos prefeitos da região metropolitana, recebeu apoio de Jeferson Lima, Jordy, Marcos Rêgo, diversos partidos políticos, inclusive o Partido Verde. Ganhou o apoio exclusivo da UGT e de outras centrais sindicais. 

Edmilson Rodrigues conquistou o apoio do PT, do PSL e agora, na reta final, exibe apoio do Lula, Dilma. 

Os programas na televisão são de excelente qualidade, didáticos e ao alcance de qualquer eleitor. Diria que é uma guerra, no bom sentido, dos melhores marqueteiros políticos do Brasil. Orly Bezerra não perde para João Santana  e Chico Cavalcante não fica à dever ao Duda Mendonça. 

Os debates nas rádios e televisão tem sido esclarecedores, os empurrões, cotoveladas e beliscões estão dentro do aceitável. Barack Obama e Romney, representante de uma democracia mais longeva, também se empurram durante os confrontos eletrônicos.

Os dois se comprometeram com questões fundamentais para o nosso futuro. Combater a violência urbana; tratar o esgoto e garantir o abastecimento de água; colocar para funcionar o que já existe; defender o Plano Diretor Urbano, as áreas verdes e a arborização; construir, com os devidos cuidados ambientais, a ponte outeiro-mosqueiro; inclusão das ilhas com parte da cidade; saúde pública de qualidade; conclusão do BRT com construções de ciclovias; estes e outros temas foram debatidos a exaustão em beneficio do entendimento do eleitor.

O eleitor de Belém é quem ganha com este nível de campanha. Todos sabemos quem é Edmilson e Zenaldo, o que pensam e o que propõe para o nosso futuro. A escolha será soberana e nossa, dos eleitores. 

Zenaldo Coutinho é o meu candidato, sei quem ele é e o que ele pensa e propõe para o futuro das pessoas e da minha cidade. Os que escolherem Edmilson Rodrigues, terão o meu respeito, pois será uma escolha consciente também, livre de patrulhamento ideológico. Espero que o nível se mantenha ainda mais elevado neste cinco dias restantes e com propostas. No dia 28 que vença o melhor, e o outro acate o resultado e ajude Belém fazendo uma republicana oposição, que é do jogo democrático.

Zenaldo e PV unidos por uma Belém Verde



Veja porque o Partido Verde assumiu a candidatura de Zenaldo Coutinho no segundo turno. Os compromisso ambientais foram assumidos publicamente no programa eleitoral. É um passo importante rumo a uma cidade ecologicamente correta.

Áreas verdes, arborização, saneamento, tratamento de esgoto, apoio ao programa de desenvolvimento sustentável das ilhas de Belém, ciclovias, mobilidade urbana, são compromissos que Zenaldo assumiu com o PV e agora com a população. Assista o programa eleitoral resultado deste acordo.

O PV agora é 45 para Belém e o meio ambiente avançarem.

Pesquisas eleitorais tem o dom de iludir

Quando escrevi aqui que não era correto comparar pesquisas de institutos diferentes para dizer que este ou aquele candidato havia caído ou subido, meu comentário foi aplaudido por apoiadores de Edmilson Rodrigues, favorecido pelas minhas observações que caiam como uma luva contra publicações que tentavam influenciar o eleitor no primeiro turno e prejudicá-lo.
Agora vejo na televisão a propaganda de Edmilson Rodrigues utilizar do mesmo expediente outrora condenado. Estão comparando a pesquisa da Vox Populi com a do Ipesp e desprezando a pesquisa Ibope. Não dá para ser assim.
Eu não quero brigar com os números das pesquisas, pesquisas indicam tendências e, por elas, Zenaldo Coutinho está na frente com um percentual entre 6% e 10%. Temos ainda uma semana de campanha, semana muito importante e com dois debates, mesmo assim é pouco tempo para mexer tamanhos percentuais, ainda mais quando os números de Zenaldo Coutinho são os mais consolidados.
A campanha de Edmilson Rodrigues anuncia que irá colocar no ar gravações de Lula e Dilma pedindo votos. Será que isto influência? Lula e Dilma já não estão com todos os seus eleitores votando em Edmilson Rodrigues desde o primeiro turno? Lula apareceu na propaganda do Priante e gravou pedindo votos do Alfredo, e não sensibilizou os belemenses.
A única novidade com estas gravações será a incoerência e oportunismo eleitoral do PSOL, que é um partido de oposição programática ao Governo Lula/Dilma.
Leia a seguir o que pensa o deputado Ivan Valente sobre o PT e Lula, quando pediu anulação da votação da reforma da previdência, a seu ver, contaminada pelo compra de votos através do "mensalão":
“O PSOL nasceu da luta contra a Reforma na Previdência, um dos maiores ataques do governo Lula aos direitos dos trabalhadores. Diante da confirmação de que esta votação foi contaminada e violou os princípios do processo legislativo, não podemos silenciar e admitir que tudo continue como está”, afirmou o deputado federal Ivan Valente, presidente nacional do PSOL.

Empresa de lixo é a maior doadora legal da campanha de Edmilson Rodrigues

Sou favorável ao financiamento público de campanha e total transparência dos gastos eleitorais. Tenho defendido isto e acho que é uma bandeira progressista, de esquerda e decente.

Hoje o financiamento é privado e o eleitor tem o direito de saber quem paga a conta das campanhas para saber se o eleito vai tratar o seu financiador do mesmo jeito que trata qualquer um ou se vai favorecê-lo em paga pela grana que recebeu durante a campanha.

Os candidatos a prefeito de Belém ainda não encerraram suas prestações de contas, até porque a campanha não acabou. Mas já é possível saber que o maior doador da campanha de Edmilson Rodrigues até agora é a empresa: COGEP CONSTRUÇÕES E GESTÃO AMBIENTAL LTDA, com R$160.000,00. Esta é uma empresa de lixo urbano e a doação é legal, porém todos precisam saber disso.

A COGEP implantou um MDL no Aurá na gestão do ex-prefeito e sentiu-se comprometida com as causas defendidas pelo PSOL. Que mal há nisso? Nem um. Mas precisa ser dito.

Enquanto não conquistarmos o financiamento público de campanha, o melhor é a transparência.

Eleições e lixo, tudo a ver

No dia 08 de outubro de 2012, segunda-feira, quando todos os candidatos e partidos estavam de ressaca eleitoral, inclusive Anivaldo Valle, a Prefeitura Municipal de Belém deixou o cansaço de lado e trabalhou como nunca.  Publicou a homologação da licitação n. 017/2012 que trata do destino do lixo de Belém e do lixão do Aurá. Esta atitude poderia até valer um elogio não fosse uma fato curioso. O processo licitatório foi suspenso por medida cautelar a pedido da empresa Revita do Grupo Solví, preterido ilegalmente de participar do certame.

O Grupo Solví está implantando um centro de tratamento de resíduos sólidos em Marituba para atender a região metropolitana, mas ficando de fora de Belém, torna seu empreendimento economicamente inviável. O que diz os nosso Juiz? Qual é a posição dos nossos candidatos? 

O Comissão de Meio Ambiente manifestou-se sobre o tema, pedindo uma posição do Poder Judiciário, estamos aguardando. 

 

 

Lixo  homologação

Por uma Belém mais verde o PV é Zenaldo Coutinho

Foto 10
Firmamos com Zenaldo Coutinho um pacto por uma Belém mais verde. Por uma Belém capital ecológica da Amazônia. Por um cidade que trate o seu esgoto, que cuide das áreas verdes, que planeje o seu crescimento respeitando o meio ambiente, que una o econômico, o social e o saber em prol do desenvolvimento sustentável, que opte por transporte público de qualidade, por ciclovias, mas que, acima de qualquer coisa, busque a qualidade de vida de sua gente.

Foi com estes propósitos que nós do Partido Verde (eu, na condição de presidente, a direção estadual, municipal, candidatos, deputado Gabriel Guerreiro) fomos, num ato aberto, transparente, republicano, como deve ser a atitude dos partidos e dos políticos sérios, empenhar nosso apóio a candidatura de Zenaldo Coutinho a prefeito de Belém.

O PV é um partido que trabalha com a ecologia política e acredita que o verdadeiro ambientalismo só será vitorioso com a conquistas dos corações e mentes das pessoas, significando um adesão de toda a sociedade humana a proteger o futuro da nossa própria espécie. Outras formas de construções que submete a ecologia a lógica da luta de classes, mas mantendo o mesmo modelo de exploração dos recursos naturais, não nos interessa. A união em prol de um novo modelo econômico baseado no desenvolvimento sustentável nos afasta de outros caminhos.



A nossa opção unanime por Zenaldo é o nosso compromisso com um futuro melhor para as pessoas e para as demais espécies.

Por uma Belém mais verde o Partido Verde vota 45.

PDT apóia Edmilson Rodrigues!?

Sai para caminhar pela manhã, encontrei alguns amigos que gostam de política e que já haviam lido no Jornal que o PV pode apoiar Zenaldo Coutinho e o PDT havia declarado apoio ao Edmilson Rodrigues. Quando me viram, foram logo dizendo: "O PV tudo bem que já estava com o Jordy que é da base de apoio dos amarelos, nada mais coerente que seguir no mesmo bloco, mas o PDT, como tu explicas, Zé Carlos?" 

Olha, gente, expliquei, o PV ainda vai falar oficialmente com o candidato Zenaldo Coutinho e apresentar sua pauta ambiental para que Belém caminhe na direção de uma cidade verde. Mas eu não entendo a surpresa de vocês quanto ao PDT. O PDT é presidido por Geovani Queiroz, líder da campanha pela divisão do Pará. Ele não pensou em Belém, no PDT e tão pouco é  vermelho. Geovani odeia é o Zenaldo porque impediu que ele criasse o Estado do Carajás. 

Ah! agora entendemos tudo, disseram os meus amigos.

Uma rodada de café para todos, tomamos e depois seguimos nossos caminhos para mais um dia de batalha. Bom dia, bom dia, bom dia...

 

Paulo Rocha a caminho da absolvição

A sessão do STF que julga o item de "lavagem de dinheiro", no processo conhecido por "mensalão", crime pelo qual o ex-deputado Paulo Rocha foi acusado pelo Ministério Público Federal e que o levou a um calvário e a uma derrota eleitoral, quando disputou o cargo de Senador da República, foi suspensa com o placar de  5 x 2 pela inocência de Paulo. Era a vez do ministro Celso Mello votar quando o presidente Aires Brito anunciou que o ministro Gilmar Mendes, ausente da sessão por compromissos importantes, solicitou votar na segunda-feira. O Decano preferiu, então, aguardar o voto de Gilmar para só então votar.

Assim, faltam apenas três votos: Gilmar Mendes, Aires Brito e Celso Mello para concluir o julgamento do Paulo. Se um deles acompanhar o revisor Ricardo Lewandowski, Paulo Rocha estará absolvido. 

O resultado pela absolvição será justo com a história política de Paulo. Um rapaz humilde, filho de uma família de dezessete filhos,  que veio de Terra Alta, naquela época município de Curuça, para ser aluno interno do Colégio Salesiano do Trabalho. Ali, Paulo estudou e aprendeu a profissão de gráfico, sendo o primeiro profissional a manusear a nova forma de impressão pelo processo off-set, e trabalhou para ajudar a construir a própria Escola. Foi carregando cimento nas costas, que o jovem franzino adquiriu um grave problema de coluna, que o acompanha até hoje, agravando com as tensões nervosas das crises políticas, as vezes o jogando diretamente na cama, sem poder movimentar-se como gosta. Quando Paulo recebeu a noticia do seu indiciamento no processo do mensalão, entrou numa crise de coluna que por pouco não lhe deixa imobilizado para sempre.

Ele chefiou as oficinas gráficas da Escola Salesiana ensinando aos jovens pobres da periferia da Pedreira e Sacramenta o oficio gráfico. Paulo começou cedo sua inclinação pela política. era ele quem cedia a gráfica da Escola para imprimir material dos movimentos sociais contra a ditadura militar. Acabou sendo preso pela Polícia Federal quando imprimia a histórica edição número cinco do Jornal Resistência. 

Paulo Rocha foi autor da primeira foto colorida impressa em um jornal do Norte, O Liberal. Montou o laboratório da antiga Grafisa e de lá saiu para liderar o movimento de oposição sindical dos gráficos. Paulo trabalhava muito para se manter e ajudar a criar os irmãos, mas ainda sobrava tempo para fazer política sindical e depois partidária. 

Vencemos três eleições sindicais no Sindicato dos Gráficos, tornando-nos uma referência para outros movimentos, e elegemos a primeira diretoria em 1983, da qual ele foi o presidente e eu o secretário geral. A nossa diretoria, por ser a primeira, teve a responsabilidade de apoiar outras oposições e a construção da Central Única dos Trabalhadores. 

Paulo Rocha federal e Zé Carlos estadual, foi o voto de muitos companheiros trabalhadores aqui do Pará. No parlamento e na política, Paulo desenvolveu uma enorme habilidade de negociar , de ouvir, de agregar. Montou um grupo político que exerceu a maioria dentro do PT por muito tempo. Sempre foi conciliador e muito querido, inclusive por políticos de fora do PT. Paulo era o coordenador da bancada paraenses no Congresso Nacional.

Se Paulo não tivesse sido arrolado e denunciado no processo do mensalão, hoje ele seria Senador do Pará, com toda a certeza. Este prejuízo nunca será pago.

Paulo Rocha, acredito, será inocentado e retomará sua vida política, agora sem a companhia do fiel escudeiro Laércio Oliveria, falecido recentemente, vítima de câncer, mas com muitas lições tiradas deste doloroso episódio. Que Nossa Senhora de Nazaré te cubra de bênçãos e te proteja sempre, caro amigo.

Em Belém não cabe um embate direita x esquerda

Começa o segundo turno das eleições municipais em Belém com a tentativa de se estabelecer uma disputa entre direita e esquerda. Edmilson e sua frente de partidos seria um candidato de esquerda e Zenaldo Coutinho estaria carimbado de direita, embora tenha como candidata a vice-prefeita em sua chapa uma filiada ao PSB, partido historicamente ligado a esquerda brasileira e aliado da presidente Dilma no plano federal.

Na administração de uma cidade, quem não governar para maioria terá dificuldades em se manter no cargo. A maioria das pessoas nas cidades são pobres, moram em áreas não urbanizadas, onde necessitam de políticas públicas. 

O prefeito é apenas um sindico de um condômino chamado cidade, onde as pessoas fazem um pacto de viver em um dado território. Quem pensar que pode mudar as relações econômicas a partir de uma prefeitura, não terá sucesso e prejudicará a vida da maioria e a maioria é constituída de pessoas carentes.

Deixem de bobagem e apresentem logo, e de forma clara, suas propostas para resolver os nosso graves problemas de mobilidade, saneamento, saúde, segurança e urbanização, pelo menos. Belém quer deixar de ser uma das cidades mais violentas do Brasil; a que menos tem arborização; a que não trata esgoto; a cidade suja… Vocês dois, Zenaldo e Edmilson ganharam a oportunidade de nos convencer que podem solucionar os nosso problemas, estamos esperando.

Plácido encontra a imagem de Nossa Senhora de Nazaré as margens de um igarapé. É Círio outra vez

Numa manhã de 1700, o caboclo Plácido José de Sousa seguia pela Estrada do Maranhão e as margens do Igarapé da Coruja, ou Murucutu, encontrou uma pequena imagem de 28 cm, em madeira, provavelmente esquecida lá pela comitiva de Pedro Teixeira, quando este decidiu ir a pé da Cidade Velha, Forte do Presépio, a São Luis, buscar socorro para a comitiva de Francisco Caldeira Castelo Branco, e abriu um picada passando pelo igarapé, depois chamada pelos caboclos de Estrada do Maranhão. 

“No desenho do P. Muniz, a área aparece bem aberta e espalhada. A representação que ele faz é de um alagado às proximidades do desenho da igreja”, explica. “No desenho se formava uma espécie de alagado. O igarapé que passava por trás da Basílica se encontrava com outro igarapé que formava um alagado até a (travessa) 14 de Março”.

Como era a área onde foi encontrada a imagem? (imagem ilustrativa)

IgarapeSantaIzabel04

Como é a área onde foi encontrada a imagem?


Canal da 14

O "canal da 14" é um dos muitos canais que cortam Belém. Todos eram igarapés saudáveis e refrescantes, mas a vida do homem moderno foi substituindo todos os belos cursos naturais de água existentes em nossa cidade por canais que recebem esgotos domésticos e industriais sem qualquer tratamento. O igarapé do Peri, das Almas, do Murucutu, do São Joaquim, da Água Cristal, da Pariquis, da Dr. Moraes, do Galo, do Tucunduba, não os coloquei na ordem geográfica e nem em ordem alguma, apenas fui citando de memória, acho até que esqueci alguns.

Belém e seus igarapés era uma verdadeira cidade amazônica, mas foi ficando com cara de cidade paulista, com prédios, valas, etc. 150 toneladas de esgotos sem tratamento são atirados irresponsavelmente todos os dias na baia do Guajará e no rio Guamá. 

Sei que é muito difícil voltar ao "como era", mas não pode ser o "como é". O templo natural amazônico que a nossa Santinha escolheu para repousar as margens do Igarapé Murucutu e que Plácido respeitou erguendo ali uma pequena capela deve nos servir de referência e compromisso  neste Círio com uma Belém mais verde. 

Eu acredito no futuro ambiental da nossa Cidade ainda mais que neste segundo turno eleitoral, dois candidatos, o Zenaldo Coutinho que já tem o "S" de saneamento como compromisso; o Edmilson Rodrigues que nos mandatos anteriores priorizou a recuperação do igarapé do Tucunduba e a macrodrenagem da Estrada Nova, priorizarão o tratamento de esgoto e recuperação dos nosso belos templos santos, os nossos igarapés. 

Amanhã vamos continuar abordando temas ligados ao Círio.



 

Parabéns aos eleitos e aos eleitores

Bom dia. Agradeço as pessoas que votaram e apoiaram as teses de uma cidade verde que defendi ao longo da campanha.

Não fui eleito, embora tenha recebido 1.041 votos, parece pouco, mas quem disputa eleição municipal, uma das mais difíceis, sabe que não é. Ainda mais quando se opta por uma campanha limpa, baseada apenas em receitas de origem limpa e gastos previstos em lei.

Pedalei muitos quilômetros defendendo a Belém que eu acredito possa existir num futuro próximo. Uma cidade com um sistema público de transportes. Ciclovias e ciclofaixas. Estações de tratamento de esgoto. Arborização. Saúde. Educação. Segurança pública.

Mas o dialógo com a maioria da cidade e dos eleitores é um tanto quanto difícil. As pessoas são carentes de serviços básicos que exigem soluções para ontem e de forma concreta. Falar de futuro fica distante e pouco crível para quem mora ao lado do crime.

Eu entendo os eleitores e no lugar deles também optaria pela própria sobrevivência, buscando resolver aquilo que mais aperreia a vida. R$ 30,00 reais pode ser pouco para alguns, mas vendo como a maioria do nosso povo vivi, sei que resolve, pelo menos temporariamente, a comida na panela, um papel de luz, uma prestação atrasada, um crédito de celular, o combustível da moto para ir trabalhar, um mercadoria para revender...

A democracia é um constante exercício de escolha e a nossa ainda é jovem e imperfeita. Contudo, respeito muito a decisão dos eleitores, ela é sabia para o nível de informação que possuem e vai escrevendo certo por linhas torta.

Agora vamos para o segundo turno pensando em Belém dos 400 anos.

Peço o seu voto para ser um dos 35 vereadores de Belém

Adesivo do Zé

Meus caros leitores e admiradores do blog e que através dele conhecem os meus propósitos, amanhã é dia de escolher a melhor Câmara Municipal que Belém já teve. Serão 35 vereadores de vários partidos e de várias tendências. Coloco-me a sua disposição.

Aproveito para informar que não haverá publicação de pesquisas. Isto é bom e deixará o eleitor ir para as urnas com sua própria consciência. Boa eleição a todos.

Ainda tem Pesquisa IBOPE para ser divulgada. Como estará o Zenaldo e o Edmilson?

NewImage

IBOPE pediu registro de pesquisa em nome da TV Liberal, isto realmente assusta quem está participando desta eleição. O resultado deverá ser divulgado na noite deste sábado, as vésperas das eleições. Outros institutos também solicitaram registros, mas não tenho certeza se serão divulgados. 

Os candidatos se esforçaram, empenharam tempo e muito dinheiro nesta campanha. Os partidos jogam o futuro. Os eleitores, apreensivos, buscam informações sérias para fazer a melhor opção para quatro anos de suas vidas. Tudo isto pode ser jogado fora com o resultado de poucas entrevistas, com poucos eleitores e umas planilhas que poucas pessoas tem acesso. O resultado que eles divulgarem amanhã, certo ou errado, influenciará o voto de muitos eleitores e o resultado das eleições, colocando no segundo turno dois candidatos, deixando de fora a maioria deles. Os que forem vítimas destes números, terão que se conformar e reunir forças para juntar os cacos, pagar os prejuízos e seguir em frente.

Vamos aguardar que desta vez o Juiz Eleitoral, responsável por liberar as pesquisa para publicação, o faço com a segurança necessária. O Ministério Público Eleitoral sei que nada poderá fazer por não ter acesso aos dados antes da publicação. 

Veja o quadro de pedido de registro de pesquisa:

Registro de Pesquisa 02 10

Vereador verde em Câmara cinza


A UFPA atestou o que o Partido Verde vem alertando, Belém está num acelerado processo de perda de cobertura vegetal com sérios prejuízos para qualidade de vida das pessoas. Nossa Câmara Municipal é cinza. Gosta de muito de cimento e os vereadores não se sensibilizam para as causas ambientais como  é a defesa da arborização da cidade e a preservação das áreas verdes. 
A prefeitura licencia prédios e não os obriga a manter um percentual mínimo de árvores nos terrenos  onde se localizam. 
Vamos mudar esta história e fazer Belém voltar a ser a cidade mais arborizada do Brasil. 
Você quer? 
Você pode.

Belém ecopóle da Amazônia: Lúcio Flávio lança o "Dossiê Belém".

Prédios 7
Belém vive uma crise de identidade? 
A nossa cidade perseguiu por muito tempo o título de "Metrópole da Amazônia", dístico que lhe daria a condição de cidade mais importante de toda região. E fomos a terceira cidade mais importante do país durante o período da borracha. Belém "possui bondes elétricos e a iluminação pública era a gás. Logo seria inaugurado o primeiro forno crematório da América dos Sul… … Os moradores da cidade dispunham de água potável e esgoto. Podiam ver as melhores companhias européias em seu suntuoso teatro de ópera". Hoje, fomos ultrapassados por Manaus em muitos aspectos. Perdemos a condição de porta de entrada e porto de saída. As industrias foram para a capital amazonense e as linhas áreas ligam Manaus ao mundo.
Por que isso aconteceu? "Porque há bastante tempo a cidade deixou de planejar, de projetar-se para o futuro, antecipando-se às ondas de um crescimento espontâneo e anárquico, que desgasta o capital acumulado em tantos anos de função metropolitana sem lhe adicionar novos aportes. A cidade deixou de sonhar. E de se mobilizar para tornar seus sonhos em realidade." 
Nosso perfil econômico mudou conforme mudou a realidade do Pará. As industrias foram implantadas próximos dos recursos naturais. Surgiram cidades médias disputando com Belém a primazia de capital e para tanto reclamam repartição territorial. Sem a percepção dos nosso governantes, Belém transformou-se em uma cidade de serviços e que abriga instituições de pesquisas e universidades importantes. O nosso sucesso está ligado a o que hoje chamam de economia criativa.
O Partido Verde, durante os debates preparatórios para eleições municipais de 2012, alcançou está crise de identidade vivida por nossa cidade e resolveu cunhar um novo termo para este novo momento. Passamos a defender que Belém esqueça o termo metrópole e fixe-se em uma nova utopia que resumimos na expressão "Belém ecopóle da Amazônia", um termo tão novo que até o computador quer corrigir sempre que ele é digitado.
Belém capital ecológica da Amazônia seria uma cidade com instituições de pesquisas, cursos de pós-graduação, lazer, um forte comércio, restaurantes, show etc.Tudo o que comporta o terno economia da criatividade, ofertando qualidade de vida as pessoas que trabalham nos grandes projetos instalados no Pará e aos turistas de todas as paragens.
O projeto de cidade que nós do PV sonhamos, leio agora no "Dossiê Belém" (todas as aspas são citações deste documento) que o brilhante jornalista Lúcio Flavio Pinto lança as véspera das eleições, com o título: "A Belém que eu quero (qual é a sua para este 2012 do voto?)".
O PV ainda não reuniu condições para lançar candidatura própria e defender seu projeto de Belém, optamos por uma aliança com o PPS que incorporou nosso projeto as suas proposições. Infelizmente, as armações contra o nosso candidato Arnaldo Jordy, impediram um bom debate sobre o sonho verde para nossa Belém.
A Ecopóle da Amazônia, além de adotar a economia criativa como vocação natural para gerar empregos e renda, deveria ter como projeto: "estabelecer um padrão de vida em relativa harmonia com as condições ambientais". O futuro, porém, só será possível se fizermos um pacto para deixar de ser "a cidade mais barulhenta do Brasil e uma das que mais sofre com a poluição sonora no planeta. É das mais violentas do país. Tem das maiores favelas horizontais. Está entre as mais sujas e das que menos têm esgotos (menos de 10% da população). Apresenta ainda a mais alta concentração de renda. Seus indicadores sociais são ruins. E perde qualidade - e quantidade - no próprio Estado."
Vá até uma banca de revista, e antes de domingo adquira um exemplar deste "Dossiê Belém", leia com atenção, depois pegue o telefone, o computador e convença os seus familiares, amigos, colegas de trabalho e a elejer vereadores e prefeito com a capacidade intelectual e moral de mobilizar Belém "para tornar seus sonhos em realidade".

Debate da TV Liberal foi cancelado, quem ganha e quem perde?

A TV Liberal tomou uma decisão  cancelar o debate entre os candidatos a prefeito de Belém alegando a insegurança jurídica provocada por ações judiciais manuseada por partidos que se sentiram prejudicados pelo critério de chamar apenas os seis melhores colocados. Em São Paulo o debate também foi cancelado. Lá o candidato Levy Fidélix entrou com ação e ganhou o direito de participar no evento eleitoral. Mas aqui em Belém não se tem conhecimento de alguma decisão neste sentido. Dai que a decisão da TV Liberal pegou a todos de surpresa.

A decisão Rede Globo, copiada pela TV Liberal, de convidar apenas os seis melhores colocados, fere o direito de equidade dos participantes do pleito. A TV Liberal alega a impossibilidade de produzir um debate de qualidade com tantos participantes. A Record conseguiu superar a quantidade e realizou um debate num bom formato em que todos tiveram a chance de perguntar e responder.

O cancelamento  do debate prejudica o eleitor por perder a chance de ouvir os concorrentes sem os truques ou as montagens que a propaganda eleitoral comporta. Para a propaganda, o candidato tem recursos e a tranqüilidade de poder gravar, avaliar, testar em qualitativas e até refazer a peça antes de exibir no horário gratuito. No tête a tête não, é o olho no olho ao vivo e qualquer vacilo pode ser fatal.

Edmilson e Zenaldo Coutinho, os dois primeiros colocados na última pesquisa publicada, são os maiores beneficiados com o cancelamento do debate. O retrato de que estes dois candidatos  estão no segundo turno desenhado pelo Vox Populi ficará na cabeça do eleitor até a hora da urna, sem risco de ser alterado por qualquer vacilo de ultima hora.

Os demais candidatos que planejaram desmontar as teses dos adversários, reafirmando suas propostas e se colocando como uma opção viável eleitoralmente, ficaram igual o pintor de quem foi tirado a escada, terminaram com a brocha na mão. 

O cancelamento tem que ser visto com a boa-fé que a TV Liberal merece, mas foi um grande lance eleitoral.

Duciomar quer deixar dívidas para os sucessores

O prefeito Duciomar Costa está impossível. Enviou três mensagens a Câmara Municipal solicitando dos vereadores autorização para contrair operação de créditos com oferecimento de garantias. Os candidatos a prefeito que se cuidem. Do jeito que está, quando assumirem não terão recursos para cumprir as promessas que andam fazendo por ai. Nem três esses, nem creches, nada vai poder ser feito se não tiver recurso em caixa. Pelo jeito, parece que vão sobrar dívidas. 

Ordem do dia

Alteração do centro histórico e entorno foi adiado

IMG 1027

O projeto do vereador Raimundo Castro permitindo a construção de prédios no centro histórico e entorno pautado para sessão da Câmara Municipal de Belém no dia de hoje teve a votação suspensa por acordo dos líderes de bancadas. O acordo foi feito para permitir votar o plano de carreiras da Guarda Municipal. O adiamento, porém, deu a possibilidade de uma reunião entre os dirigentes das entidades da sociedade civil do movimento em defesa de Belém e Raimundo Castro.

Na reunião com os líderes, Castro esclareceu que o objetivo do seu projeto é permitir que seja construído mais um andar no shopping Pátio Belém para proporcionar a revitalização do centro comercial, área da cidade que perdeu 20% do movimento, causando prejuízo financeira aos comerciantes. 

As entidades contestaram o Vereador, mostrando que a lei, da forma que está sendo proposta, permitirá que se construa prédios em toda área do centro e do entorno, indiscriminadamente, causando enorme prejuízos a nossa Cidade. 

Na minha intervenção, propus a suspensão de todas as propostas que visem alterar as leis de construções e a criação de um fórum para debater o planejamento e desenvolvimento urbano de Belém. Propus também a criação de uma Fundação Municipal de Planejamento Urbano nos mesmos moldes do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba.

O Vereador Castro aceitou as ponderações das entidades, acordou suspender a votação do projeto para que ele seja submetido a uma avaliação técnica na quinta-feira, às 15 horas, e só depois retorne a pauta, acompanhado da avaliação técnica. Castro ainda aceito a idéia da criação do fórum para o debate do planejamento urbano, que definirá o futuro da nossa Belém.

Foi uma vitoria para todos.

Debate da Record foi de confronto entre os candidatos a prefeito de Belém

O debate da TV Record adotou o formato do confronto direto entre os candidatos e permitiu um debate mais real e sem subterfúgio, pena que o horário, 23 horas, ficou impeditivo para maioria da população que acorda cedo para trabalhar muito. O debate terminou 1 hora.
Os candidatos, naturalmente, foram influenciados pela pesquisa Vox Populi e privilegiaram os temas priorizados pelos dois candidatos, Edmilson Rodrigues e Zenaldo Coutinho. Tiveram destaques as bolsas de Edmilson e os três esses de Zenaldo Coutinho. Assuntos como gestão pública, transparência, participação da sociedade nas decisões da cidade, política de pessoal, lixo, arborização e áreas verdes, cumprimento do plano diretor e  meio ambiente, simplesmente não foram tratados. Até a geração de emprego e renda, mesmo ganhando um round, ficou na superficialidade.
Na saúde pública Anivaldo e Sérgio Pimentel, ligados a prefeitura de Belém, acusaram o Estado e a União de serem os dois grandes responsáveis pelo caos da saúde na capital. O primeiro porque não faz sua parte e não investe um tostão em atenção básica. O segundo porque tem programas ineficientes.
Na segurança pública, os candidatos devolveram a bola para o Governador, responsável constitucionalmente por prestar este serviço a população, mas completaram com serviços municipais como iluminação, mais guarda municipal. Jordy, mostrou que temos pouco mais de 900 guardas municipais, quando precisaríamos de no mínimo 1400. Prometeram criar órgãos municipais de segurança, seja uma secretaria ou o pro-paz municipal.
No saneamento ficou dito que o Estado, através da Cosanpa, recebe uma taxa de dez por cento da conta de água para o serviço de esgoto e saneamento, mas não investe um tostão. Zenaldo respondeu com a promessa de prosseguir as drenagens e macrodrenagens dos canais de Belém.
Edmilson foi cobrado por ter concedido seis aumentos de passagens de ônibus durante seu mandato e pelo projeto do bondinho, chamado de "bondinho de ouro". Edmilson teve que explicar como pretende resolver o problema de 50 mil crianças com apenas 5 creches.
Jordy apresentou dados sobre a realidade de Belém e desenvolveu suas propostas para os problemas, evitando o confronto com os outros candidatos. Escapou de ser usado por Jeferson Lima para bater nos outros candidatos que são deputados federais.
Priante partiu para o ataque a Zenaldo Coutinho, questionando sobre a posição do PSDB contrária ao Bolsa Família e as políticas sociais do Governo Federal. Lembrou que Zenaldo foi o líder da oposição ao governo Lula.
Zenaldo Coutinho insistiu nos três esses, mas fustigou Edmilson, questionando sobre o aumento das tarifas dos ônibus. Agarrou-se na idéia da união entre ele o Governador que pode salvar Belém.
Anivaldo Vale, embora tenha problemas em se expressar com mais clareza e concisão, defendeu a atual administração municipal, mantendo a linha de que será a continuidade das obras do BRT e Portal da Amazônia e atacou duramente o Governador Simão Jatene, principalmente na saúde, saneamento e segurança. Vale disse que as pessoas estão nas grades enquanto o bandido está solto e que a Cosanpa recebe dinheiro para fazer saneamento, mas apenas limpa tubos.
Jefferson Lima ligou a metralhadora giratória e bateu em todos que estão a sua frente. Foi para um confronto direto com Sergio Pimentel, acusando-se de ter fugido de um mandado de prisão. Mas  ficou com cara de ingênuo ao tentar pedir aos deputados federais que fiquem em Brasilia e o deixe ser o prefeito. Um apelo patético.
Edmilson Rodrigues, mostrou irritação e agressividade no primeiro bloco, depois do intervalo voltou mais controlado e passou a fazer o seu discurso padrão de líder da revolução que vai salvar o povo das garras da burguesia tirana.
Alfredo Costa aproveitou todas as perguntas para reafirmar suas propostas que são versões municipais dos programas federais do PT. Terminou dizendo que é o verdadeiro candidato do PT.
Sérgio Pimentel mostrou preparo para o debate e que está disposto ao embate. Destruiu com firmeza a idéia da união entre o governador e o prefeito, mostrando que a promessa de Jatene em ajudar o prefeito de Belém foi feita para Duciomar do mesmo jeito que está sendo feita para Zenaldo, mas que na prática esta união não foi capaz de se transformar em benefícios para população da capital.
Marcos Rego manteve o estilo dos seus programas de televisão.
Leny Campelo foi serena, manteve-se no debate propositivo, mostrou conhecimento dos problemas sociais, principalmente aqueles que afetam as mulheres.
Não podemos, como eleitor, nos queixar dos candidatos. Todos são preparados, conhecem os problemas da cidade, apresentam soluções segundo suas concepções de mundo e origem política. Vamos agora para o debate da Rede Globo e depois para urnas, desprezando as pesquisas duvidosas.

Ciclista morto. A culpa é do Governo.

Ciclista morre

Sem ciclovias, ciclistas arriscam suas vidas diariamente na Grande Belem. Ontem chegou a hora do pedreiro Emanuel da Rosa Silva, 33 anos, morador do bairro Águas Lindas. O rapaz foi tragado pelo ônibus nesta disputa desigual por uma espaço na pista e morreu esmagado pelas rodas do pesado veículo. O motorista do ônibus não teve culpa. O ciclista muito menos. 

As obras de duplicação da Rodovia BR 316, bancada pelo Governo Federal através do DNIT, em convênio com a Prefeitura de Ananindeua, previam a construção de uma ciclovia do Entrocamento até o Centro de Ananindeua, local bastante movimentado. Esta obra já consumiu muito dinheiro público, principalmente nos anos de 2008 e 2009.

Apenas o Convênio SIAFI n. 615647, celebrado entre o Governo Federal e prefeito de Ananindeua recebeu R$ 11 milhões conforme pode ser consultado no Portal da Transparência.

Será que este dinheiro todo foi pouco para concluir a ciclovia e proteger pedestres, ciclistas e motoristas que todos os dias trafegam pela BR 316?

Os trabalhadores da construção civil são os maiores usuários da bicicleta como meio de transporte e também as maiores vítimas de acidentes, alguns fatais, como foi o caso do pedreiro Emanuel.

É chegada a hora de compromisso com a vida das pessoas. Ciclovias já!  

Em defesa de Belém

IMG 1019

Entidades da sociedade civil como a ONG no Olhar, a Rede Voluntária de Educação Ambiental, Cidade Velha Viva, Observatório e Fórum Belém, se reuniram ontem na porta da Igreja da Sé para um ato simbólico em defesa da nossa cidade de Belém e contra a aprovação dos projetos de lei que visam mudar o gabarito da Almirante Barroso, Cidade Velha e entorno, o primeiro de autoria do vereador Gervasio Morgado e o segundo de responsabilidade do vereador Raimundo Castro, candidato a vice-prefeito na chapa de Anivaldo Vale. Um abaixo-assinado feito pelo movimento vem recebendo apoio de intelectuais, pesquisadores, populares e artistas. Uma das primeira pessoas ilustres a assinar o manifesto foi a cantora Gaby Amaranthos.

A votação destes dois projetos será na terça-feira, pela manhã, na Câmara Municipal, onde as entidades prometem fazer muito barulho para pedir a rejeição das leis. Alterar os gabaritos destas duas áreas significará mais transtornos para os moradores e um violento atentado ao patrimônio histórico de nossa cidade. Mas atende interesses do mercado imobiliário e do mercado financeiro, principalmente da carteira de crédito imobiliário da  Caixa Econômica Federal, que deveria priorizar o financiamento de projetos de habitação popular, de cunho social, do "Minha Casa Minha Vida".

A especulação imobiliária adotou uma tática para lá de questionável. Primeiro eles compram terrenos em áreas proibidas de construir prédios altos, pagando valor inferior por estes imóveis. Depois pressionam a Câmara Municipal para alterar o gabarito, quando isto acontece, podem construir três vezes mais e lucrar o triplo daquilo que lucrariam com o gabarito anterior. 

Cata no portal

A área do Portal da Amazônia, hoje beneficiada pelas obras da prefeitura, era uma área alagada, onde pessoas muito pobres se espremiam entre grandes áreas de fabricas, portos e madereiras, muitos deles funcionários destas empresas.

Os pobres que moravam naquelas áreas insalubres festejaram a obra do Portal, mas para os ricos a comemoração foi muito maior. As obras do Portal feitas pela prefeitura com dinheiro que será pago por todos os habitantes de Belém, valorizaram estas áreas, antes de pouca serventia para o mercado, e passaram a ter grande valor comercial, ainda mais se for possível construir ali grandes prédios de apartamentos.

Algumas perguntas impertinentes: Será que o gabarito permite construir prédios acima de dez andares? Ali é uma área considerada entorno do Centro Histórico? Se as respostas forem sim, bingo… Estamos falando de milhões que serão financiados pelas carteiras imobiliárias dos bancos públicos e privados.

Os pobres, que moram em casebres de madeira, que sofreram com as pontes, águas fétidas, doenças e que pescavam muçum quando a maré baixava, vão todos ser expulsos pela especulação, é uma questão de tempo. A obra pouco fez para proteger os interesses sociais destas pessoas.

O empresário está cumprindo o seu papel de buscar o lucro. O erro está na atitude dos vereadores, eleitos e pagos para proteger os interesses da sociedade. Vamos todos a Câmara Municipal derrotar estas leis.

P.S.: Aviso aos olheiros dos ricos especuladores de Belém: esta nota não dá direito a interpelação judicial, não adianta tentar.

 

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB