Comissão de Meio Ambiente

Estou com a chapa “Juntos Pra Avançar” nas eleições da OAB – Pará e me coloquei a disposição dos colegas para presidir a comissão de meio ambiente da nossa entidade.

A OAB do Pará deve ser pioneira no debate amazônico, das energias renováveis e da preservação dos recursos naturais. Nós advogados paraenses daremos nossa contribuição para aperfeiçoar a legislação ambiental e a aplicação de regras que concilie a defesa dos recursos naturais com a geração de bem estar da população.

Em dezembro acontecerá a Conferência do Clima em Copenhague e o Brasil precisa ser proativo e assumir metas de redução das emissões de dióxido de carbono. Entre os fatores destas emissões estão as queimadas e a derrubada da floresta amazônica. A OAB-Pará, pela sua importância regional, deve assumir a vanguarda deste debate e estarei pronto a colaborar com os colegas neste caminho.

Jarbas Vasconcelos, Evaldo Pinto, Alberto Campos aqui e Ophir Cavalcante em Brasília, farão a diferença em todos os sentidos, disso tenho certeza. Amanhã, as 21h, no debate da RBA, veremos a diferença que se mostrará no dia das eleições.

Jardim Europa e Sevilha

Passei a manhã de hoje percorrendo os conjuntos Jardim Europa e Servilha, acompanhado de uma equipe da SEMMA e dos líderes comunitários dos dois conjuntos.

A reivindicação dos comunitários é construir áreas verdes e de lazer para juventude da área, totalmente vulnerável por falta de opção sadia.

No Jardim Europa, as áreas deixadas na planta original do conjunto estão totalmente ocupadas por particulares, um muro, uma cerca, uma calçada para consertar carro, uma lanchonete, as cadeiras de um bar, para retomar estas áreas e implantar um projeto de paisagismo.

No Servilha tem uma área excelente para implantar um grande complexo poliesportivo, fiquei animado e vou preparar um projeto para captar recursos. Tem um pequeno óbice que é o conflito com o antigo proprietário da área, estudaremos uma solução para supera-lo.

Câncer de mama em homens

O governador Requião, dando uma de mestre de cerimônia em um evento do Governo que tratava de ações de combate ao câncer de mama em mulheres, saiu-se com essa perola: o câncer de mama também dá em homem e deve ser consequência das passeatas gays.

Para que o Governador não diga mais um absurdo deste, e também para orientação de outras pessoas, copiei do site Portal de Ginecologia o trecho a seguir sobre o câncer de mama em homens:

“o câncer de mama em homens, é uma neoplasia maligna ainda pouco estudada, porém quando diagnosticada causa grande impacto sobre o paciente devido ao preconceito e falta de informação. O câncer de mama atinge 1 homem em cada 100 mulheres, porém a ocorrência desta neoplasia tende a aumentar devido a má qualidade de vida e dificuldade em diagnosticar o tumor na sua fase inicial, que pode ser confundido com outras doenças como a ginecomastia. O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres e de acordo com o estádio da neoplasia podem ser sugeridos a hormonioterapia aditiva, quimioterapia, radioterapia e em último caso a mastectomia, adrenalectomia, hipofisectomia ou castração. Observou-se nos últimos anos que não houve redução nas taxas de mortalidade por câncer de mama masculina no Brasil. A maior ocorrência desta neoplasia foi nos estados do sul do país, destacando-se o Rio Grande do Sul. Dentre os continentes, a Ásia supera os demais enquanto que a América do Sul e Central apresentam os menores índices. O segundo principal tipo de câncer que acomete a população brasileira é o de mama, o primeiro é o câncer de pele não melanoma. A prevenção e o diagnóstico correto e no início do tumor são os melhores aliados do paciente que possui esta neoplasia.
PALAVRAS CHAVE: mama masculina, câncer, ocorrência”

Praças cercadas, praças protegidas.

Não estou suportando ver o estado lastimável que fica a Praça da República após um final de semana. As pessoas dizem que é falta de lixeira, de banheiro ou de limpeza. Não é não. Temos lixeiras e banheiros na praça e equipes permanentes, tanto da Sesan quanto da Guarda Municipal, mas o uso inadequado e intensivo está degradando o Parque João Coelho e o complexo Praça da República.

A SEMMA gasta dinheiro para recuperar gramado, bancos, paisagismo. Só autoriza o uso se as pessoas se comprometem com a limpeza, mas não adianta. Na segunda feira o rastro da destruição está lá.

Muitas atividades acontecem na praça a revelia do Poder Público. Partidos, sindicatos ou movimentos marcam suas manifestações para o Complexo, porque ali já tem um público fiel e cativo. Este povo não se dá ao trabalho nem de mobilizar as pessoas, ainda mais respeitar a Cidade.

Outras pessoas acham que já pagam seus imposto e podem ir até a Praça fazer o que bem entendem, deixando o lixo e a destruição por conta do poder público. Fora isso, tem o comércio informal que tenta vender qualquer coisa na rua. O pior é que as pessoas compram.

Muitas praças, como as das fotos, no Rio de Janeiro são cercadas. Quando o poder público cercou as praças, houve muito protesto, mas hoje as pessoas aprovam e dizem que as praças estão mais protegidas de vândalos. Será essa uma saída?

Tá na hora das pessoas respeitaram mais o que é público, pois é de todos e custa dinheiro manter ou recuperar o que se quebra. Entidades amigas de Belém está na hora de trabalhar também pela Cidade.

Pça Cercada Rio (2) Pça Cercada Rio

Tudo está relacionado as drogas

As drogas estão dominando a maioria dos eventos criminosos nos dias de hoje. Prostituição e assassinatos tem como móvel principal o consumo de drogas. A pobreza leva ao consumo de drogas pesadas.

Cada vez que uma morte aparece nos jornais, logo vem a explicação: acerto de contas. Nestes casos não se fala mais no assunto e nem sei se gera um inquérito policial para apurar a morte, punir seus autores. Sei apenas que o traficante, que mandou matar o devedor de drogas, consegue, após o assassinato, aumentar seu poder sobre os demais devedores.

Decorre dai um série de outros crimes. Drogados endividados passam a assaltar para pagar o débito e continuar consumindo drogas. Mulheres passam a ofertar seu corpo para pagar drogas e acabam trabalhando para o traficante.

Para onde estamos caminhando?

Adolescente do Ulysses

O Liberal desta segunda feira recolocou o debate sobre o caso dos adolescente que se filmaram fazendo sexo no vestuário do Colégio Ulysses Guimarães e depois publicaram o filme na internet.

Faltou apenas dizer que a TV Globo, com o programa Big Brothers, é uma das grandes incentivadoras a esta pratica de tornar pública a intimidade alheia e fazer disso um show.

Por falar em Big Brothers, o programa é dirigido por  Boninho, filho do lendário José Bonifácio Sobrinho, o Boni, que dando uma de pai, puxou a orelha do filho e publicamente declarou que o programa é de péssima qualidade. Concordo com o Boni, quem quiser ter seus minutos de fama que tenha, mas sem querer corromper a sociedade.

Os periquitos do CAN

Morrem muitos periquitos que dormem nas sumaumeiras do Centro Arquitetônico de Nazaré na madrugada para amanhecer o dia, resultado da queima de fogos no Arraial. Morrem de que? de estresse! disseram-me.

Bom. Para averiguar a denuncia, amanheci na Praça e investiguei lixo, falei com garis, com moradores de rua e nada, mas nada mesmo, foi comprovado. Felizmente.

Círio de Nazaré

Chegou ao fim mais um Círio. O povo se despedirá da padroeira em uma salva de fogos, o tradicional “fogos de vista”.

Na minha infância assistir os fogos era uma novidade, hoje, com tantas atrações, efeitos especiais, truques e tecnologias, as crianças nem se admiram tanto, só o mais velhos ainda tem tanto interesse. De qualquer maneira é um show.

Amanhã será a procissão do recírio e a imagem de Nossa Senhora voltará ao seu altar, e lá do Céu estará sempre esperando as preces e os bons propósitos das pessoas.

Se ela não fosse Divina e tivesse os poderes que tem, imaginem que agora, terminada a Festa, começaria o seu trabalho. Nossa Senhora teria que conferia se as promessas foram pagas conforme o prometido, depois era hora de anotar o nome dos devedores, para, em seguida, verificar os novos pedidos, vê se os pedintes tem merecimentos, e começar atende-los, um após o outro, tudo em um ano. Ufa!!! quanto trabalho.

Estado do Carajás

Uma novidade no processo eleitoral de 2010. Segundo a revista Isto É que está nas bancas, o presidente do Senado, José Sarney, quer inverter a pauta de votação para que a Casa decida logo sobre a criação do estado do Carajás. Esta noticia é uma bomba no processo eleitoral de 2010.

Se for votado a possibilidade de plesbicito para a criação do novo Estado, o tema dominará o processo eleitoral e obrigará todos os candidatos a manifestarem suas posições. Os defensores do Tapajós se movimentarão e cobraram do vice governador uma posição. Aviso aos navegantes, não vale dizer em Carajás e no Tapajós uma coisa e na região do Pará histórico outra.

O que é notícia

Acabo de ver, na televisão a cabo, a notícia de adolescentes que se filmaram fazendo sexo dentro do banheiro da quadra de esportes da Escola Ulisses Guimarães em Belém.

A notícia seria adolescentes fazendo sexo? Adolescentes filmarem suas intimidades e compartilha-las pela Internet? Estudantes fazerem sexo dentro da Escola?

Adolescentes sempre fizeram sexo, desde que o mundo é mundo, pois é nessa idade que começa a descoberta da sexualidade. Pergunte para o seu avó ou avô se eles não brincaram de casinha, de médico, ou se bolinaram (Procurar contatos voluptuosos, sobretudo em aglomeração de pessoas, em veículos, cinema, etc.; tirar um sarro, sarrar, xumbregar, amassar, passarinhar.) durante o recreio da aula da professora maricotinha?

Adolescentes estudantes sempre fizeram sexo nas escolas, as escondidas, longe da vista dos seus professores. Os professores, longe de concordar, sempre buscaram reprimir essa atitude. Aliás os pais também reprimem, pois é da obrigação dos pais aproveitar a ocasião para ensinar seus filhos que sexo deve ser feito com responsabilidade.  Com certeza os diretores e professores da Escola Ulisses Guimarães não concordam e não incentivam esta atitude, mas ela foi feita num descuido dos mestres.

Era comum os garotos da minha época querer ver as calcinhas das meninas na escola. Usávamos todos os artifícios. Brechar as meninas no banheiro. Usar espelho em pontos estratégicos da passagem das garotas. Até ficar escondido em baixo da escada e olhar as meninas subindo ou descendo. 

Agora a novidade mesmo é essa atitude dos adolescentes filmarem suas intimidades e compartilha-las pela Internet,  e é isso que considero notícia merecedora de um debate. Na nossa adolescência tinha sexo, tinha escola, mas não tinha celular com câmera e internet para postar filme. Vamos discutir isso e não ficar nessa de enxovalhar a Escola e seus professores ou expondo os jovens em debates que não são profícuos.

Repórter fazem ou fizeram sexo na suas adolescências. Editor também. Dono de jornal com certeza. Então por que esta admiração toda? Coloquem o debate direito e ajudem a sociedade a superar seus limites, avançando no processo civilizatória. Não queiram tratar temas complexos e importantes para humanidade com sensacionalismo.

Aquecimento globo na pauta

Neste momento a Executiva se debruça sobre a posição que devemos levar para Copenhague, a COP15.

A China, que em Kyoto era considerada em desenvolvimento, passou a imitir mais que o próprio Estados Unidos. A Índia é também um grande emissor.

Dos 100% emitidos, 70% são dos países desenvolvidos e 30% dos países em desenvolvimento.

Com as restrições que serão impostas neste países, muitos deles, como a China, estão vindo para o Brasil se instalar e aqui emitir o que não pode fazer nos seus países. Isto no momento de flexibilização das leis ambientais.

Executiva Nacional do PV em reunião

Neste momento começou a reunião da Executiva Nacional do PV. Na pauta: Agenda Nacional, Eleições 2010 e Encontros Regionais.

A reunião começou com a avaliação do Presidente Penna sobre as relações com os novos filiados, principalmente com a senadora Marina Silva. Devemos realizar uma convenção extraordinária para homologar as alterações estatutárias e programática.

O líder do PV Edson Duarte passou a dar informações sobre o funcionamento da bancada, o relacionamento com a senadora Marina e a luta contra os que querem reforma o Código Florestal e flexibilizar as leis ambientais.

O relator é o Aldo Rebelo do PCdoB que é a favor de todas as teses dos ruralistas, tais como: Tornar o CONAMA apenas consultivo, acabar com o instituto da reserva legal em áreas que não tem mais mata ou floresta e as reservas indígenas e quilombolas serão instituído apenas por aprovação do Congresso Nacional. A bancada do PV e as entidades ambientalistas estão unidas para defender as teses que são caras para a defesa do planeta.

João Índio diz porque apóia Jarbas

Leia Nota

UMA OAB/PA INDEPENDENTE? É ISSO QUE QUEREMOS? ENTÃO NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA, SENÃO VOTAR EM JARBAS VASCONCELOS, CHAPA “JUNTOS PARA AVANÇAR”, NO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2009.

Caríssimas e caríssimos colegas advogadas e advogados do Estado do Pará. Juro que pensei utilizar um título mais direto, mais objetivo. Mas, minha cultura de militante, desde o movimento estudantil secundarista me impede de assim fazê-lo.

Estou em casa, me recuperando de uma forte gripe, então pensei de que forma essa reclusão forçada poderia ajudar em nossa vitoriosa campanha, que levará o advogado Jarbas Vasconcelos, meu amigo pessoal, à Presidência da OAB/PA. Sem muito esforço, veio a idéia de escrever este texto, com a “ajuda” de meu filho João Pedro, verdadeiro grude, me vendo em casa exige atenção a ele.

Falando sobre o tema propriamente dito: eleição da OAB/PA, penso que as eleições que se avizinham serão uma excelente oportunidade de sepultarmos o atraso, representado pela candidatura do advogado Sérgio Couto, que após colecionar insucessos em suas tentativas de se tornar Desembargador Estadual; e exigir ser Desembargador Federal ou Conselheiro de Tribunal de Contas se volta à entidade das advogadas e dos advogados paraenses, por vaidade, por capricho pessoal, como se a OAB/PA fosse o quintal de sua casa, ou melhor, o salão de recepção de seu prédio, realizando uma campanha de baixíssimo nível, com ofensas pessoais e, enfim, com toda sorte de vícios e mazelas afeitos a uma candidatura conservadora. Há de ser ressaltado que o desequilíbrio e a intolerância têm sido marca registrada de sua campanha, o que não poderia ser diferente, ante o seu perfil, de longa data conhecido.

Desde muito cedo aprendi que todo militante, todo homem público deve defender uma tese, um programa. Quando nos candidatávamos a um Grêmio Estudantil, lá no início, produzíamos em stencil, artesanalmente, um panfleto, um manifesto, o qual expressava o que pretendíamos realizar na condução da entidade. A eleição da OAB/PA, penso, seria um momento apropriadíssimo para isso. Pela sua relevância, pelo seu papel institucional, enfim, pela importância histórica da entidade. Lamentavelmente, não estamos vendo isso do lado de lá, mas como já disse alhures, não poderia ser diferente. É uma questão de DNA. E, para isso, não tem remédio.

Do nosso lado, não é de hoje a nossa preocupação com a OAB, seja em âmbito nacional, seja no âmbito estadual. Ter a OAB representativa. Trilhando sempre o rumo certo, nunca deixará de ser nossa aspiração. Afinal, na condição de advogados, esse deve ser nosso princípio. Para tanto, colhemos centenas de colaborações da categoria, para, enfim, consolidarmos um Programa para a gestão da OAB/PA para o próximo triênio. Esse material está disponível em nosso sítio, bem assim em nosso comitê.

Quero, entretanto, ressaltar, que nunca fizemos das entidades que dirigimos meios de reprodução de cores partidárias, tampouco defendemos interesses escusos e que não interessassem a nossa categoria. Nossas condutas são assim. E será desse jeito que a OAB/PA será administrada. Contrariamente, a OAB do lado adverso se confunde com os interesses particulares de seus escritórios. O que há de “INDEPENDÊNCIA” nisso. Nada!

Estamos, nessa eleição, numa composição com o setor majoritário da atual situação da OAB/PA. E isso deve ser louvado. Maturidade e amadurecimento fazem parte da nossa vida. Por conta dessa aliança, gestada no seio da categoria, entre as lideranças da situação e da oposição, teremos a oportunidade de levar o advogado OPHIR JUNIOR à presidência nacional da OAB.

O momento atual, caríssimas e caríssimos, e de reta final. Não há mais tempo para titubeios. Não há mais espaço para não nos engajarmos. Não é hora de omissões. Urge a necessidade de, individualmente ou coletivamente, procurarmos os integrantes de nossa categoria, com os quais tenhamos ligações de amizade, relações profissionais e/ou pessoais para que venham construir essa vitória, que deve ser esmagadora.

Visite nosso Comitê, se você ainda não fez isso, e veja que essa história é você quem está construindo, dedique uma parte de seu horário para acompanhar a agenda de visitas a escritórios, pegue o programa e distribua. Enfeite o seu carro com as cores da campanha. Se você não está em dia com a OAB, vá até a Tesouraria da entidade e negocie. NÃO SE OMITA. No próximo dia 16 de novembro, para Presidente da OAB/PA, é JARBAS VASCONCELOS.

Um grande abraço a todos e até a vitória.

JOÃO ÍNDIO

Condições dos presos

A equipe da ONU, que veio discutir as condições dos presidios e dos presos do Estado, está reunida no Hilton Hotel, ali na Presidente Vargas, em frente a Praça da República, local bastante aprazível de Belém.

Ainda bem que os dignitários estrangeiros não ficaram  próximos destes fétidos depósitos de presos, já pensou a imagem que levariam de Belém? De parabéns quem organizou o evento e os preservou destas imagens dantescas.

Mas bem que podiam ir até a velha Central de Polícia, hoje desativada. E por falar em Central de Polícia, aquele prédio tem muitas histórias.

Antigamente, era a porta de triagem para o Presidio São José. O preso ficava primeiro na permanência, detido, esperando esclarecimento do seu caso, se até as dezoito horas não fosse liberado, era recolhido ao famigerado e temido Pátio da Central. Era dali que sai o bloco de carnaval da quarta feira de cinzas, denominado “O que é que eu vou dizer em casa”, as pessoas iam para a porta da Central ver a cara dos arruaceiros, ficava em frente da DET (Delegacia Estadual de Trânsito).

Cosanpa moderna

A Cosanpa agora está moderna. O consumidor em débito, que procura a Companhia para obter parcelamento  é informado que o parcelamento agora só é feito diretamente no cartão de crédito, ou seja, na maquininha. Coisa chique, moderna mesmo.

O consumidor só estranhou o fato de o cartão de credito exigido ser o VISA. O pessoal da baixada, dos bairros mais pobres, queriam que a Cosanpa aceitasse outros cartões mais populares como o Y Yamada, C&A ou Cartão Amigo BIG BEM, estes todos têm.

PMDB e PT fecham acordo nacional

Os presidentes Michel Temer e Ricardo Berzoini do PMDB e PT anunciaram ontem uma aliança nacional. Até ai nem uma novidade, este acordo já era esperado a muito tempo. A novidade é a pressa com que foi firmado o acordo, um ano antes das convenções partidárias que ocorrerão somente em junho do ano que vem.

Na reunião anterior do PMDB para discutir o tema, o deputado Jader Barbalho havia acabado com a reunião com apenas uma pergunta: como é que o PMDB vai apoiar o PT se não sabemos se o candidato é a Dilma ou Ciro? Todos calaram e a reunião foi adiada.

O PMDB está dividido nos Estados. Aqui no Pará o PMDB continua fustigando a governadora Ana Júlia, postura esta que se repete em vários Estados.

Já o PT, este ainda não concluiu seu processo interno de eleição para presidente. No PT concorrem seis candidatos, ou seja, após este processo pode ser que o grupo de Berzoini, que fechou o acordo, não mais presida o Partido.

Um político de oposição

No Brasil temos uma visão de que ser de oposição é ser contra tudo. Não sei como isto começou, só sei que é assim.

Falo com conhecimento de causa. Fiz oposição ao Xerfan, ao Hélio Gueiros, ao Jáder e ao Almir Gabriel. No dia em que via um coisa boa de um destes governantes, entrava em crise, pois tinha que achar um defeito para criticar. Era horrível. Uma verdadeira tortura.

Na época eu era do PT e de esquerda. Para mim o mundo estava dividido entre direita e esquerda. Na esquerda estavam os excluídos, os discriminados, os desvalidos, os que queriam um mundo justo e igualitário. Na direita os “entreguistas”, “privatistas”, “capitalistas”, os “tubarões”, aqueles que sempre planejam o mal, os individualistas, que nunca pensavam no coletivo.

Com tempo e mesmo ainda no PT fui refazendo este pensamento e comecei a interagir com o lado bom da sociedade, viesse de onde viesse. Me libertei.

Hoje consigo enxergar boas coisas nas pessoas e nos seus atos. Mas sinto que ainda tem muita gente vivendo e sofrendo as angustia que eu vivi.

Da mesma forma sofre o política de situação. Tudo o que o governo faz está certo e nunca antes neste país foi feito igual.

Gente o que está errado está errado e ponto, para não dizer pt. Da mesma for o que está certo está certo. Assim construiremos uma sociedade bem mais harmônica.

Os chineses não tem chance

Dizer que os chineses vão vender turbinas em Belo Monte é achar que ninguém conhece o poder da Alston e suas ligações com o poder político no país. A proposito li uma piada que divido com vocês.

Um prefeito queria fazer uma obra e chamou um construtor japonês, um  francês e um brasileiro.

O japonês olhou a obra e disse faço por três milhões. E explicou: 1 para material, 1 para mão de obra e 1 para o meu lucro.

O francês também olhou a obra e disse. Faço tudo por 6 milhões. 2 para material, 2 para mão de obra e 2 para o meu lucro.

O brasileiro disse: Faço a obra por nove milhões. O prefeito ficou estupefato: nove milhões?! Três para mim, três para você e três para o japonês fazer a obra.

Só teremos turbina de chineses em Belo Monte se for como o japonês da piada.

Morreu Gouveia Júnior

Gouveia Júnior tinha tanto tempo como cinegrafista da TV O Liberal, que deve ter gravado imagens de quase todos os políticos paraenses desde o tempo da retomada da democracia.

Um profissional sempre atento e dedicado, dava dicas ao entrevistado para que sua imagem saísse melhor naquela câmera, dominada por ele sem qualquer mistério. Descanse em paz.

Brasileiros associam a corrupção à política

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi e a Universidade Federal de Minas Gerais os brasileiros tem consciência de que a corrupção causa danos ao país, mas estão cansados do assunto porque não veem punição.

*****

O cientista político Fernando Filgueiras da UFMG, afirma que reforçamos demais o caráter criminal da corrupção e transferimos o problema para o Judiciário, que é ineficaz, pois baseia sua velocidade de julgamento num código de processo penal de 1940, resultado é a sensação de impunidade.

*****

Só quem pode alterar o Código de Processo Penal é o legislativo, formando por políticos, na sua maioria, acusados de corrupção. Além do mais, fazer leis processuais não tão fácil como criar as leis que dizem o direito. Dizer o direito e não prever como alcança-lo ou fazer respeita-lo é o mesmo que nada.

*****

Vamos a um exemplo concreto. Um deputado é acusado de receber dinheiro não para votar uma lei no Congresso. Aqui está a noticia do crime.

Vamos agora investiga-lo.

*****

Primeiro é preciso que a noticia do crime se transforme em peça acusatória. Quem pode fazer isto? Um cidadão. Um partido. Uma organização da sociedade. Qualquer autoridade responsável pela defesa do Estado que tome conhecimento do fato. O Ministério Público.

*****

A acusação pode ser feita a qualquer órgão responsável pela investigação e inquérito. Pode ser a comissão especifica da Casa Legislativa. Pode ser um órgão policial. Pode ser um Tribunal de Contas.Pode ser o próprio Ministério Público. Apurado o fato e comprovado a culpa. Segue uma ação contra o acusado. Pode ser a ação de perda de mandato e a ação penal.

*****

Se for uma ação de perda de mandato, ela correrá diretamente na casa legislativa. Aqui começa o perigo, é o corporativismo. Os colegas protegem o acusado, as vezes para proteger a si mesmo.

******

Se for a ação penal, esta correrá primeiro respeitando o fórum privilegiado. Os parlamentares só podem responder processo perante um determinado tribunal. Respeitado o fórum privilegiado, o processo correrá segundo as regras do Código de Processo Penal.

*****

O resultado é uma longa demora. Petições protelatórias serão impetradas e enquanto isso o parlamentar continuará exercendo o mandato e concorrendo a inúmeras eleições. Manipulando as informações para dizer que é inocentes, pois, segundo a Constituição, ninguém será considerado culpado até o transito em jugado da ação penal. E ainda mais, enquanto não for condenado uma única vez, será considerado réu primário. Gostou.

*****

Para o eleitor que assistiu a denuncia e se escandalizou, mas nunca viu o culpado ser preso ou condenado, fica a grande sessão de que não adianta, quem tem poder pode tudo.

****

Basta comparar com o delinqüente comum. Quando a Polícia quer prender ela invade barraco, leva preso o suspeito e ele responderá a acusação na cadeia. Esta cena passa todos os dias nos programas polícias da televisão. Na cabeça da população.

****

Qual seria a solução? Não sei. Desconfio que a sociedade pode fazer muito. Nesta eleição de 2010 vai aparecer candidatos com uma folha corrida bastante extensa e perigosa. Vamos criar um movimento de instituições da sociedade para denuncia-los? Junta a CNBB, as instituições das Igrejas Evangélicas, a OAB, a SPDDH, as Redes Sociais como a ABONG e o IMAZON, o Sindicato dos Jornalistas… e vamos fazer a campanha com a população para não votar em bandido. Será que dá certo?

Domingo é dia de futebol

Recebi do amigo Jones Tavares um vídeo com as gingas de Pelé, vamos ver?

O PT precisa voltar as origens

O deputado federal Geraldo Magela, um dos seis candidatos a presidência do PT, disse em entrevista ao O Liberal que o PT precisa voltar as origens. Disputam a presidência nacional do PT os candidatos Makus Sokol, Iriny Lopes, José Eduardo Cardozo, Geraldo Magela, José Eduardo Dutra e Serge Goulart. As eleições acontecem em 22 de novembro.

Não sou do PT e não quero me intrometer nos assuntos internos daquela agremiação, mas acho que o deputado Magela está certo. O PT precisa reavaliar muitas posturas que vem tomando ultimamente.

O exemplo disso é a postura de parlamentares da legenda que resolveram investir fortemente contra o Tribunal de Contas da União, apenas porque o TCU resolveu investigar as obras do PAC e encontrou irregularidades. Pensem se estas ações tivessem acontecido durante o governo FHC por um deputado tucano e neoliberal que resolvesse diminuir as prerrogativas do Tribunal de Contas, qual seria a reação do PT, pois é essa reação a mais correta e não a atual.

Um outro exemplo que deixo a reflexão é a enquete absurdamente manipuladora que está na página do PT Nacional.

Se você é amigo ou parente de um petista e durante o jantar ou aniversário em família, após algumas cervejas quando a discussão descamba para a política, pensa em questionar o pré-sal, saiba de antemão o que ele pensará a seu respeito. Escolha logo uma das alternativas possíveis: privatista, entreguista, neoliberal ou antipatriota.

Veja abaixo a enquete ou clique no link acima para saber mais..

Por que a oposição é contra o sistema de partilha do pré-sal?

Todas as alternativas acima;

Porque querem privatizar a Petrobras;

Porque são entreguistas;

Porque são neoliberais;

Porque não confiam no Brasil;

Estado do Pará corre risco

O deputado federal Geraldo Magela, um dos cinco candidatos a presidência do PT, relator geral do Orçamento Geral da União, informa que a compensação que o Pará recebe pela Lei Kandir deverá ser cortada. Isto é tão grave que merecia uma ação conjunta de todos os políticos paraense que exercem mandato.

Espero que depois da declaração de Magela haja uma forte reação dos nossos representantes, se não houver passarei a acreditar que o Pará está sendo representado por deputados e senadores paulistas.  

O Pará não tem um novo líder?

Lúcio Flávio Pinto, num primor de análise, afirma que o Pará está maduro para o surgimento de uma nova liderança, mas que não se avista despontando no horizonte qualquer novidade neste campo. É verdade.

*****

Lembrei-me que logo depois das eleições municipais ouvi falar em dois nomes querendo alçar vôos mais altos. Sidinei Rosas e Tião Miranda.

******

Sidinei Rosas é ex-prefeito de Paragominas e atual vice-presidente da FIEPA. Ele tem no curriculum a transformação do município de Paragominas. Antes do grupo de empresários liderados por Sidinei o município era conhecido como Paragobala. Das lideranças locais, todas da política tradicional, uma era o irmão do ex-deputado safoneiro Raimundo Santos e a outra era um cidadão cartorário ligado a Jader Barbalho. Empresários que apareciam por lá estavam vinculados a morte no campo, a violência do trabalho escravo, o desmatamento ilegal  e a produção de carvão. A cidade era suja. Pela manhã não era possível avistar o céu por causa da fumaça das carvoarias. Até a esquerda era representada pelo grupo do polêmico deputado João Batista.

Paragominas hoje é um município respeitado. Implantou-se a paz e organizou-se a produção. Continuou o desenvolvimento, mas com respeito ao meio ambiente. Em termos administrativos a Prefeitura aboliu o clientelismo e aposto no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal o que fez sobrar recursos para investir melhor.

******

Tião Miranda, atual superintendente do SEBRAE, fez parte de um grupo de novos políticos e empresários, que resolveu banir da política de Marabá o crime organizado, apoiado pelo PMDB paraense, simbolizado na figura de Vavá Mutran, único condenado por um crime que foi anistiado oficialmente pelo Estado Paraense num processo obscuro ai pelos idos de 1993.

Os pioneiros desta batalha foram o ex-prefeito Haroldo Bezerra, Ademir Martins, Vanda Américo, Júlia Rosa. Tião Miranda herdou esta luta da mão do médico Veloso e conduziu um processo de modernização da política local. Hoje Marabá não está bem administrada, mas já está distante da terra sem lei. Das mortes violentas, como a do advogado defensor dos direitos humanos Gabriel Pimenta e tantos outros.

*****

O Baixo-amazonas, nos últimos pleitos, gerou muitos bons administradores, mas todos com o umbigo muito bem enterrados nas suas cidades. A espera da possível criação de um novo Estado, não fazem política com amplitude necessária.

Maria do Carmo, depois de fazer uma campanha estadual, recolheu-se aos encantos do çairé e das praias do Tapajós.

Jardel Vasconcelos, após um brilhante mandato como prefeito de Monte Alegre, resolveu apontar a esposa Josefina como deputada e esperar uma nova oportunidade para voltar a dirigir seu torrão e se deliciar com o melhor acari da região.

O mesmo aconteceu com o prefeito Gonzaga de Oriximiná, fez obras perenes que deram ao município o símbolo de um município saneado e drenado, mas fincou sua meta em um novo mandato de prefeito e só.

O resultado é que a representação da região acabou na mão do líder da emancipação Odair Corrêa, um vice-governador sem brilho  e aquém da importância da região que poderia representar e ainda abandonando a principal bandeira que o levou ao posto.

*****

Sidinei ficou preso as amarras do seu partido o PSDB esperando o reconhecimento que nunca chegou, hoje está fora do páreo. Tião quis um vôo solo, mas errou na organização da sua própria sucessão e acabou fracassando nas urnas e adiando seu próprio futuro político, agora com poucas opções. Uma das quais a de vice-governador na chapa de Ana Júlia.

*****

Concordo com Lúcio Flávio, alternativa nova está difícil de  despontar no horizonte deste 2010. Então vamos nos exercitar com o que está posto, assunto a ser tratado mais a frente.

Cercar as Praças

O Dr. Nagib Charone Filho publica um bem fundamentado artigo sobre a ocupação das praças da Cidade de Belém. Mostra que os nossos mais belos espaços de lazer são ocupados, ilegalmente, por vendedores de todos os tipos de produtos.

Na Praça da República têm vendedor de CD piratas, cachorros, quadros, comidas e tudo o mais que possa ser vendido. Na Praça Batista Campos são os vendedores de coco e aos domingos temos outros produtos. Na Praça Brasil é um comércio só.

A SEMMA luta para manter gramados, jardins, bancos, fontes e outros equipamentos, mas não tem sido fácil. Chega os vendedores e anarquizam tudo.

A proposta do Dr. Charone é cerca as praças. Dá como exemplo bem sucedido a praça do CAN que é cercada. Lembro que a praça Dom Alberto Ramos é totalmente protegida por cercas.

Nunca tinha pensado sobre esta possibilidade. Prometo Dr. Charone estudarei juntamente com minha equipe esta sua proposta.

Começa a corrida sucessória na OAB

Ontem foi o prazo final para inscrições das chapas que concorrerão as eleições da OAB-Pará. Até o final do prazo foram inscritas três chapas. Um encabeçada por Jarbas Vasconcelos, outra por Sérgio Couto e a terceira por Mailton.

A comissão eleitoral, presidida pelo dr. Edson Franco, deverá notificar as chapas para complementação de documentos ou possíveis falhas sanáveis e depois abrirá o prazo para as impugnações, se houverem, é obvio.

Os primeiros debates entre os concorrentes já estão marcados. A inauguração será na segunda feira na Rádio Cultura e o outro será na quinta feira da TV RBA.

Uma chuva cai sobre Belém

Sábado à tarde, estou na janela do meu apartamento, quando meu filho caçula olhando para uma nuvem grande que estava pousada sobre Belém, mandou uma pergunta:

– É uma nuvem só ou várias nuvens pequenas?

Respondi que era uma grande nuvem.

Perguntou novamente:

– As nuvens grandes se formam da mesma maneira que as nuvens pequenas?

Acho que sim, as quantidades de água evaporada é que devem ser bem maiores, respondi.

E ficamos apreciando aqui da janela do apartamento a chuva cair sobre a Cidade. Belém merecia esse carinho de Deus, pois hoje estava muito quente.

De repente entra na sala minha esposa e diz:

– Já pensou se fosse sábado passado? Teria prejudicado a Transladação.

Não foi e não prejudicou. Deus faz sempre o que é para ser feito.

Semma participa da VII Ciclo Romaria do Círio 2009

IMG00063             A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) participou da VII Ciclo Romaria do Círio 2009, ocorrida na manhã deste sábado (17). Os participantes se concentraram na Praça Justo Chermont e saíram da Basílica Santuário de Nazaré às 8h. O trajeto, de aproximadamente 10 quilômetros, incluiu igrejas dos bairros do Guamá, Cremação, Jurunas e Batista Campos. A Diretoria da Festa de Nazaré, promotora do evento, estimou um público de aproximadamente dois mil ciclistas.
            O secretário municipal Meio Ambiente, José Carlos Lima, destacou a importância de se usar bicicleta como alternativa de locomoção em meio às mudanças climáticas. “A SEMMA apóia essa mobilização por entender que a bicicleta é um importante meio de transporte de baixo carbono que não produz resíduos provenientes da queima de combustíveis fósseis. Estamos aliados com outros movimentos de ciclistas dentro da programação do Círio”, destacou José Carlos. Diretores e funcionários da SEMMA estiveram presentes e pedalaram junto com o secretário.
A procissão é a mais nova entre as 11 romarias e foi criada depois do pedido da Federação dos Ciclistas do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, em 2003. A Ciclo Romaria também contou com a parceria da Associação Brasileira de Esportes de Aventura e Equipe de Aventura Ratos de Trilha (EART). “Estimamos a participação de dois mil ciclistas, presentes nas demais romarias e nessa feita especialmente para eles. Os mais criativos nos enfeites de bicicletas foram premiados”, disse Kléber Vieira, diretor de procissões da Festa de Nazaré.
O 1º colocado ganhou uma bicicleta nova; o 2º recebeu um kit de segurança para ciclistas, contendo capacete, um par de luvas, um de cotoveleiras e um de joelheiras; e o 3º lugar ganhou um jogo de pneus novos. A premiação foi entregue ao final da Cicloromaria, quando uma comissão de diretores da Festa de Nazaré julgou as bicicletas melhor enfeitadas. A escolha das bicicletas melhor enfeitadas e a entrega dos prêmios foram feitas em frente ao Altar da Praça Santuário, após a benção com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A comissão de escolha dos premiados foi composta pelo Padre Sílvio Jaques, Pároco de Nazaré, e diretores de procissões da Festa de Nazaré.
Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma

Pobre contra pobre

Os trabalhadores assalariados da SEMMA foram assaltados e perderam o pouco que tinham. Foi na Terra Firme.

Atendendo um pedido da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer da Prefeitura de Belém, os funcionário da SEMMA foram a Terra Firme implantar um gramado em um campo de futebol do complexo esportivo que a Prefeitura quer colocar a disposição dos moradores jovens do Bairro.

Tudo ia bem até que hoje todos os pobres trabalhadores a Secretaria de Meio Ambiente foram assaltados pelos pobres assaltantes do Bairro, fruto da preocupação social da Prefeitura. Perderam celulares e as merrecas que possuíam.

Estou triste. Acho que é o caos. O Estado não consegue impedir esta guerra que envolve pessoas miseráveis e sem qualquer futuro. Temo que as autoridades da segurança pública tenha se acostumado ao caos e achem tudo isto normal.

VII Ciclo Romaria sábado

Todos os ciclistas do Pará estão convidados a “Pedalar por Maria”. Será neste sábado, dia 17 de outubro, com concentração às oito horas, em frente a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. De lá sairemos pelas ruas da cidade num pequeno trajeto pelas Igrejas dos bairros do Guamá, Cremação, Jurunas e Batista Campos.

Teremos ainda uma premiação para as quatro bicicletas mais decoradas. O primeiro lugar ganhará uma bicicleta novinha em folha.

Chapa inscrita hoje

A chapa “Juntos Pra avançar” será inscrita hoje pela manhã na sede da OAB-Pará. É um novo momento da advocacia paraense, momento de união e independência da nossa Ordem. União das duas forças principais da OAB – Pará representadas por brilhantes advogados como Jarbas Vasconcelos, Ophir Cavalcante Júnior, Alberto Campos, Evaldo Pinto, Ângela Sales…

A independência partidária e de governo é o ponto forte da chapa. A composição é plural o suficiente para garantir a todos os advogados paraense que a nossa OAB Pará atuará apenas na defesa dos advogados e da cidadania.

Estarei lá. Quero fazer parte deste momento histórico, pois tenho absoluta certeza que a obstinação e a competência do grupo de advogados que compõe e apóiam o movimento “Juntos Pra Avançar” marcarão um novo momento na advocacia paraense.

Argentinos vão a copa

Num jogo decisivo a Argentina, no finalzinho da partida, conseguiu vencer com apenas um gol e, assim, classificar-se para a copa do mundo de 2010 na África do Sul.

As imagens mostrando o sofrimento dos torcedores argentinos pode ter feito a alegria de muitos brasileiros, pois estamos com a seleção classificada a três rodadas a atrás. E ver um argentino por baixo é sempre um prazer.

E por falar em copa, não vamos esquecer que no ano de 2010 teremos copa e eleição e a eleição só começará depois da copa, embora LULA e a DILMA já estejam em plena campanha desde já.

É tudo falácia

A CNI ataca os assentamentos e o Governo com uma pesquisa do IBOPE que mostrou que são improdutivos e não fixaram o homem a terra. É que a maioria das pessoas assentadas não tem vocação para agricultura, não tem tecnologia e acaba não produzindo o suficiente e a um custo que lhe dê rentabilidade.

O Ministro Cassel defende que o Governo não dá dinheiro ao MST e que a agricultura familiar é mais produtiva que o agronegócio.

A CNI não falou da agricultura familiar, aquela feita por agricultores típicos, que com apoio de seus familiares produzem proporcionalmente mais que a grande propriedade.

O Governo não falou dos assentamentos, pois sabe que a pesquisa tem toda razão. Não falou também das ONGs do MST, pois sabe que o MST nunca recebeu dinheiro como MST, pois esta sigla não tem personalidade jurídica. 

Estamos diante de um jogo de palavras, é uma conversa de bêbado para o delgado. Ninguém mente, mas também não dizem a verdade. Deu para compreender?

Bancos dão o troco

Acabo de assistir uma reportagem no “Bom dia Brasil” informando que usar o caixa eletrônico ou a lotérica é mais barato que ir ao caixa e usar os serviços dos bancários. Ou seja, a greve dos bancários serviu para os bancos mostrarem que eles são caros, pois as taxas são bastante altas.

A reportagem ainda mostra que as taxas bancárias nos caixas dos bancos oficiais é muito mais caras.  Veja a comparação dos valores acessando a página do Bom Dia Pará

Juntos Pra Avançar

Recebi o convite para reta final da campanha da chapa “Juntos Pra Avançar” e repasso a todos. Estarei lá e você?

“Estamos praticamente entrando na reta final da campanha e para que o êxito demonstrado nas pesquisas se confirme no dia 16 de novembro precisamos do empenho de todos que irão participar da OAB no triênio 2010/2012, seja no Conselho, seja no Tribunal de Ética, seja na Escola Superior de Advocacia, seja na Caixa de Assistência ou nas inúmeras Comissões que integram a nossa instituição, por isso, convocamos todos vocês a participar da panfletagem de Convocação para Inscrição da Chapa "Juntos Pra Avançar", no dia 15/10/2009 às 09:00 hs na Justiça do Trabalho e às 10:00 hs na Justiça Comum, e no dia 16/10/2009 às 09:00 hs, do Ato Público em frente da OAB/PA durante o qual iremos protocolar o requerimento de inscrição da chapa, e em seguida sairemos em carreata que passará pela Justiça Comum e Justiça do Trabalho, com término na Av. Doca de Souza Franco com a Rua 28 de Setembro.
Sua participação é imprescindível para elegermos os integrantes da chapa “JUNTOS PRA AVANÇAR”, bem como o Dr. Jarbas Vasconcelos Presidente da OAB/PA!!!!!
Todos “JUNTOS PRA AVANÇAR” a caminho da Vitória!
Comitê da Chapa
Juntos Pra Avançar
Alberto Campos
Candidato a Secretário Geral
na Chapa “Juntos Pra Avançar”

Repasses do Governo Federal despencam

Os repasses constitucionais do Governo Federal para o Estado caíram em R$ 143.921.318,33 nos últimos nove meses, se comparado aos repasses dos mesmos meses de 2008. Veja a tabela abaixo que somam os repasses de todos os fundos, incluindo o Fundo Exportação.

m Estado com o Pará não pode prescindir de tanto dinheiro, com esse diferença daria para construir muitas escolas, postos de saúde, estradas.  É disso que devemos falar com os candidatos a presidência da República.

Mês Valor 2008 Valor 2009
Janeiro R$ 260.373.855,44 R$ 276.113.106,31
Fevereiro R$ 304.573.180,11 R$ 276.037.588,54
Março R$ 249.068.329,09 R$ 228.150.673,30
Abril R$ 292.492.848,53 R$ 265.873.385,74
Maio R$ 299.447.958,80 R$ 342.675.768,69
Junho R$ 268.138.091,37 R$ 449.038.030,40
Julho R$ 259.077.548,75 R$ 207.842.571,89
Agosto R$ 295.321.303,31 R$ 245.791.915,57
Setembro R$ 265.113.263,25 R$ 222.419.099,88
FEX R$ 164.257.080,00
Total R$ 2.657.863.458,65 R$ 2.513.942.140,32
Diferença R$ 143.921.318,33
Fonte: Tesouro Nacional.

Juntos para avançar

A chapa Juntos para avançar, encabeçada por Jarbas Vasconcelos, tem blog, twitter e site na internet, tudo de boa qualidade e com muitas informações. Quer conhecer? Não se avexe, basta acessar o link: Jarbas OAB.

Não perca mais tempo. Acesse e conheça as propostas da chapa, assista um vídeo com o presidente nacional da Ordem Cesar Brito, leia a versão eletrônica do Jornal de Campanha e, sem precisar imprimir, estará contribuindo com meio ambiente, pois será uma árvore a menos. O que está esperando?

Ciclo romaria dia 17

Vamos pedalar com fé em homenagem a Virgem de Nazaré. Será dia 17/10 com saída às 08Hs. da Basílica Santuário, ali no CAN.

Venha, traga sua bicicleta, convença o vizinho, os amigos. Quanto mais bicicletas tiverem melhor para nossa demonstração de fé.

Puty na Rauland

Estou ouvindo uma mudança no comportamento da Rádio Rauland. Estive no primeiro semestre na Rádio para falar da Hora do Planeta. Quando comecei a falar no programa Jeferson Lima o operador cortou o microfone e passou a tocar música. O locutor constrangido, explicou-me que havia uma proibição de falar ou entrevistar pessoas que falem de política. Na seqüência, houve troca de telefones e, finalmente, o locutor foi autorizado a prosseguir na entrevista.

Hoje estou ouvindo o mesmo locutor entrevistando o chefe da casa civil Puty falando de política livremente. Parabéns ao Jeferson Lima que conseguiu mudar seu pensamento sobre o Governo Ana Júlia e da Rádio que voltou a ser livre.

O Pará é um bom partido

O Pará deve estar em primeiro lugar. É isto mesmo. Já passaram por aqui três dos principais candidatos a presidência da República. Primeiro foi a senadora Marina Silva do Partido Verde, depois foi a vez de Ciro Gomes do PSB e neste final de semana, por ocasião das festividades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, recebemos a ministra Dilma Roussef. Falta o candidato tucano. Nem um ainda disse o que quero ouvir sobre o futuro do Pará.

A senadora Marina foi genérica falando sobre o desenvolvimento sustentável e o valor da floresta amazônica para o alavancar toda a região.

Ciro Gomes falou sobre a importância do Pará no crescimento do País.

A ministra Dilma, segundo O Liberal, disse que “O Brasil só vai crescer se o Pará se desenvolver.”

Eu quero saber, concretamente, como se dará esse desenvolvimento se o Pará continuar fazendo o que a Ministra disse mais adiante? Montar uma siderúrgica para fornecer semi-elaborados  as empresas que montaram balsas e plataformas para o pré-sal; explorar seu potencial hidrelétrico para fornecer energia para o sistema nacional; e a produção de biodiesel de óleo de palma.

Todos sabemos que o Pará nunca vai sair do atual estágio de fornecedor de matéria prima, seja boi, minério, madeira ou energia elétrica, sem que haja recursos para investir em infra-estrutura e, com isso,  apostar na verticalização dos seus produtos ou consolidar uma nova matriz de desenvolvimento local sustentável.

A pergunta é: a senadora Marina, o deputado Ciro e a ministra Dilma estão dispostos a enfrentar o debate principal de fazer um novo pacto federativo, onde os estados da Amazônia possam receber mais recursos pelo seu potencial exportador? Estão dispostos a permitir que os estados amazônicos, fornecedores de matéria prima, possam desenvolver e verticalizar sua própria produção, criando logística de acesso a outros mercados?

Vou cobrar da senadora Marina. Agora em novembro faremos o primeiro encontro do PV amazônico para elaborar  proposta de governo para Marina, desafio os outros partidos a fazerem o mesmo com seus candidatos. Não é xenofobia, não. Mas aposto no Pará em primeiro lugar.

Mensagem do Partido Verde para o Círio

Ciclistas estão com tudo

Os ciclistas de Belém estão com tudo e não estão prosa. Hoje tivemos dois passeios ciclísticos. Um na Praça Batista Campos patrocinado pela Bike Companhia  e outro na Júlio Cesar. Nossa prova de fogo será a Ciclo Romaria, dia 17/10, a partir das 08 horas na Basílica Santuário.

Fotos do Círio Fluvial

Michael Jakson 188
Michael Jakson 181
Michael Jakson 170

Círio e política não combinam

Realmente esta é uma combinação que nunca deu certo. As pessoas que acompanham o Círio estão ali para pagar promessas e ficar contritos, nesta condição aceitam quase tudo, menos propaganda de políticos. Isto não!
Neste ano, mais uma vez se comprovou esta máxima. Em determinado momento da procissão, o Padre que fazia a locução oficial anunciou que o mistério seria rezado em homenagem a um coletivo de pessoas com cargo político. Foi uma vaia só. Eu que estava lá como romeiro, fiquei na minha, embora acompanhe a procissão por promessa podia ser confundido e sobrar pra mim, melhor ficar calado. Eu, hein! ou como dizem os bragantinos, coá!!!

Círio é tudo

Todas as manifestações a favor do Círio será por mim publicada aqui no Blog. A primeira que publico é a do amigo Claiton Palmeira. Se você estiver uma mande que publico.

“Zé  ha muito tempo que não escuto a frase, vou correndo pra casa que a  maniva está no fogo.
No meu tempo que não é muito longe, fazer a maniçoba para o Cirio de Nazaré, era fazer também uma fogeueira no quintal, lá mesmo onde circulavam os patos e as galinhas, quebrar alguns  pedaços de lenha ,abrir totalmente uma lata de manteiga de 20 quilos ( aviação, regata,cabeça de touro ou real), bater bem as beiras para não se cortar, e ai sim colocar a maniva com todos os temperos no fogo.
Não podia faltar  o bucho,a carne salgada (carne seca) pé de porco,toucinho defumado,paio, e uma moça pra ficar vigiando a lata.
Êta maniçoba boa”

A polícia agiu

Pelas notícias que estão nas páginas polícias dos principais jornais da capital  (um dia ainda mudo esta expressão “principais jornais”) a Polícia Civil resolveu fazer o obvio e combater quem financia o crime, são pessoas que movimento milhões com a venda de drogas.

Nestes dias que se aproxima a festa dos paraenses, muitos traficantes já foram foram tirados de circulação. São bandidos perigosos que vendem drogas e estimulam assaltos, inclusive alugando as armas para esta prática criminosa. Na verdade estão impondo a jovens desesperados uma forma cruel de pagar o custo dos seus próprios vícios. Isto é terrível.

Mas vamos torcer para que o trabalho da polícia continue e, neste dias pelo menos, não tenhamos o dissabor de ver pessoas de fora sendo assaltadas em nossa Cidade.

Jantar com Ministro

O Ministro da Justiça Tarso Genro janta dia 19/10 na casa do dr. Jarbas Vasconcelos. Jarbas e Tarso são amigos ha muito tempo e o Ministro nutre a maior admiração e respeito profissional por Jarbas. Mas não só pela amizade, a vinda do Ministro a Belém e sua demonstração explicita de apoio ao candidato Jarbas à presidência da OAB-Pará é o que interessa neste momento para fortalecer a lutar em defesa de nossas prerrogativas.

Intolerância religiosa

Estamos assistindo em Belém, neste dias que se aproxima o Círio, algumas cenas de intolerância religiosa provocadas por um setor minoritário dos neo-pentecostais. Ontem embaixo do totem com a imagem da Virgem de Nazaré, que está dando boas vindas aos romeiros que chegam a Belém pelo aeroporto, um grupo de pessoas, lideradas por um pastor, fizeram uma cerimônia contra Nossa Senhora. Jogavam sal e diziam palavras grosseiras de ataque a devoção mariana.

Os católicos, que são a maioria, não precisam reagir, basta apenas rezar para Nossa Santa e pedir que ela os abençoe e interceda junto ao seu Filho amado, como fez nas bodas de Canaã, para que cessem com essa bobagem e dediquem suas orações em prol dos seus próprios problemas, que já os devem ter em excesso.

A Igreja do Pará tem líder

O monsenhor Possidônio é o Líder da Igreja Católica no Pará e dirigirá o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, como vem dirigindo todas as cerimônias oficias preparatórias da grande festa do povo paraense.

Até agora não tivemos qualquer dificuldade com a condução da Igreja de Belém e, no entanto, a imprensa cobra a indicação de um arcebispo, houve até notas contra o Núncio Apostólico, para que esta pressa? O pior é que os verdadeiros católicos estão com toda a paciência de esperar a indicação de Roma.

Será que esta gente está com tanto pecado assim que precisa até de um arcebispo para confessar? Eu hein!!!

Belém está ocupada

A invasão começou ai pela segunda feira. Vêem de todos os lugares, principalmente das cabanas das periferias de Belém ou do interior do Pará. São negros com manchas brancas, de tamanho avantajados. Outros mais escuros, esverdeados. Tem os de cor amarelo forte. Aqui em Belém se distribuem em pontos estratégicos, plenamente conhecidos de todos.  Dali seguem para as casas, invadem todas, principalmente as das famílias ricas, seu alvo predileto. Mas até as casas humildes não são poupadas do seu ataque. Pela manhã, ouve-se as salvas de tiros explodindo em diferentes pontos da Cidade.

A primeira coluna é formada pelas folhas, o jambu e a maniva. A maniva crua ou pré-cozida espalha seu cheiro por todos os lugares. Logo atrás vem o pato, seguido de perto pelo tucupi. As procissões que saem de todos os pontos da Cidade são recebidas com salvas de fogos. As ruas estão ficando pequenas para tanto carro. Os portos e aeroportos apinhados de pessoas de todas as partes do mundo.

O povo cabano volta as ruas. Os tapuios e os negros. Os vinagres e os angelins. É o círio, uma bela demonstração de fé, mistura de cultura, religiosidade, culinária, amizade, confraternização no trabalho, reunião de família.

Abençoa-nos, Mãe Querida, Senhora de Nazaré!!!

Criatividade política

A criatividade de políticos é surpreendente. O ex-governador de Roraima Otomar de Sousa Pinto construiu um ginásio poliesportivo e, em sua própria homenagem, denominou de Totozão.

A atitude representou um frontal desrespeito a legislação, que proibi este tipo de homenagem. Um deputado de oposição resolveu acionar o Ministério Público que ofereceu denuncia contra o Governador.

Acossado pela Ação Judicial, o Governador resolveu manter o nome, mas usou do seguinte artifício, mandou fazer uma placa, que alias está até hoje no Ginásio, com a seguinte inscrição: “Ginásio Vicente Feola - Totozão”.

A imprensa querendo desmascara-lo, em uma entrevista, tascou a perguntou: - Governador como o senhor explica o apelido de Totazão para o técnico Feola?

Otomar não contou conversar, respondeu a pergunta em forma de narração de uma partida de futebol, onde o Garrincha pega a bola, dribla um, dribla dois, dribla três, faz o um belo gol e grita para o técnico Feola: – este é seu Totozão!!! - Minha filha, Totozão era o apelido com o qual Garrincha chamava o Vicente. Todo mundo riu, até o deputado de oposição.

Hoje, após a morte do Governador, a Assembléia Legislativa de Roraima quer corrigir o nome do Ginásio e denomina-lo de forma correta: Ginásio Otomar Pinto – Totozão e fazer a homenagem ao maior líder roraimense.

Roraima é indígena

Passei três dias em Roraima aprendendo sobre a Amazônia. O Estado é formado por um grande número de imigrantes cercados de índios por todos os lados. Na cidade de Boa Vista, quente por demais, tem um cruzamento de estradas que levam a Manaus, Venezuela e Guiana Inglesa, hoje independente.

Os indígenas estão organizados por etnia e reservas, todas demarcadas. A última que recebeu este tratamento foi a reserva indígena Raposa Serra do Sol, onde reside o povo Macuxi. Aprendi com o líder Júlio Macuxi que seu povo é todo treinado para agir e não reagir. Contou-me o líder que lá tem uma pimenta muito forte chamada canaimé, que também significa espírito do mal, essa pimenta é usada em comida e também para treinar a capacidade de suportar adversidade. O jovem macuxi aspira a pimenta e deve suportar o seu efeito. Quando o índio já suporta a pimenta na narina ele estará pronto para na vida agir sem reagir.

Raposa Serra do Sol

De 13 a 17 de abril a reserva indígena Raposa Serra do Sol no estado de Roraima completará o primeiro ano da demarcação. Os índios Macuxi preparam uma grande festa. Recebi o convite para participar dos festejos do líder Júlio Macuxi ao lado do presidente estadual do PV Rudson Leite.

IMG00055

Venezuela

Atravessei a fronteira do Brasil pelo o estado de Roraima e fui até a Venezuela. Lá o litro do combustível custa R$ 0,07 centavos para os venezuelanos e R$ 1,00 para os brasileiros. O câmbio é assim, cada real vale 3 bolivarianos, mas varia muito, tem dia que está a 3,3 e outro a 2,7 depende do número de turistas brasileiros, não é um câmbio flutuante é pulante.IMG00052

Rei Arthur é PV

Na quinta feira, em cerimônia na sede do Partido Verde em Belém, recebemos os novos filiados que disputarão eleições pela legenda do Partido Verde. Dentre os novos membros do nossa legenda estão o presidente do SESI e coordenador do movimento amigos da UFPA José Olímpio; o agrônomo Paulo Soares; o pregador evangélico e ex-vereador Paulo Mardock; e o jogador e treinador Arthur Oliveira, o rei Arthur.

A filiação de rei Arthur foi definida após uma longa conversa comigo e do Jogador com a senadora Marina Silva. Arthur é natural de Rio Branco e amigo pessoal da Senadora Marina.  Com estas filiações, o Partido Verde completa um time de peso para disputar em chapa própria vagas na Assembléia Legislativa e na Câmara Federal.

artur92

Festa no PV do Amazonas e em todo Brasil

IMG00046

Com o plenário da Assembléia Legislativa completamente tomado de filiados, simpatizantes e convidados o Partido Verde no Amazonas recebe novos filiados. Dentre eles, destaco o poeta da floresta Tiago de Melo e o doutor Marcus Barros. Pena e Marina falaram recepcionando os novos membros do PV. Ouvimos também a saudação, em nome dos convidados, do senador do PSDB Artur Virgílio Neto,

IMG00043

Marcus Barros ouve as palavras carinhosa do presidente Pena e da senadora Marina Silva. Seja bem-vindo doutor Marcus e demais novos filiados.

Tranqüilidade, cabeça fria e feita

Enquanto muitos líderes partidários corriam atrás de novas filiações antes do prazo fatal, o deputado Jader Barbalho aparentava estar tranquilo, tanto é que aproveitou o dia para retocar o cabelo e as sobrancelhas num renomado salão de beleza da Cidade e, de quebra, ainda puxou um belo ronco na confortável cadeira do salão.

Coluna do Zé Simão está demais

A coluna do Zé Simão, publicada no Diário do Pará de sexta-feira estava imperdível. Para o deleite dos nossos amigos que visitam de quando em vez este espaço publico dois trechos, um sobre a participação de LULA à favor do Rio como sede da Olimpíadas de 2016 e a outra sobre o adiamento da prova do Enem.

“E o Enem que foi cancelado porque vazou?  E sabe como se chama o órgão responsável pelo Enem? INEP. Ops, INEPTO! Rarará. Esse Enem devia ser cancelado para sempre. E sabe o que os estudantes falaram para o Enem? VAZA!…”

E o Lula disse que quer uma olimpíada para os pobres. Já imaginou as modalidades? 1) Alongamento de carnê das Casas Bahias. 2) 10 mil metros de engarrafamento de ônibus lotado. 3) E para os vencedores, uma medalha de Santo Expedidto.                                       

PV recebe presidentes de Federação

Hoje o PV recebeu em sua sede para o debate de sustentabilidade o presidente da FIEPA José Conrado e da FAEPA Carlos Xavier.

DSC_0413

III Ciclo romaria

Fomos surpreendidos com a notícia que havia uma movimentação para acabar com a ciclo romaria e no seu lugar colocar mais uma procissão de carros, a de bugrry. Conversamos com o diretor de procissão Kleber e este confirmou a movimentação, mas garantiu que se os ciclistas apoiarem a ciclo romaria continuará. Por tanto, gente vamos prestigiar e realizar a maior das procissões de bicicletas. Este anos será no dia 17/10, com saída as 08:00 horas da Basílica Santuário. Veja a programação e o roteiro no mapa enviado pela Diretoria da Festa. Obrigado Kleber pelo apoio.

Cicloromaria

Ciclovias nas estradas

Recebi do migo Celso Botelho um e-mail com a notícia que o deputado José Megale também apóia ciclovias e apresentou projeto na Assembléia Legislativa.

“Projetos quer ciclovias nas rodovias estaduais
O deputado Megale apresentou hoje, 24, projeto de Lei que determina a inclusão de ciclovias e ciclofaixas na elaboração de projetos de construção, resconstrução e reforma de rodovias estaduais, nos perímetros que cruzam os centros urbanos das sedes dos municípios ou locais de aglomeração. O objetivo é atender a segurança do trânsito dos ciclistas e pedestres.
“Esse projeto, mais do que um incentivo a um meio de transporte acessível e econômico, ambiciona determinar um nível de segurança ao trânsito no estado, capaz de fazer com que o Poder Público cumpra com seu dever constitucional da segurança pública”, justifica o autor.”

Belém engoliu a floresta

Em uma descrição de Belém do inicio de 1800 feita pelo francês Jean-Jacques Berthier, em cartas enviadas junto com mercadorias exportadas para França, vê-se como Belém era cercada por enorme floresta. As cartas forem entregues ao historiador Décio Freitas que nelas se baseou para escrever o livro: “A Miserável Revolução das Classes Infames”.

Do livro, pode se ter idéia da arborização de Belém e da exuberante floresta que parecia engolir a Cidade, mas que acabou sendo engolida por ela:

“Orlam a rua copas frondosas de mangueiras, laranjeiras, limoeiros, amendoeiras, açaizeiros, palmeiras. Trepadeiras exuberantes sobem pelos troncos das árvores, pelos telhados, pelas paredes das casas.

Para cima, para baixo e para além da cidade, até onde alcança a vista, desdobra-se a infinita vastidão da prodigiosa e espectral floresta virgem. A cidade tem de sustentar uma luta incessante para não ser engolida por ela. Como em toda parte na Amazônia, floresta fascina e aterroriza.

A Rua dos Mercadores é o promenade da cidade.”

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB