Plácido encontra a imagem de Nossa Senhora de Nazaré as margens de um igarapé. É Círio outra vez

Numa manhã de 1700, o caboclo Plácido José de Sousa seguia pela Estrada do Maranhão e as margens do Igarapé da Coruja, ou Murucutu, encontrou uma pequena imagem de 28 cm, em madeira, provavelmente esquecida lá pela comitiva de Pedro Teixeira, quando este decidiu ir a pé da Cidade Velha, Forte do Presépio, a São Luis, buscar socorro para a comitiva de Francisco Caldeira Castelo Branco, e abriu um picada passando pelo igarapé, depois chamada pelos caboclos de Estrada do Maranhão. 

“No desenho do P. Muniz, a área aparece bem aberta e espalhada. A representação que ele faz é de um alagado às proximidades do desenho da igreja”, explica. “No desenho se formava uma espécie de alagado. O igarapé que passava por trás da Basílica se encontrava com outro igarapé que formava um alagado até a (travessa) 14 de Março”.

Como era a área onde foi encontrada a imagem? (imagem ilustrativa)

IgarapeSantaIzabel04

Como é a área onde foi encontrada a imagem?


Canal da 14

O "canal da 14" é um dos muitos canais que cortam Belém. Todos eram igarapés saudáveis e refrescantes, mas a vida do homem moderno foi substituindo todos os belos cursos naturais de água existentes em nossa cidade por canais que recebem esgotos domésticos e industriais sem qualquer tratamento. O igarapé do Peri, das Almas, do Murucutu, do São Joaquim, da Água Cristal, da Pariquis, da Dr. Moraes, do Galo, do Tucunduba, não os coloquei na ordem geográfica e nem em ordem alguma, apenas fui citando de memória, acho até que esqueci alguns.

Belém e seus igarapés era uma verdadeira cidade amazônica, mas foi ficando com cara de cidade paulista, com prédios, valas, etc. 150 toneladas de esgotos sem tratamento são atirados irresponsavelmente todos os dias na baia do Guajará e no rio Guamá. 

Sei que é muito difícil voltar ao "como era", mas não pode ser o "como é". O templo natural amazônico que a nossa Santinha escolheu para repousar as margens do Igarapé Murucutu e que Plácido respeitou erguendo ali uma pequena capela deve nos servir de referência e compromisso  neste Círio com uma Belém mais verde. 

Eu acredito no futuro ambiental da nossa Cidade ainda mais que neste segundo turno eleitoral, dois candidatos, o Zenaldo Coutinho que já tem o "S" de saneamento como compromisso; o Edmilson Rodrigues que nos mandatos anteriores priorizou a recuperação do igarapé do Tucunduba e a macrodrenagem da Estrada Nova, priorizarão o tratamento de esgoto e recuperação dos nosso belos templos santos, os nossos igarapés. 

Amanhã vamos continuar abordando temas ligados ao Círio.



 

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB