Alteração do centro histórico e entorno foi adiado

IMG 1027

O projeto do vereador Raimundo Castro permitindo a construção de prédios no centro histórico e entorno pautado para sessão da Câmara Municipal de Belém no dia de hoje teve a votação suspensa por acordo dos líderes de bancadas. O acordo foi feito para permitir votar o plano de carreiras da Guarda Municipal. O adiamento, porém, deu a possibilidade de uma reunião entre os dirigentes das entidades da sociedade civil do movimento em defesa de Belém e Raimundo Castro.

Na reunião com os líderes, Castro esclareceu que o objetivo do seu projeto é permitir que seja construído mais um andar no shopping Pátio Belém para proporcionar a revitalização do centro comercial, área da cidade que perdeu 20% do movimento, causando prejuízo financeira aos comerciantes. 

As entidades contestaram o Vereador, mostrando que a lei, da forma que está sendo proposta, permitirá que se construa prédios em toda área do centro e do entorno, indiscriminadamente, causando enorme prejuízos a nossa Cidade. 

Na minha intervenção, propus a suspensão de todas as propostas que visem alterar as leis de construções e a criação de um fórum para debater o planejamento e desenvolvimento urbano de Belém. Propus também a criação de uma Fundação Municipal de Planejamento Urbano nos mesmos moldes do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba.

O Vereador Castro aceitou as ponderações das entidades, acordou suspender a votação do projeto para que ele seja submetido a uma avaliação técnica na quinta-feira, às 15 horas, e só depois retorne a pauta, acompanhado da avaliação técnica. Castro ainda aceito a idéia da criação do fórum para o debate do planejamento urbano, que definirá o futuro da nossa Belém.

Foi uma vitoria para todos.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB