Manipulação das pesquisas em Belém

Os apoiadores de Edmilson Rodrigues, com ou sem aval do candidato, passaram, as vésperas das eleições, a usar as redes sociais para divulgar números falsos de uma pesquisas falsa. Por estes números, Edmilson teria ultrapassado Zenaldo Coutinho. Oficialmente, parecendo algo orquestrado, a propaganda do candidato passou a falar em virada. Eu já tinha visto de tudo quando se fala em pesquisa, mas divulgar números de uma pesquisas que ainda nem foi concluída é algo inédito. 

O Vox pediu registro de pesquisa, como outros institutos também pediram o mesmo registro. Pelo sistema do TSE, temos quatro pesquisas em curso, mas nem uma concluída, conforme pode ser visto abaixo. No pedido de registro a Vox indica como data provável da divulgação o dia 24.10, como nesta data não houve divulgação, pois a divulgação fica a cargo da empresa contratante, no caso o Jornal Liberal, os integrantes da candidatura de Edmilson passaram a dizer que não houve divulgação porque Edmilson havia passado na frente de Zenaldo e criaram, ao seu bel prazer, um resultado e passaram a divulgar como se fosse verdadeiro.

Pesquisas eleitorais

Os números que o PSOL ou seus filiados estão divulgando, inclusive através de carro de som, foram fabricados por eles e visa criar um clima para favorecer o candidato Edmilson Rodrigues em prejuízo da vontade do eleitor. Eu nuca pensei que iria viver para ver acontecer de um partido que sempre se disse vítima de manipulação criminosas de pesquisas usar de um expediente pior ainda. 

As pequisas Doxa é para o consumo interno. As do IBOPE e VOX serão publicadas em O Liberal. A do IPESP será publicada em O Diário do Pará. Com certeza no sábado. Eles, na verdade, de posse da informação que as pesquisas estavam na fase de coleta de dados, ou seja, entrevistando as pessoas, criaram o clima para influenciar de fora para dentro o resultado final.

Um grupo de amigos que tomaram conhecimento dos números manipulados pelos integrantes do PSOL até chegaram a creditar esta inusitada subida de Edmilson à presença de Lula na propaganda, no que foram contrariados por um outro grupo, que disse: "Lula... Fiquem calmos. Zenaldo está é 12% na frente. O ex-presidente Lula, aqui no Pará, é um tremendo pé frio. Duciomar veio de Brasília com a palavra do presidente de que a Copa seria em Belém, mandou armar até festa para comemorar, e quem levou? Manaus. Em outras campanhas eleitorais paraense Lula já foi derrotado. 

O povo quando quer um candidato, não adianta manipulação. O conselho que deixo é ter muita calma e esperar os resultados oficiais das urnas, este sim, a vontade soberana dos eleitores. Um velho adágio fica aqui para os afoitos: "Eleição e mineração, só depois da apuração".

 

 

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB