Debate da Record foi de confronto entre os candidatos a prefeito de Belém

O debate da TV Record adotou o formato do confronto direto entre os candidatos e permitiu um debate mais real e sem subterfúgio, pena que o horário, 23 horas, ficou impeditivo para maioria da população que acorda cedo para trabalhar muito. O debate terminou 1 hora.
Os candidatos, naturalmente, foram influenciados pela pesquisa Vox Populi e privilegiaram os temas priorizados pelos dois candidatos, Edmilson Rodrigues e Zenaldo Coutinho. Tiveram destaques as bolsas de Edmilson e os três esses de Zenaldo Coutinho. Assuntos como gestão pública, transparência, participação da sociedade nas decisões da cidade, política de pessoal, lixo, arborização e áreas verdes, cumprimento do plano diretor e  meio ambiente, simplesmente não foram tratados. Até a geração de emprego e renda, mesmo ganhando um round, ficou na superficialidade.
Na saúde pública Anivaldo e Sérgio Pimentel, ligados a prefeitura de Belém, acusaram o Estado e a União de serem os dois grandes responsáveis pelo caos da saúde na capital. O primeiro porque não faz sua parte e não investe um tostão em atenção básica. O segundo porque tem programas ineficientes.
Na segurança pública, os candidatos devolveram a bola para o Governador, responsável constitucionalmente por prestar este serviço a população, mas completaram com serviços municipais como iluminação, mais guarda municipal. Jordy, mostrou que temos pouco mais de 900 guardas municipais, quando precisaríamos de no mínimo 1400. Prometeram criar órgãos municipais de segurança, seja uma secretaria ou o pro-paz municipal.
No saneamento ficou dito que o Estado, através da Cosanpa, recebe uma taxa de dez por cento da conta de água para o serviço de esgoto e saneamento, mas não investe um tostão. Zenaldo respondeu com a promessa de prosseguir as drenagens e macrodrenagens dos canais de Belém.
Edmilson foi cobrado por ter concedido seis aumentos de passagens de ônibus durante seu mandato e pelo projeto do bondinho, chamado de "bondinho de ouro". Edmilson teve que explicar como pretende resolver o problema de 50 mil crianças com apenas 5 creches.
Jordy apresentou dados sobre a realidade de Belém e desenvolveu suas propostas para os problemas, evitando o confronto com os outros candidatos. Escapou de ser usado por Jeferson Lima para bater nos outros candidatos que são deputados federais.
Priante partiu para o ataque a Zenaldo Coutinho, questionando sobre a posição do PSDB contrária ao Bolsa Família e as políticas sociais do Governo Federal. Lembrou que Zenaldo foi o líder da oposição ao governo Lula.
Zenaldo Coutinho insistiu nos três esses, mas fustigou Edmilson, questionando sobre o aumento das tarifas dos ônibus. Agarrou-se na idéia da união entre ele o Governador que pode salvar Belém.
Anivaldo Vale, embora tenha problemas em se expressar com mais clareza e concisão, defendeu a atual administração municipal, mantendo a linha de que será a continuidade das obras do BRT e Portal da Amazônia e atacou duramente o Governador Simão Jatene, principalmente na saúde, saneamento e segurança. Vale disse que as pessoas estão nas grades enquanto o bandido está solto e que a Cosanpa recebe dinheiro para fazer saneamento, mas apenas limpa tubos.
Jefferson Lima ligou a metralhadora giratória e bateu em todos que estão a sua frente. Foi para um confronto direto com Sergio Pimentel, acusando-se de ter fugido de um mandado de prisão. Mas  ficou com cara de ingênuo ao tentar pedir aos deputados federais que fiquem em Brasilia e o deixe ser o prefeito. Um apelo patético.
Edmilson Rodrigues, mostrou irritação e agressividade no primeiro bloco, depois do intervalo voltou mais controlado e passou a fazer o seu discurso padrão de líder da revolução que vai salvar o povo das garras da burguesia tirana.
Alfredo Costa aproveitou todas as perguntas para reafirmar suas propostas que são versões municipais dos programas federais do PT. Terminou dizendo que é o verdadeiro candidato do PT.
Sérgio Pimentel mostrou preparo para o debate e que está disposto ao embate. Destruiu com firmeza a idéia da união entre o governador e o prefeito, mostrando que a promessa de Jatene em ajudar o prefeito de Belém foi feita para Duciomar do mesmo jeito que está sendo feita para Zenaldo, mas que na prática esta união não foi capaz de se transformar em benefícios para população da capital.
Marcos Rego manteve o estilo dos seus programas de televisão.
Leny Campelo foi serena, manteve-se no debate propositivo, mostrou conhecimento dos problemas sociais, principalmente aqueles que afetam as mulheres.
Não podemos, como eleitor, nos queixar dos candidatos. Todos são preparados, conhecem os problemas da cidade, apresentam soluções segundo suas concepções de mundo e origem política. Vamos agora para o debate da Rede Globo e depois para urnas, desprezando as pesquisas duvidosas.

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB