Câncer de mama em homens

O governador Requião, dando uma de mestre de cerimônia em um evento do Governo que tratava de ações de combate ao câncer de mama em mulheres, saiu-se com essa perola: o câncer de mama também dá em homem e deve ser consequência das passeatas gays.

Para que o Governador não diga mais um absurdo deste, e também para orientação de outras pessoas, copiei do site Portal de Ginecologia o trecho a seguir sobre o câncer de mama em homens:

“o câncer de mama em homens, é uma neoplasia maligna ainda pouco estudada, porém quando diagnosticada causa grande impacto sobre o paciente devido ao preconceito e falta de informação. O câncer de mama atinge 1 homem em cada 100 mulheres, porém a ocorrência desta neoplasia tende a aumentar devido a má qualidade de vida e dificuldade em diagnosticar o tumor na sua fase inicial, que pode ser confundido com outras doenças como a ginecomastia. O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres e de acordo com o estádio da neoplasia podem ser sugeridos a hormonioterapia aditiva, quimioterapia, radioterapia e em último caso a mastectomia, adrenalectomia, hipofisectomia ou castração. Observou-se nos últimos anos que não houve redução nas taxas de mortalidade por câncer de mama masculina no Brasil. A maior ocorrência desta neoplasia foi nos estados do sul do país, destacando-se o Rio Grande do Sul. Dentre os continentes, a Ásia supera os demais enquanto que a América do Sul e Central apresentam os menores índices. O segundo principal tipo de câncer que acomete a população brasileira é o de mama, o primeiro é o câncer de pele não melanoma. A prevenção e o diagnóstico correto e no início do tumor são os melhores aliados do paciente que possui esta neoplasia.
PALAVRAS CHAVE: mama masculina, câncer, ocorrência”

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB