Debate da TV Liberal foi cancelado, quem ganha e quem perde?

A TV Liberal tomou uma decisão  cancelar o debate entre os candidatos a prefeito de Belém alegando a insegurança jurídica provocada por ações judiciais manuseada por partidos que se sentiram prejudicados pelo critério de chamar apenas os seis melhores colocados. Em São Paulo o debate também foi cancelado. Lá o candidato Levy Fidélix entrou com ação e ganhou o direito de participar no evento eleitoral. Mas aqui em Belém não se tem conhecimento de alguma decisão neste sentido. Dai que a decisão da TV Liberal pegou a todos de surpresa.

A decisão Rede Globo, copiada pela TV Liberal, de convidar apenas os seis melhores colocados, fere o direito de equidade dos participantes do pleito. A TV Liberal alega a impossibilidade de produzir um debate de qualidade com tantos participantes. A Record conseguiu superar a quantidade e realizou um debate num bom formato em que todos tiveram a chance de perguntar e responder.

O cancelamento  do debate prejudica o eleitor por perder a chance de ouvir os concorrentes sem os truques ou as montagens que a propaganda eleitoral comporta. Para a propaganda, o candidato tem recursos e a tranqüilidade de poder gravar, avaliar, testar em qualitativas e até refazer a peça antes de exibir no horário gratuito. No tête a tête não, é o olho no olho ao vivo e qualquer vacilo pode ser fatal.

Edmilson e Zenaldo Coutinho, os dois primeiros colocados na última pesquisa publicada, são os maiores beneficiados com o cancelamento do debate. O retrato de que estes dois candidatos  estão no segundo turno desenhado pelo Vox Populi ficará na cabeça do eleitor até a hora da urna, sem risco de ser alterado por qualquer vacilo de ultima hora.

Os demais candidatos que planejaram desmontar as teses dos adversários, reafirmando suas propostas e se colocando como uma opção viável eleitoralmente, ficaram igual o pintor de quem foi tirado a escada, terminaram com a brocha na mão. 

O cancelamento tem que ser visto com a boa-fé que a TV Liberal merece, mas foi um grande lance eleitoral.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB