Pesquisas eleitorais tem o dom de iludir

Quando escrevi aqui que não era correto comparar pesquisas de institutos diferentes para dizer que este ou aquele candidato havia caído ou subido, meu comentário foi aplaudido por apoiadores de Edmilson Rodrigues, favorecido pelas minhas observações que caiam como uma luva contra publicações que tentavam influenciar o eleitor no primeiro turno e prejudicá-lo.
Agora vejo na televisão a propaganda de Edmilson Rodrigues utilizar do mesmo expediente outrora condenado. Estão comparando a pesquisa da Vox Populi com a do Ipesp e desprezando a pesquisa Ibope. Não dá para ser assim.
Eu não quero brigar com os números das pesquisas, pesquisas indicam tendências e, por elas, Zenaldo Coutinho está na frente com um percentual entre 6% e 10%. Temos ainda uma semana de campanha, semana muito importante e com dois debates, mesmo assim é pouco tempo para mexer tamanhos percentuais, ainda mais quando os números de Zenaldo Coutinho são os mais consolidados.
A campanha de Edmilson Rodrigues anuncia que irá colocar no ar gravações de Lula e Dilma pedindo votos. Será que isto influência? Lula e Dilma já não estão com todos os seus eleitores votando em Edmilson Rodrigues desde o primeiro turno? Lula apareceu na propaganda do Priante e gravou pedindo votos do Alfredo, e não sensibilizou os belemenses.
A única novidade com estas gravações será a incoerência e oportunismo eleitoral do PSOL, que é um partido de oposição programática ao Governo Lula/Dilma.
Leia a seguir o que pensa o deputado Ivan Valente sobre o PT e Lula, quando pediu anulação da votação da reforma da previdência, a seu ver, contaminada pelo compra de votos através do "mensalão":
“O PSOL nasceu da luta contra a Reforma na Previdência, um dos maiores ataques do governo Lula aos direitos dos trabalhadores. Diante da confirmação de que esta votação foi contaminada e violou os princípios do processo legislativo, não podemos silenciar e admitir que tudo continue como está”, afirmou o deputado federal Ivan Valente, presidente nacional do PSOL.
 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB