João Índio diz porque apóia Jarbas

Leia Nota

UMA OAB/PA INDEPENDENTE? É ISSO QUE QUEREMOS? ENTÃO NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA, SENÃO VOTAR EM JARBAS VASCONCELOS, CHAPA “JUNTOS PARA AVANÇAR”, NO DIA 16 DE NOVEMBRO DE 2009.

Caríssimas e caríssimos colegas advogadas e advogados do Estado do Pará. Juro que pensei utilizar um título mais direto, mais objetivo. Mas, minha cultura de militante, desde o movimento estudantil secundarista me impede de assim fazê-lo.

Estou em casa, me recuperando de uma forte gripe, então pensei de que forma essa reclusão forçada poderia ajudar em nossa vitoriosa campanha, que levará o advogado Jarbas Vasconcelos, meu amigo pessoal, à Presidência da OAB/PA. Sem muito esforço, veio a idéia de escrever este texto, com a “ajuda” de meu filho João Pedro, verdadeiro grude, me vendo em casa exige atenção a ele.

Falando sobre o tema propriamente dito: eleição da OAB/PA, penso que as eleições que se avizinham serão uma excelente oportunidade de sepultarmos o atraso, representado pela candidatura do advogado Sérgio Couto, que após colecionar insucessos em suas tentativas de se tornar Desembargador Estadual; e exigir ser Desembargador Federal ou Conselheiro de Tribunal de Contas se volta à entidade das advogadas e dos advogados paraenses, por vaidade, por capricho pessoal, como se a OAB/PA fosse o quintal de sua casa, ou melhor, o salão de recepção de seu prédio, realizando uma campanha de baixíssimo nível, com ofensas pessoais e, enfim, com toda sorte de vícios e mazelas afeitos a uma candidatura conservadora. Há de ser ressaltado que o desequilíbrio e a intolerância têm sido marca registrada de sua campanha, o que não poderia ser diferente, ante o seu perfil, de longa data conhecido.

Desde muito cedo aprendi que todo militante, todo homem público deve defender uma tese, um programa. Quando nos candidatávamos a um Grêmio Estudantil, lá no início, produzíamos em stencil, artesanalmente, um panfleto, um manifesto, o qual expressava o que pretendíamos realizar na condução da entidade. A eleição da OAB/PA, penso, seria um momento apropriadíssimo para isso. Pela sua relevância, pelo seu papel institucional, enfim, pela importância histórica da entidade. Lamentavelmente, não estamos vendo isso do lado de lá, mas como já disse alhures, não poderia ser diferente. É uma questão de DNA. E, para isso, não tem remédio.

Do nosso lado, não é de hoje a nossa preocupação com a OAB, seja em âmbito nacional, seja no âmbito estadual. Ter a OAB representativa. Trilhando sempre o rumo certo, nunca deixará de ser nossa aspiração. Afinal, na condição de advogados, esse deve ser nosso princípio. Para tanto, colhemos centenas de colaborações da categoria, para, enfim, consolidarmos um Programa para a gestão da OAB/PA para o próximo triênio. Esse material está disponível em nosso sítio, bem assim em nosso comitê.

Quero, entretanto, ressaltar, que nunca fizemos das entidades que dirigimos meios de reprodução de cores partidárias, tampouco defendemos interesses escusos e que não interessassem a nossa categoria. Nossas condutas são assim. E será desse jeito que a OAB/PA será administrada. Contrariamente, a OAB do lado adverso se confunde com os interesses particulares de seus escritórios. O que há de “INDEPENDÊNCIA” nisso. Nada!

Estamos, nessa eleição, numa composição com o setor majoritário da atual situação da OAB/PA. E isso deve ser louvado. Maturidade e amadurecimento fazem parte da nossa vida. Por conta dessa aliança, gestada no seio da categoria, entre as lideranças da situação e da oposição, teremos a oportunidade de levar o advogado OPHIR JUNIOR à presidência nacional da OAB.

O momento atual, caríssimas e caríssimos, e de reta final. Não há mais tempo para titubeios. Não há mais espaço para não nos engajarmos. Não é hora de omissões. Urge a necessidade de, individualmente ou coletivamente, procurarmos os integrantes de nossa categoria, com os quais tenhamos ligações de amizade, relações profissionais e/ou pessoais para que venham construir essa vitória, que deve ser esmagadora.

Visite nosso Comitê, se você ainda não fez isso, e veja que essa história é você quem está construindo, dedique uma parte de seu horário para acompanhar a agenda de visitas a escritórios, pegue o programa e distribua. Enfeite o seu carro com as cores da campanha. Se você não está em dia com a OAB, vá até a Tesouraria da entidade e negocie. NÃO SE OMITA. No próximo dia 16 de novembro, para Presidente da OAB/PA, é JARBAS VASCONCELOS.

Um grande abraço a todos e até a vitória.

JOÃO ÍNDIO

 

Posts Comments

©2006-2010 ·TNB