Semma participa da VII Ciclo Romaria do Círio 2009

IMG00063             A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) participou da VII Ciclo Romaria do Círio 2009, ocorrida na manhã deste sábado (17). Os participantes se concentraram na Praça Justo Chermont e saíram da Basílica Santuário de Nazaré às 8h. O trajeto, de aproximadamente 10 quilômetros, incluiu igrejas dos bairros do Guamá, Cremação, Jurunas e Batista Campos. A Diretoria da Festa de Nazaré, promotora do evento, estimou um público de aproximadamente dois mil ciclistas.
            O secretário municipal Meio Ambiente, José Carlos Lima, destacou a importância de se usar bicicleta como alternativa de locomoção em meio às mudanças climáticas. “A SEMMA apóia essa mobilização por entender que a bicicleta é um importante meio de transporte de baixo carbono que não produz resíduos provenientes da queima de combustíveis fósseis. Estamos aliados com outros movimentos de ciclistas dentro da programação do Círio”, destacou José Carlos. Diretores e funcionários da SEMMA estiveram presentes e pedalaram junto com o secretário.
A procissão é a mais nova entre as 11 romarias e foi criada depois do pedido da Federação dos Ciclistas do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci, em 2003. A Ciclo Romaria também contou com a parceria da Associação Brasileira de Esportes de Aventura e Equipe de Aventura Ratos de Trilha (EART). “Estimamos a participação de dois mil ciclistas, presentes nas demais romarias e nessa feita especialmente para eles. Os mais criativos nos enfeites de bicicletas foram premiados”, disse Kléber Vieira, diretor de procissões da Festa de Nazaré.
O 1º colocado ganhou uma bicicleta nova; o 2º recebeu um kit de segurança para ciclistas, contendo capacete, um par de luvas, um de cotoveleiras e um de joelheiras; e o 3º lugar ganhou um jogo de pneus novos. A premiação foi entregue ao final da Cicloromaria, quando uma comissão de diretores da Festa de Nazaré julgou as bicicletas melhor enfeitadas. A escolha das bicicletas melhor enfeitadas e a entrega dos prêmios foram feitas em frente ao Altar da Praça Santuário, após a benção com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A comissão de escolha dos premiados foi composta pelo Padre Sílvio Jaques, Pároco de Nazaré, e diretores de procissões da Festa de Nazaré.
Texto: Ricardo Teixeira – Ascom Semma

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB